O Storyist é um app para iPad para escritores profissionais, roteiristas, novelistas, e todos os tipos de contadores de estórias.
Desde os anos dourados de Hollywood, quando escritores costumavam escrever em máquinas de escrever barulhentas e pesadas, os roteiros eram fornecidos aos estúdios de cinema em fontes como Courier 12pt font – e isso era tudo o que uma máquina de escrever naquele tempo poderia produzir.

Não que isso seja ruim ou inaceitável, mas hoje, com todas as maravilhas da tipografia disponíveis nas pontas de nossos dedos, um roteiro que não esteja formatado de forma precisa para parecer como um manuscrito datilografado nos anos 1920s provavelmente iria parar no lixo de algum produtor executivo, ao contrário de outro que fosse impecavelmente digitado, com tanto cuidado que até o conteúdo na estória, por mais ridículo que fosse, poderia até não ser questionado.
O ponto é que a importância da formatação do texto na indústria de filme, TV, e até da literature, as vezes, é bastante alta. A importância aos detalhes é extremamente importante, e é uma exigência muito grande no mercado.

Apresento-lhes então, o Storyist, um app para escrever roteiros de cinema e TV nos iPads. Pegando o gancho deixado pelo Final Draft e o Scrivener que infelizmente não levaram o iPad tão à sério, o Storyist trabalha com as diretrizes padrão da indústria para permitir que você conte uma estória às massas e que seja lida pelos poucos que poderão fazer com que isso aconteça.

Escrever com o app Storyist é uma delícia. Um outro app para iPad de escrever muito bom, é o IA writer, que estende o teclado do iPad, fornecendo uma fileira de ferramentas de simples navegar no topo da tela, para que você possa tocar entre as palavras e adicionar parênteses, com facilidade. O Storyist vai além deste criando ícones com elementos de roteiro disponíveis no nível de cima desta barra.
Os elementos de roteiro, são pedaços variados que fazem um roteiro propriamente dito – como direções de cena, personagens, diálogo, títulos de cenas, etc. Poder pular de um elemnto desses a outro faz com que a formatação seja uma coisa fácil, tornando muito mais claro onde é que você está na estória. Um bom software de escrever permite que você conte a estória sem ter que se preocupar sobre formatação, para somente ser criativo, e o Storyist permite isso.

O Storyist também possui um ótimo suporte para cartões de index, muito úteis para quando você estiver trabalhando em várias partes da estória ao mesmo tempo e precisa visualizar as várias cenas que você já tem e trabalhar na melhor ordem e jogar com a estrutura delas. Você também pode jogar comentários no roteiro enquanto vocêcontinua a escrevê-lo.

Você pode abrir arquivos em .rtf, .txt e .fdx para trabalhar com roteiros de fontes variadas. O app ainda sincorniza com o Dropbox, iTunes e email. Se você tem uma estória para contar, o Storyist para iPad é um app maravilhoso para te ajudar a contá-la.

Download: http://itunes.apple.com/us/app/storyist/id438008294?mt=8