Não tem nada pior que ter uma receita para fazer e se dar conta de que todos os ingredientes estão em um sistema de medida diferente do usado no seu país. A internet pode até te ajudar a converter estas medidas e traduzir a receita para você, mas irá consumir mais tempo do que você precisa, além de que nem sempre a conexão está disponível.

Felizmente há aplicativos feitos para tudo, e este é um trabalho para o Kitchen Calculator Pro, um app que pode salvar o seu dia, e a sua receita. O Kitchen Calculator Pro permite que você rapidamente converta medidas e meça receitas. Portanto, não importa onde você esteja, que sempre poderá converter as quantidades dos ingredients à uma unidade de medida que funcione para você.

O Kitchen Calculator Pro é um app simples, porém incrivelmente útil para quem está sempre procurando por novas e diferentes receitas, seja pela internet, de um livro de cozinhas internacionais, ou até mesmo uma receita que alguém lhe deu durante sua última viagem de férias para fora do país. Contudo, nem sempre estas receitas estão no tamanho ou sistema de medida que você está acostumada a usar, por isso o app poderá te ajudar nesta hora, e sem precisar usar a internet.

Um vez feito o download da Apple Store, o Kitchen Calculator Pro está pronto para ser usado, sem precisar configurar ou registrar. Quando você abre o app, uma tela verde, branca e laranja é apresentada com as principais opções em 4 botões em direção ao topo da tela – um copo de medida, escalas, um termômetro de cozinha e uma régua, mais 4 outros botões menores ao redor, na outra metade do topo da tela.

O copo de medida apresenta as unidades de volume, como por exemplo, galão, onça (líquida), mililitros, etc, para que você possa converter de uma medida para uma quantidade de volume, ou vice-verça. As escalas representam as unidades de peso como gramas, libras, quilogramas, para converter medidas “de” ou “para” uma quantidade de peso.
O Termômetro de cozinha fornece uma tabela que mostra as diferentes temperaturas de cozimento dos alimentos, como em Fahrenheit, Celsius e formatos de marcas de Gás. Você pode calcular direto na tela (pressionando “F” ou “C”) para converter temperaturas entre Fahrenheit/Celsius. A régua apresenta as unidades de distância, onde você não terá mais que memorizar a relação entre jardas, pés e metros.

O ícone “Checkmark” (√), no topo do canto esquerdo, permite que você estabeleça as unidades para medidas padrão dos US ou UK (Estados Unidos ou Inglaterra, sistema europeu) que aplica as unidades de medida como colher de chá, colher de sopa, ¼, onças, galões, etc. O ícone de interrogação (?), no topo do canto direito, apresenta a tela de ajuda. O ícone de +/- calcula as frações. O botão na forma de papel e lápis são para adicionar e editar ingredientes.

Converter um ingrediente de uma unidade de medida para outra é incrivelmente simples, depois que você faz algumas vezes:
Toque no ícone da escala ou copo de medida, dependendo se você está convertendo de peso ou volume.
Selecione a unidade à ser convertida para. Você terá que trocar de tela se você está convertendo entre peso/medidas líquidas.
Quando uma lista de ingredientes aparecer, selecione o ingrediente que você quer converter, se você estiver convertendo de líquido para líquido, ou pedo para peso, a lista não aparecerá. Se o ingrediente não estiver na lista, você pode adicioná-lo pressionando o botão “+”.
Coloque a quantidade que você quer converter. O conversor aparecerá automaticamente no topo da tela.

Para medir uma receita, da página principal, você pressiona o ícone +/- localizado no topo do lado direito da tela, que o levará para a tela do calculador para que você coloque a quantidade que você quer medir (e.g. 500 para 500g). Pressione o ícone de escala do lado direito da tela. Quando pressionado, uma nova tela pela metade aparece com 2 painéis, no painél da esquerda, você coloca quantas porções a receita original serve, e o painél da direita você estabelece quantas porções que você quer que a receita seja medida para.

Por exemplo, vamos usar a medida de 500 acima. Se você quiser saber quanto de frango você precisa para converter uma receita que originalmente serve 7 pessoas para servir somente 2 pessoas, você pressiona o ícone +/-, digita 500 e pressiona o ícone da escala. No painél da esquerda coloque 7 porções, e no painél da direita coloque 2 porções, e clica em “ok”. O Kitchen Calculator Pro calacula tudo rapidamente e mostra que você precisa de extamente 143 gramas de frango para o seu jantar à dois.

Mas antes que você saia medindo todas as suas receitas, você precisa saber que:
Ao pressionar sempre “C” (ao invés de “feito”) o calculador sempre se lembrará das configurações de porções feitas por você anteriormente,
Pressionando “feito” re-estabelece as configurações de porções,
Você pode medir receitas também usando a função de converter.

O Kitchen Calculator Pro recomenda que você adicione ingredientes usados diariamente, que não estão na lista de ingredientes do app. A maneira mais fácil, é clicando no ícone de formato de pedaço de papel com um lápis em cima. Daqui, você pode colocar o volume e o peso para uma típica porção de ingrediente. Exemplo: 1 xícara de farinha = 125g. Uma vez que você coloca a informação de volume e peso, o app pergunta pelo nome do ingrediente.
O Kitchen Calculator Pro custa $3.99, e possui uma versão “light”, chamada de Kitchen Calculator, por $2.99, na qual você perde algumas opções, incluindo a habilidade de medir as receitas.

Entre um simples design, ótimos menu de ajuda e pura utilidade, o Kitchen Calculator Pro é um excelente app. Bastante útil para aqueles que adoram cozinhar e experimentar diferentes receitas.

Download: http://itunes.apple.com/us/app/kitchen-calculator-pro/id316131048?mt=8