Como definir e escolher o melhor plano de celular

Com tantas opções de planos e serviços de telefonia celular, às vezes fica difícil tomar uma decisão. Pesquisando um pouco, pode-se encontrar o plano adequando para as suas necessidades.

Primeiro, é preciso determinar que tipo de plano é necessário. Se você for solteiro, um plano de celular para uma só pessoa é o ideal. Se duas, três ou mais pessoas de uma família precisam de telefones, um plano familiar é a opção mais lógica.

Também é preciso determinar que tipo de serviços você precisa. Você faz muitas chamadas interurbanas? Nesse caso, chamadas interurbanas ilimitadas são uma boa opção.

Mensagens de texto e acesso à internet são duas opções que podem se tornar caras se não são avaliadas cuidadosamente. Muitas companhias cobram pelo acesso à internet dependendo do volume de dados. Outras cobram pelo tempo de acesso à internet. As mensagens de texto podem ser cobradas uma a uma, ou através de uma taxa mensal fixa. Entretanto, ao escolher o plano de celular é preciso pensar sobre quais recursos são realmente necessários.

Planos de celular familiares dispararam em popularidade à medida que os celulares se tornaram cada vez mais utilizados. Em geral, esses planos funcionam com vários membros da família usando um mesmo número de minutos por uma taxa fixa, com um valor extra sendo cobrado todos os meses por outras linhas além da principal.

Por exemplo, uma companhia pode oferecer um plano de celular com 450 minutos por mês e cobrar um pouco menos por cada linha adicional. Entretanto, esses planos também oferecem chamadas grátis de celular a celular, o que significa que os membros da família podem chamar um ao outro sem ter que utilizar seus minutos.

Outro ponto a considerar quando estiver escolhendo um plano de celular é em que parte do dia e em que dias da semana a maioria das chamadas é feita. Se as pessoas que compartilham o plano só usam o telefone para chamadas curtas durante o dia e a maioria das chamadas mais longas são feitas durante a noite, faz sentido escolher um plano com mais minutos em noites e fins de semana. Esses minutos são geralmente categorizados de maneira diferente pela operadora.

Também é importante considerar que tipo de telefone você precisa e que operadoras oferecem esse tipo de celulares. Algumas companhias às vezes oferecem telefones grátis com recursos como câmera de fotos, e se o celular é oferecido sem custo inicial pode ser uma boa ideia tirar vantagem desse tipo de ofertas.

A maioria das pessoas usam seus celulares principalmente para chamadas de voz, ou talvez para jogos. Você não deve sentir-se pressionado a comprar um telefone com preço mais alto, com recursos que nunca vão ser usados. Se você realmente precisa desses recursos, compre-o, mas o típico consumidor em geral não precisa dos recursos mais caros.

Comparar antes de comprar também é muito importante. Deve-se pesquisar várias companhias e comparar custos e recursos de planos similares. Alguns web sites permitem comparar planos de celular, com tabelas que comparam recursos e preços, o que pode ser muito útil.

O principal objetivo, quando se está escolhendo um plano de celular, é encontrar os recursos necessários e desejados pelo melhor preço. Manter este objetivo em mente vai ajudar você a encontrar um plano que seja compatível com seu orçamento e suas necessidades.

RESPONDER