Equipes de desenvolvimento do iPhone utilizam servidores externos com tecnologia de nuvem para armazenar músicas, fotos, documentos e outros arquivos, fazendo o push (transmissão do servidor ao cliente com base em parâmetros de assinatura desse último) por wireless desses elementos a todos os dispositivos da Apple.

Os desenvolvedores chamam essa plataforma de iCloud e esta app foi feita para acomodar tanto apps de terceiros quanto apps que fazem parte do sistema operacional. Email, contatos, música, calendários, toques, tela de início, e vários outros elementos podem ser armazenados no iCloud.

Tecnologias de nuvem proporcionam serviços “multi-inquilino”. A nuvem representa (em termos de tecnologia) um servidor remoto que armazena dados e oferece a possibilidade de fazer o push dos dados a qualquer outro smartphone, computador ou tablet. Os dados, em sentido figurado, “vivem na nuvem”, e o iCloud oferece aos usuários do iPhone, iPad e iTouch a possibilidade de acessar com facilidade os dados armazenados.

Desenvolvedores da Apple e de outras empresas sabem há muito tempo que o iPhone e o iPad não dispõem de memória suficiente para armazenar toda a música, dados, comunicações e contatos diretamente no dispositivo. Portanto, um mecanismo de armazenagem de dados teve que ser desenvolvido. Rapidez, conveniência e usabilidade eram os requerimentos solicitados pelos consumidores.

A tecnologia de armazenagem na nuvem – iCloud no caso da Apple – surgiu como resultado dessa demanda. A tecnologia de nuvem permite às equipes externas de desenvolvimento do iPhone acessar dados em qualquer lugar através de qualquer computador ou dispositivo portátil. Em se tratando do iCloud, Macs, iPads e iPhones estão incluídos.

O serviço do iCloud da Apple está disponível para todos os usuários do iPhone, iPad e Mac e incorpora todas as apps ao serviço, que congrega o serviço de armazenagem do Mobile Me com o serviço de iTunes na nuvem. O espaço de armazenagem para iPhone e iPad existe no servidor remoto do iCloud eliminando a necessidade de armazenar dados diretamente no dispositivo.

Aplicativos para o iPhone que residem no iCloud oferecem aos usuários a plataforma ideal de armazenagem e o slogan “alcance e agarre seus dados” significa literalmente isso – utiilize qualquer dispositivo com iCloud para acessar seus dados armazenados.

Já não é preciso que os desenvolvedores para iPhone se conectem ao computador para sincronizar os dados, basta usar a tecnologia iCloud e WiFi. Este recurso é muito útil, especialmente, para as equipes de desenvolvimento para iPhone, já que podem facilmente acessar grandes blocos de dados através do iCloud.

O desenvolvimento para iCloud oferece a combinação perfeita de recursos para criar uma experiência sem paralelos. O iCloud, juntamente com o sistema operacional iOS 5, têm a capacidade de achar iPhones e iPads perdidos, sincronizar contatos e dados, acessar uma coleção completa de músicas e fazer o download de todas as novas compras por meio de 3G ou WiFi. O desenvolvimento para iCloud é um sonho. Não é mais necessário sincronizar com um computador ou executar comandos no iPhone ou no iPad para carregar fotos, música, buscar dados ou outras atividades.

A tecnologia iCloud não funciona somente com o último lançamento da Apple, mas também com todos os dispositivos da Apple existentes que rodem iOS 5. Armazenagem grátis de 5GB grátis é oferecida com a app iCloud e a Apple oferece a opção de comprar mais espaço se desejado.

iCloud e a tecnologia de nuvem são mais um passo para transformar o modo como a mídia móvel é armazenada, utilizada e acessada. Interagir com dados sem barreiras, armazenar e compartilhar conteúdo com outros dispositivos sem precisar puxar nenhum botão permite aos desenvolvedores do iPhone e iPad desenvolver dispositivos mais finos, rápidos e mais convenientes.