Hoje em dia o que mais vemos são jovens com um celular na mão mandando mensagens de texto, surfando na web, atualizando suas páginas do Facebook, jogando games, baixando apps, brincando com toques, tirando fotos, gravando vídeo, etc.

O celular é uma poderosa ferramenta de comunicação, onde você pode criar textos, imagens e vídeos que podem ser distribuídos em web sites instantaneamente. Se você acha que a capacidade tecnológica de um jovem é maior que sua habilidade para utilizá-la de maneira sábia, preste atenção nessa diferença. Nós ainda somos os pais. Nosso trabalha é dizer “não, ainda não”.

Os pais devem ensinar o jovem a utilizar o celular de maneira responsável
Os celulares dão acesso aos jovens a um mundo que é portátil e privado. Diferentemente de quando falam em uma linha fixa em casa, com um celular não há ninguém para monitorar o que estão dizendo ou enviando, ou com quem estão conversando.

Infelizmente, esse acesso significa que os jovens podem usar essas poderosas ferramentas de comunicação de maneira irresponsável. Eles podem enviar mensagens de texto quando deveriam estar prestando atenção no que está acontecendo ao seu redor. Podem fazer sexting, enviando ou recebendo mensagens com imagens inapropriadas.

Mensagens de texto, vídeos ou fotos inapropriadas capturadas em celulares podem ser enviadas instantaneamente e com muita facilidade a websites. Esta forma de cyberbullying, ou maltrato entre colegas, pode acontecer de maneira rápida e anônima. Seus filhos podem enviar mensagens de texto tarde na noite sem que você possa escutá-los.

Os celulares distraem as crianças do que as rodeiam e pode se tornar caro. Telefones celulares, e seus planos para mensagens de texto e acesso a web podem custar uma pequena fortuna.

Qual é a idade certa para sua criança ter um celular?

Os celulares se tornaram uma necessidade para os mais jovens, e a maneira que as crianças o utilizam muitas vezes não é a esperada pelos pais. Se você responder sim à maioria das perguntas abaixo, talvez seja hora de seus filhos terem um celular:

Dicas para os pais com crianças no ensino fundamental

Pergunte: Eles realmente precisam de um telefone? Se você decidir que sim, pergunte a seu filho que tipo de telefone eles precisam. Para crianças menores, existem telefones que você pode programar somente com alguns telefones importantes. Para crianças um pouco maiores no ensino fundamental, você pode escolher um telefone que permite chamadas mas não mensagens de texto ou mensagens instantâneas.

Tenha certeza que seu filho entende as regras. Se seus filhos tem telefones celulares, assegure-se de que eles têm programados os números de todas as pessoas da família para que o telefone mostre quem está chamando. Diga para os seus filhos não aceitarem chamadas de números que eles não conheçam. Faça regras para o tempo a ser gasto em chamadas, para que o telefone deve ser utilizado, e quando devem ser desligados. Talvez você também queira verificar o tempo das chamadas e confirmar que estão dentro dos limites pré-estabelecidos.

Dicas para pais de pré-adolescentes

Assegure-se de escolher o plano adequado para chamadas e mensagens de texto. Os planos se diferenciam pelo número de mensagens de texto e tempo de chamadas permitido. Se você quer permitir aos seus pré-adolescentes enviarem mensagens de texto, obtenha um plano com mensagens ilimitadas ou pode ser surpreendido com uma conta gigantesca.

Explique que o celular é caro e que os extras custam dinheiro. Você pode ser cobrado por toques, notícias de esportes, ou acesso a web.

Entre em um acordo com seus filhos sobre regras gerais. Não se deve usar o telefone na sala de aula, desligá-los à noite e não usá-los à mesa são algumas regras comuns. Tenha certeza que seus filhos tenham bons modos, o que significa não serem rudes, não enviar mensagens de conteúdo sexual, fotos ou vídeos que possam causar constrangimentos. Monitorar mensagens enviadas e recebidas não é uma ideia tão horrível assim (mesmo que seus filhos discordem!)

Converse sobre cyberbullying. Diga para seus filhos conversarem com você se isso acontecer.

Diga aos seus filhos que conversas de conteúdo sexual de qualquer tipo não é permitido. É normal usar linguagem sexual ou palavrões em situações informais. No entanto, em um celular, a mensagem pode ser instantaneamente encaminhada fora de contexto e criar todo tipo de situação problemática.

Deixe claro quais vão ser as consequências de quebrar as regras! Como ficar sem o celular por uma semana!

Dicas para pais de adolescentes

Eles devem sempre atender às suas chamadas. Muitos adolescentes tratam as chamadas de seus pais como um problema. Se você está pagando a conta, você estabelece as regras: Eles têm que responder quando você chama, a não ser que estejam em aula, ou em alguma situação que não possam ficar distraídos.

Façam eles revisarem a conta. Deixe que vejam exatamente quanto estão gastando em chamadas e mensagens de texto.
Preveja picos de consumo. No momento que seus filhos entram no ensino médio, o telefone toca a toda hora. Tenha certeza que o plano permite esse consumo extra, e estabeleça limites para que eles tenham uma folga de estar “sempre conectados”.

Estabeleça limites.