Como escolher um plano de celular: Dicas importantes!

Para saber como escolher um plano de celular é preciso ficar atento a alguns quesitos básicos para não se atrapalhar ou errar na escolha. As operadoras estão sempre divulgando diferentes planos e ofertas, há sempre uma opção que se encaixa no seu perfil. No entanto, é preciso ficar de olho para acertar na escolha. Veja algumas dicas importantes abaixo que irão facilitar a sua escolha!

Como escolher um plano de celular: Calcule o seu consumo

O contrato de plano pré-pago deixa você amarrado à empresa de celular pelo tempo que estiver determinado nele, e vai ser preciso pagar uma multa se decidir abandonar o contrato antes que vença. Mesmo assim, a medida que for se aproximando do fim do contrato, a companhia telefônica costuma oferecer descontos para a compra de um novo celular.

Antes de assinar qualquer coisa, pense bem sobre quanto vai consumir, uma vez que o volume de chamadas é a base de qualquer plano. Ou seja, quanto mais minutos precisar a cada mês, mais você vai pagar. E se você passar do limite de tempo, vai ter que pagar uma tarifa muito mais alta. Pense bem quantos minutos você vai precisar e escolha o melhor plano para o seu caso.

Sempre é melhor arredondar para cima o número de minutos para horas de pico que você vai precisar do que pagar multas por passar do limite de minutos do seu plano. Se você se der conta que se enganou ao estimar seu consumo, sempre pode trocar de plano, apesar disso muitas vezes resultar numa extensão do contrato.

Todas as grandes empresas de telefonia celular permitem acompanhar o consumo através dos seus websites, a algumas permitem fazer isso no próprio telefone.

Como escolher um plano de celular: Pense no que precisa

Quase todos os planos oferecem roaming nacional, mas alguns operadores locais podem cobrar roaming quando você sai de uma determinada área, vale a pena confirmar se a companhia de celular não vai cobrar extra nesses casos.

Outras opções a considerar são os planos familiares, que permitem partilhar um número mensal de minutos com outras linhas para outros membros da família, e os planos pré-pago, que permitem pagar pelo serviço de forma adiantada. Quando você gastar todos os seus minutos, pode comprar mais.

Como escolher um plano de celular: Antes de assinar

Descubra qual é o período que você tem para experimentar o serviço, e quanto vai durar o contrato. Quando o contrato vencer, sua operadora não pode forçar você a renová-lo ou assinar um novo contrato, nem impedir que você cancele o contrato antes que vença.

Descubra quantos minutos você tem (para horários de pico e para o resto do tempo), e como a sua operadora define os horários de pico (quando começam e terminam). Além disso, descubra onde pode acompanhar o seu consumo.

Fique de olho em cobranças inesperadas (taxa de ativação, chamadas internacionais, consumo além do limite de minutos, consulta à lista, etc.),e se o seu plano cobra por roaming, saiba qual a área onde esse serviço não vai ser cobrado.

Se você usa mensagens de texto, mensagens multimidia, email ou navega pela web com frequencia, o melhor é incluir um plano de dados ou mensagens. Se você não fizer isso, vai ser cobrado cada vez que usar esses serviços.

Se você é pai e está comprando o celular para uma criança ou adolescente, talvez um aparelho com restrições seja uma boa ideia. Você também pode perguntar para a sua operadora como restringir alguns recursos, como mensagens com fotos a outros celulares. Algumas companhias de celular oferecem até mesmo programas para rastrear a localização do seu filho quando eles estão usando o telefone.

Resumindo, compre somente o que você precisa. Pesquise bastante entre as empresas de telefones celulares qual mais se adapta a sua vida e ao seu bolso.

Perguntas & Respostas

Atendimento Técnico CelularEstamos aqui para ajudar.
Diversos membros da comunidade estão aqui para responder dúvidas!
  1. Avatar felipemunhoz20

    As operadoras muitas veses cobram multas absurdas tendo em vista que, ao vencimento do nosso contrato, elas sempre oferecem uma “boa” oferta.


RESPONDER