Muitos telefones celulares possuem câmeras digitais integraas que são capazes de capturar imagens praticamente do mesmo tamanho que as câmeras digitais convencionais. É possível tirar ótimas fotos com a câmera o celular, mas você deve prestar atenção no momento em que você aperta o botão para tirar a foto.

Dicas:

1) Tente manter o telefone numa posição estável

Uma das razões mais comuns para fotos tremidas é um ligeiro movimento da lente quando a imagem está sendo capturada. Muitas vezes, o telefone se move quando você aperta o botão, ou você acha que a cena já foi gravada e você guarda o telefone, quando na verdade, a lente da câmera ainda está capturando a imagem.

Quanto menos luz houver, mais tempo você deve manter o telefone na mesma posição. Para manter o telefone parao você pode apoiá-lo com ambas as mãos ou apoiar numa árvore, ou qualquer outro objeto que permita um apoio. Se você não consegueir encontrar alguma coisa para apoiar as mãos, mantenha os cotovelos junto ao corpo. Se você comprar um celular com câmera, considere um modelo que tem um botão para câmera. O botão da câmera é geralmente colocado em uma posição que lhe dá uma boa aderência e é confortável quando você segurar o aparelho na mão.

2) Foque em um objeto

Fotos raramente ficam boas só com paisagens. Mesmo com uma câmera digital de alta resolução, é difícil captar a profundidade e o espaço de uma paisagem, principalmente com câmeras de celular, é melhor olhar ao redor e tentar encontrar um objeto interessante que posa ser retratado em primeiro plano. Em seguida, tente encontrar um ângulo da câmera para que a paisagem fique ao fundo.

3) Use o Zoom Digital com cuidado

O Zoom Digita e o zoom ótico são diferentes. O zoom ótico pode ser uma grande ajuda na hora de aproximar elementos nas fotos, porque a ótica da câmera traz objetos mais próximos ampliando a imagem. O uso do zoom ótico não afeta diretamente a qualidade da imagem ou a nitidez. Apenas alguns telefones com câmera vem com um zoom ótico, mas muitos estão equipados com zoom digital. Quando você usa o zoom digital, os objetos parecem ficar mais perto como se estivesse usando o zoom ótico, mas isso não é o caso. O zoom digital apenas amplia a imagem por meio de uma software (programa) e a qualidade/nitidez da imagem degrada durante o processo. Evite utilizar o zoom digital para aproximar objetos.

4) Preste atenção ao enquadrar as fotos

Se você pedir alguém para tirar uma foto sua, é muito provável que a pessoa vai posicioná-lo no centro do quadro. Isso geralmente resulta em uma foto um pouco monótona. Uma regra simples para enquadrar uma foto é dividir a área da imagem em três partes horizontais e três verticais. Isso dá a você uma grade de nove caixas dentro do quadro.

O segredo para fotos equilibradas é a posição do objeto principal em um dos cruzamentos destes quadros.

5) Procure fotografar em lugares com boa iluminação

Quando você está fotografando ao ar livre, você poderá aproveitar a luz do dia e é possível tirar ótimas fotos em qualquer lugar. Evite situações em que o sol está brilhando diretamente para a lente, porque o sensor de imagem pode ser exposto à luz excessiva. Se a luz é refletida por trás da câmera e em linha reta no objeto, o objeto pode ficar sem contraste. A melhor maneira é posicionar de modo que o objeto seja iluminado pelo lado.

6) Fotografando objetos em movimento

Existe um atraso entre o momento em que você pressiona o botão da câmera e quando a câmera capta uma imagem. O som do clique não significa que a câmera capturou as fotos, ele só indica que você apertou o botão do obturador. Se você apertar o botão do obturador quando um objeto em movimento já atingiu o centro do quadro, é provável que o objeto terá desaparecido do quadro antes de a câmera captar a imagem.

Uma das técnicas para fotografar um objeto em movimento é acompanhar o movimento com a lente. É importante seguir o objeto antes e depois de apertar o botão.

7) Preste atenção à luz perto da água

Tirar fotos de objetos na água poe ser complicado porque a água reflete muita luz. Tente apontar a lente em diferentes pontos dentro e fora do objeto, a fim de encontrar uma área que não tenha um contraste tão grande entre as áreas escuras e claras no quadro. Outra técnica para evitar luz excessiva da água é encontrar um ângulo que não deixa muita luz para a lente.

8) Use o Flash para fotos em ambientes fechados

Quando você for tirar fotos em ambientes fechados, use o flash ou encontre um local com muita luz. O flash da câmera de celulares comuns não vai fazer milagres com pouca luz, então você deve tirar uma foto antes para verificar a qualidade da imagem.

9) Tire fotos extras

Sempre que puder tire fotos extras. A câmera do telefone é um dispositivo excelente para a captura de todos os tipos de fotos, mas no calor do momento, pode ser impossível dizer se a imagem que tiro foi uma obra-prima. Tire fotos extras, você pode facilmente apagar as que você não gostou.