Gente, algúem pode me ajudar eu tenho um galaxi fit que era do meu pai, e ele me deu coloquei meu chip uns dias atras ouvi ele falando que meu celular foi grampeado, tipo: ele gramepou ai ele toda sms que eu mando ou recebo chega no celular dele e tudo que eu faço ligação e pá, isso é verdade? Tem como tirar?

120 respostas

  1. Quando entro na configuração de Encaminhamento de Chamadas do meu celular, tanto para Chamada de Voz como para VideoChamada, nas opções Quando Ocupado, Sem Resposta e Fora de Alcance está sendo direcionado para um número estranho, parece uma caixa postal, que tem o +55 seguido de um número de 4 dígitos.
    Já tentei desativar ou alterar este número, mas não consigo.
    Já tentei as dicas que li aqui de vocês mas dá mensagem que o código é inválido e não permite limpar este desvio. Alguém tem alguma dica?

    1. Oi, Silvia.

      Vá em Configurações > Aplciativos. Acesse o submenu por meio do ícone de três pontinhos e toque em “Redefinir preferências do app”.

      Reinicie o seu celular e tente digitar o código #21# em modo de chamada novamente.

      Se isso não funcionar, desligue o celular e ligue-o em Modo de Segurança. Para isso, ligue o celular segurando junto a tecla de Volume-

      Com o sistema iniciado em Modo de Segurança digite o código para desativação de desvios.

      Para sair do Modo de Segurança basta reiniciar o celular.

  2. Meu celular esquenta da segunda voz parece estar no viva voz acho que ta sendo grampeado alem do mais tem vários números com início igual mas final diferente , ma sao números estranho pois tem mais d 9 digito e sem começar com 0097

  3. Eu fiz whatsaPP web no celular do meu marido e agora desconectei e ele disse que ia pedir um amigo da polícia para rastrear já desinstalei tudo aqui e ele também desconectou de todos os computadores tem possibilidade de ele chegar ao meu número porque não estou visualizando mais o whatsa e como ímpedir de me rastrear?

    1. Eu acho que você e seu marido devem sentar para conversar…

      Ele é seu marido. Por que você quer ficar de olho nas conversas do celular dele?

      Se ele já te deu motivos para desconfiar então seria melhor vocês nem ficarem juntos, concorda? Se é para ser assim..

      Sentem e conversem que vocês vão se entender.

  4. Oi, Ludimila.

    Imagino que seu pai tenha uma razão para isso, acredito que você seja de menor e ele se preocupe com você. Não leve a mal, mas ele não está totalmente errado, tem muitas pessoas mal intencionadas que utilizam o WhatsApp em grupos se passando por adolescentes e crianças.

    Você até poderia resolver o problema restaurando o seu celular aos padrões de fábrica e em casos mais extremos trocar o chip. Mas não demoraria a seu pai descobrir que ele não consegue mais rastrear suas conversas.

    Então, o que eu sugiro é que sendo pai e filha vocês sentem e conversem sobre o assunto para resolve-lo da melhor forma. Ok. 😉

    1. Oi, Extra.
      Bom Dia e muito obrigada por me responder, mas desde de já gostaria de esclarecer, não sou menor de idade e ele só está ‘vasculhando’ meu celular por que ele terminou um relacionamento de 12 anos com a minha madrasta, e eu ainda moro com ela. o termino é recente e digamos que foi um termino tranquilo.
      Desde já agradeço.
      Bjkas.

    1. Seu celular não está grampeado. Muitas pessoas tem essa preocupação, mas na verdade quando algo o tipo ocorre em seu celular é porque ou alguém instalou um software malicioso no celular ou a própria pessoa acabou instalando involuntariamente por meio de algum programa, site ou arquivo que abriu.

      Dependendo do software que está instalado no seu celular, pode acontecer de exibir um IMEI com 17 números. Geralmente isso é um pré-requisito das operadoras de celular.

      Os dois últimos números é o IMEISV ou IMEISVN (IMEI Software Version Number) que nada mais é que um número para a operadora saber qual versão de software está instalada em seu aparelho.

      Geralmente nos celulares com software VIVO (aqueles comprados junto com um plano pós pago e/ou bloqueado pra determinada operadora) apresentam o IMEISV com 17 números, sendo que os dois últimos números da sequência é 01 ou 02.

  5. Não está. Pode ficar tranquila….

    Ocorre o seguinte, o seu celular é um dual chip (possui dois slots) e por isto possui dos códigos IMEI, um lista em cima e outro lista em baixo, cada um com 15 números.

    O meu também é assim!

  6. bom dia
    Meu celular foi grampeado pelo meu namorado. Eu nao sei como mas ele grampeou meu celular e o pc que eu uso. é uma especie de aplicativo Espião. Tem acesso a todas minhas msg do whatsapp! Não aparece no celular , mesmo com esses codigos que vcs ensinaram. é um aplicativo muito bom pois ele conseguiu coloca no meu celular sem ter ao menor ter pegado ele! Eu nao desgrudava dele , e mesmo assim ele grampeou.

    1. Abra o Whatsapp> pressione os 3 pontinhos no canto superior direito da tela> Vá em Whatsapp Web> Selecione “sair de todos os computadores”.

    1. Oi, Francisca. O que te leva a crer que você está sendo rastreada em sua conta de e-mail?

      Siba que se forem mensagens estranhas ou que aparentemente não te dizem respeito, você está diante dos chamados spams. Apenas apague as mensagens sem clicar em link nenhum.

      É importante tomar aluns cuidados, como não clicar me links suspeitos e manter um software antivírus atualizado em seu dispositivo.

  7. meu celular foi grampeado por minha esposa ela consegue escutar todas as conversas minhas mesmo eu não estar usando o celular como faço para desgranpear??

    1. Primeiramente, como você soube que sua esposa pode ouvir suas conversas??

      Se ela teve acesso ao seu celular em alum momento ela pode ter instalado algum aplicativo nele. Você poderia resolver isso simplesmente fazendo uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…) e depois restaurar o celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

      Após fazer a restauração aproveite para colocar senha em seu celular.

  8. Hoje descobri que estava sendo rastreado pelo código do neus celular todas minhas conversas no zap ele via..Como faço para tirar isso .da pra ver pelo nót também.

    1. Jane,

      Com certeza a pessoa pegou seu celular a ativou no Whatsapp Web. Para tirar é necessário abrir o Whatsapp, pressionar o botão “opções” de seu aparelho, pressionar “whatsapp web” e então selecionar “sair de todos os computadores”.

  9. Preciso de uma ajuda como faço para saber se meu cel está com espião alfa? Vi meu namorado fazendo umas coisas parecidas! Preciso de ajuda!

    1. Larissa, pelo que eu entendi sobre este sistema de “celular espião”, é um programa instalado no seu celular, então isso vai funcionar se o seu namorado estiver instalado no seu celular. Formate o celular para os padrões de fabrica que vai apagar todos os apps instalados. Se celular tem root?

  10. Tem outra maneira de ser rastreado… Sabe aquele programa meio suspeito que promete tanta coisa, não está na loja de APP e você recebeu de alguém pelo bluetooth? Pois é, pode ser o seu espião.

  11. como saber ce meu iPhone esta grampeado, pelo IMEI, teria como grampear pelo IMEI do iPhone ce sim como fazer pra retirar ?

    1. Até onde sei, só a polícia tem como granpear um telefone, e seria o número e não o aparelho. Você quer dizer rastreado? Só pode ser rastreado se você possui o aplicativo instalado no seu aparelho – os iPhones possuem uma forma de rastrear o aparelho caso ele seja roubado, mas você tem que habilitar isso no seu.

    2. Luis,

      Se estiver grampeado não tem como retirar. Normalmente o grampo é feito pela policia e não por terceiros.

      Se acredita estar grampeado, troque de chip e aparelho.

  12. Se um telefone é grampeado a pessoa ver tudo que a pessoa faz? ( tipo ouve as ligações, ver as mensagens em todos aplicativos, as mensagens de texto ?)

    1. João,

      Normalmente o grampo é somente para ligações e mensagens de texto, ou seja, somente dados que passam pelo sistema de sua operadora.

      No caso de espionagem de aplicativos, teria que ser algo instalado direto em seu aparelho.

  13. Fazendo só um reset acaba com grampo. ? Como vc diz.
    Preciso saber. Pois eu já confirmei que meu whatasap e ligação tão grampeada. ?

    1. Se for grampo por software malicioso, sim. Do contrário você vai precisar procurar uma delegacia, fazer uma ocorrência e entrar em contato com a sua operadora para ver qual é o melhor procedimento para você. Talvez bloquear esse chip e adquirir um novo chip com uma nova linha seja melhor nesses casos.

      Mas é como eu disse, verifique com um software antivírus e restaure o celular aos padrões de fábrica. Evite emprestar o celular para alguém que não o use em sua frente.

  14. eu tive uma conversa com uma pessoa a noite e no outro dia pela manha uma outra pessoa que mora muito distante de nos ja sabia de toda a nossa conversa .. e as duas pessoas nao se falam. como pode ser ?

    1. Essa pessoa que “tudo sabe”, já teve acesso ao teu telefone celular, ou ao celular da outra pessoa??

      Mais provável que alguém tenha contado, não? rs

  15. Katiuscia,

    Se tem certeza e ele lhe informou, com certeza deve estar utilizando um aplicativo para isso. Basta fazer um backup de seus dados e depois fazer um hard reset em seu aparelho.

    Isso irá fazer com que todos os aplicativos que não sejam nativos seja desinstalado de seu aparelho.

    *Não a necessidade de trocar o chip de seu aparelho, mas caso se sinta mais confortável o ideal é trocar também o número.

  16. Sim, mas se você não tem razão para ser grampeada não tem porque se preocupar. O que exatamente te leva a crer que você está sendo grampeada?

    Pode ser algum defeito no celular, aí você troca de chip acontece a mesma coisa e não sai mais dessa paranoia. Cuidado com isso!

    Só formate o celular (não se esqueça de antes fazer uma cópia dos seus dados pessoais). Se o problema continuar, fale com a sua operadora. se não resolver procure uma assistência técnica autorizada.

    1. Tenho certeza que esta grampiado, meu ex namorado me falou que ele tinha grampiado. Nao quero que ele fica olhando minhas coisas

    2. Mas no caso o grampeador ao ver minhas conversas e ligações e ? Ou a área de pesquisa também o Google ?

  17. Luciene,

    Normalmente o celular rastreado tem algum aplicativo de rastreio instalado. Para isso acontecer, alguém precisa ter acesso físico a seu aparelho.

    Se alguém pegou seu aparelho e você está com duvidas, aconselho que faça um hard reset em seu aparelho para excluir possíveis aplicativos espião que podem estar instalados em seu aparelho.

    1. Depende do tipo de grampo. Se for grampo utilizando aplicativo instalado no aparelho, o reset resolve;

      Mas se for grampo por linha telefônica (como a polícia faz), o reset não irá resolver.

    2. Adalberto,

      Passo 1 – Antes de ligar o aparelho mantenha pressionado as seguintes botões: Home + botão de Aumentar Volume + Botão Power.

      Passo 2 – Perceba que essa tela é diferente da inicialização normal, e entre as opções que aparecem você deve selecionar wipe data/factory reset.

      Passo 3 – Na tela seguinte você deve confirmar a opção selecionada utilizando a opção Yes — delete all user.

      Passo 4 – Irá demorar alguns segundos para que a tarefa seja feita, logo após será necessário apenas selecionar a opção reboot system now.

      Observações: O movimento das opções podem ser feitas com os botões de aumentar e diminuir volume, para selecionar é necessário apenas pressionar o botão Home.

  18. Oi fui rastreada pelo meu namorado como faço pra me livrar disso já terminamos e n quero q ele fique olhando minha vida

    1. Faça uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…), então restaure o seu celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

      Mude a senha de todas as suas redes sociais e contas de e-mail. Bloquei o número do seu ex pelas opções do aparelho ou com ajuda de um aplicativo com essa função.

      Se necessário, troque de chip para ter mais privacidade e evitar qualquer tipo de rastreio.

  19. Olá então esses dias meu celular fez um barulho muito estranho assim do nada , eu estava com meu aparelho em mãos quando ele fez um barulho como se fosse um alarme com uma frequência bem altá e derrepente parou do nada , fiquei assusta e me falaram que talvez meu celular pudesse está sendo rastreado. Já li algumas coisas mas nada que pudesse esclarecer minha dúvida.

    1. Será que não era apenas um som de notificação de algum aplicativo? As pessoas tem medo de rastreio, mas a verdade é que se não existe uma razão para desconfiar disso você pode ficar tranquila, além disso, celular rastreado não emite som de alarme…

      Você pode desfazer um rastreio por software, talvez feito por vírus, simplesmente fazendo uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…) e restaurando o celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

  20. Meu celular é grampeado. Tenho todos os sintomas. e ainda mais. Recebo sms dos que me grampeado, preciso de uma ajuda para esta formalizando essa escuta ilegal. Qual instrução preciso fazer com a Policia. E como formaliza com a anatel. Na minha operadora, falaram para procurar a Policia. Mas não fizeram nenhuma teste.
    O meu grampo vem do pai da minha ex-namorada. Ele é um ex procurador, acredito que o grampo seja dos proprios amigo deles…

    1. O procedimento nesses casos é procurar a delegacia de polícia mais próxima de sua residência e fazer um boletim de ocorrência. Fale com o delegado e solicite a abertura de uma investigação. Forneça tantas informações quanto forem possíveis, mostre as mensagens que você recebeu e que comprovariam o grampo (escuta) telefônico.

      Com o boletim de ocorrência em mãos ligue de um telefone fixo para a sua operadora e fale com um atendente. Agora com o boletim de ocorrência feito é normal que o representante (atendente) de uma atenção maior ao caso. Peça para falar com um gerente ou com a ouvidoria da operadora se você sentir que a conversa não avança com o atendente. *Infelizmente esses profissionais são mal treinados e acabam adotando uma postura “preguiçosa”.

      Existem aplicativos que ajudam a criptografar suas chamadas e mensagens. Pode ser uma opção!

  21. Darlan,

    Se você estiver grampeado, não tem como saber o número que está grampeando, pelo menos não por meios normais.

  22. Oi, Darlan. Aqui no tópico eu deixei vários comentários falando sobre o assunto. Eu recomendo que você leia os comentários.

    De qualquer forma, você tem alguma razão para acreditar que o seu celular esteja sendo rastreado?

  23. hoje aconteceu algo muito estranho minha mãe de 60 anos colocou 15 reais em credito, hoje 15/09/15 e a tarde do mesmo dia constou que ela estava sem saldo ela me disse que não havia ligado pra ninguém e constou uma ligação no aparelho dela um numero desconhecido e de outra operadora.claro que pensei que ela ligou e esqueceu ,mas ela me convenceu de que algo de errado havia acontecido,dai pensei é possível alguém estar usufruindo do numero dela ? porque isso nunca havia acontecido e desde já´agradeço qualquer informação.

    1. Sua mãe consultou os créditos ou recebeu uma mensagem de confirmação da operadora após a recarga? Será que alguém não teve acesso ao celular dela no meio do dia??

      Solicite um extrato detalhado a operadora.

    1. O IMEI é um número de identificação internacional para equipamentos como smartphone e outros dispositivos que acessam redes móveis. Embora seja útil para bloqueio do aparelho à distância, ele não é utilizado para monitorar o smartphone. Seu uso é apenas autenticação do dispositivo na rede. Ao bloquear um IMEI, ele entra em uma “lista negra” das operadoras de telefonia móvel e fica impedido de autenticar em qualquer operadora.

  24. Karyne,

    Não tem forma efetiva de saber se seu aparelho está grampeado. Se está com duvidas o melhor é trocar de aparelho e de linha.

  25. Oi, Karyne.

    Neste mesmo tópico eu expliquei o que são esses dois dígitos ao final do IMEI. Confira!

  26. André qndo eu faço uma ligação eu esculto a minha voz. Desconfio que grampearam meu celular. E outro dia conversei algo com uma colega e logo em seguida descobrir que outra pessoa que não tinha nada haver sabia da conversa que tive. Meu celular pode está grampeado?? Aguardo resposta
    Muito obrigado!!

    1. Digo que é pouco provável que o seu celular esteja grampeado.

      Você já verificou se ele não está com o Viva-voz ativado? O problema se repete se você fizer uma ligação usando o fone de ouvido?

      O fato de outra pessoa estar sabendo de algo que você disse pode ser porque ela estava próxima, ou esse seu amigo contou para ela. Quem é essa pessoa afinal? E como você sabe que ela está sabendo da sua conversa?

      Você tem alguma razão para ser grampeada? Teve algum problema como namorado/marido, deve algo para a justiça??

      Se te tranquiliza, você pode fazer uma cópia dos seu arquivos pessoais e contatos da agenda, e depois restaurar o celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema. Se algum software malicioso foi instalado no aparelho ele será removido. Não creio que haja algum grampo direto na linha.

      Outra hipótese é que haja um problema com o alto-falante do sue aparelho. Mas você pode a qualquer momento pedir para a operadora bloquear esse chip e adquirir um novo em um ponto de venda autorizado..

      Então, nada de cismas. OK! 🙂

      1. Se você tiver motivos para acreditar que seu celular ou sua linha fixa estão grampeados, há alguns indícios pelos quais você pode procurar e que podem apoiar suas suspeitas. No entanto, muitos desses indicadores podem ser causados por outras fontes, por isso você precisa verificar vários sinais em vez de confiar em apenas um. Depois que tiver evidências suficientes, você pode procurar ajuda oficial. Segue pelo que buscar se você suspeitar que alguém instalou um dispositivo de escuta no seu telefone.

        Comece a se preocupar quando seus segredos vazarem. Se informações confidenciais, que apenas um pequeno número de pessoas de confiança deveria ter, de repente escaparem, pode haver a chance de o vazamento ser resultado de uma escuta, especialmente se você tiver discutido a informação por telefone em algum momento.
        A questão se torna mais importante se você estiver em uma posição que o torne valioso para se espionar. Por exemplo, se você tiver um cargo de alto nível em uma empresa poderosa com muitos competidores, pode estar em perigo de ser vítima do mercado clandestino de informações.
        Por outro lado, seus motivos para ser grampeado podem ser simples, como um divórcio complicado. Seu futuro ex-cônjuge pode grampear você se quiser obter informações que talvez sejam úteis durante o processo.
        Caso queira testar, você pode emitir uma informação falsa que pareça importante para alguém que seja de sua confiança. Se essa informação vazar, você saberá que outra pessoa estava ouvindo.

        Mantenha-se alerta se tiver sofrido um roubo recente. Se sua casa tiver sido roubada ou invadida recentemente, mas nada de valor tiver sido levado, esse fato indica que algo está estranho. Às vezes, ele pode sugerir que alguém invadiu o local para colocar uma escuta no seu telefone.

        Veja se há ruído no fundo. Se você ouvir bastante estática ou outros sons de fundo ao falar no telefone, é possível que o barulho esteja vindo da interferência criada por uma escuta.
        Esse, no entanto, não é o melhor dos indícios para ser levado em conta sozinho, pois os ecos, a estática e os sons de clique também podem ser causados por interferência aleatória ou conexão ruim.
        Os sons de estática, arranhões e estalos podem ser resultado de uma descarga capacitiva resultante da conexão entre dois condutores.
        Um zumbido agudo é um indicativo ainda maior.
        Você pode procurar por ruídos que seus ouvidos não conseguem captar usando um sensor de largura de banda sonora em uma frequência baixa. Se o indicador acender várias vezes por minuto, seu telefone pode estar grampeado.

        Use o telefone perto de outros dispositivos eletrônicos. Se você suspeitar de que pode haver uma escuta no seu aparelho, siga até um rádio ou televisor durante sua próxima ligação. Mesmo que não haja interferência audível no telefone em si, há alguma chance de que ela ocorra quando você chega perto de outro dispositivo eletrônico, causando estática.
        Você também deve procurar por distorções quando não estiver usando o telefone ativamente. Um sinal ativo de telefone sem fio pode perturbar a transmissão de dados, mesmo sem software ou hardware adicional sendo instalados no seu aparelho. Um sinal inativo, porém, não deve causar o mesmo efeito.
        Algumas escutas usam frequências próximas à banda de rádio FM, portanto se seu rádio guincha quando colocado no mono e sintonizado na extremidade mais distante da banda, um desses dispositivos pode estar em uso.
        Da mesma maneira, as escutas podem interferir com as frequências de teledifusão dos canais UHF. Use uma TV com antena para verificar se há distorções.

        Ouça seu telefone quando ele não estiver em uso. Ele deverá estar silencioso quando não estiver sendo usado. Caso possa ouvir bipes, cliques ou outros ruídos mesmo quando o telefone não estiver em uso, pode haver um software ou hardware de escuta instalado.
        Ouça em particular por um som de estática pulsando.
        Se esse ruído ocorrer, ele pode sugerir que o microfone e o alto-falante estão ativos mesmo quando o telefone não está em uso, por meio de uma escuta. Qualquer conversa que você tiver dentro de 6 m do aparelho poderá ser ouvida.
        Em caso de linha fixa, se você puder ouvir um tom de discagem com o telefone no gancho, esse é outro sinal de escuta. Procure pela presença desse som usando um amplificador externo.

  27. Neste mesmo tópico onde você postou a sua pergunta você confere algumas dicas para saber se o seu celular está sendo grampeado.

    A verdade é que não é tão simples hoje alguém fazer isso sem o conhecimento da operadora. Quando isso acontece quase sempre é com autorização judicial.

  28. Oi, Domingos.

    Isso é mentira! Praticamente todos os aparelhos vendidos aqui no Brasil estão vindo com esses dígitos no final do IMEI. Nesse mesmo tópico onde você postou a sua pergunta eu postei uma explicação. Confira!

  29. Oi, Mateus. O mais comum é encontrar IMEI com o final /01 mas isso varia de acordo com a versão do software, fabricante…

    Ao contrário do que andam falando por aí, isso não tem nada a ver com grampo. Pode ficar tranquilo!

    1. Andre,

      Me falaram que se eu enviar um SMS para o meu próprio número e a mensagem chegar é porque meu telefone está grampeado. Esta informação confere?

      Disseram que se meu telefone não estivesse grampeado, eu não teria como receber uma mensagem enviada por mim mesmo.

      1. Oi, Erik.

        Isso é uma perfeita bobagem. Já tentou mandar e-mail para você mesmo? É a mesma coisa…

  30. Andre, se nos dígitos do meu IMEI, depois da barra tiver mais dois dígitos, isso é sinal de grampo ou coisa do gênero ?

    1. Dependendo do software que está instalado no seu celular, pode acontecer de exibir um IMEI com 17 números. Geralmente isso é um pré-requisito das operadoras de celular. Os dois últimos números é o IMEISV ou IMEISVN (IMEI Software Version Number) que nada mais é que um número para a operadora saber qual versão de software está instalada em seu aparelho. Geralmente nos celulares com software VIVO (aqueles comprados junto com um plano pós pago e/ou bloqueado pra determinada operadora) apresentam o IMEISV com 17 números, sendo que os dois últimos números da sequência é 01 ou 02.

      Lembrando que a tecnologia GSM troca a decodificação da chamada a cada 6 segundos, tornando inviável uma pessoa investir em equipamentos que consigam quebrar essa decodificação em um espaço de tempo tão pequeno.

      Pode ficar tranquilo, não é grampo. O meu celular também exibe /01 ao final do IMEI.

      E mais uma curiosidade:

      Um telefone que suporta dois cartões SIM dupla terá 2 números de IMEI. Isto é de modo que o aparelho possa ser ligado a duas redes de uma só vez. Ele pode estar fora de alcance de uma rede e alternar facilmente para outra. Muitas vezes, isso é muito mais barato do que roaming para quem viaja muito.

      Podem ficar tranquilos!

  31. ola andre! obrigado por vc responder. .entao. eu troquei meu chip. mas eu tinha um celular grampeado. a pessoa disse que so tinha as conversas e fotos. so que eu sei que tem audios . eu troquei de celular. so que usei o mesmo chip de antrs. e ai fico imaginaod se o chip de antes tranferiiu o softer ou sej! ele conseguiu me grampiar de novo no novo celular. se for possoviel me de uma orientaçao. sobre isso. se vendo o celular ou continuo com ele. porque o chip eu ja troquei.

    1. Se você recebeu uma confirmação da operadora de que realmente existia um grampo na linha, o melhor a se fazer é mesmo mudar de chip…

  32. Olá, o meu telefone está fazendo eco e ruídos estranhos nas ligações, vai pro viva voz sempre que eu faço uma chamada, está esquentando muito e recentemente fez um barulho de encerrar chamada, sem eu ter feito nenhuma ligação, desconfio que fui grampeada, poderia me ajudar nisso por favor ?

    1. São alguns dos sintomas de grampo, mas também pode ser problema do aparelho. Você pode começar restaurando o seu celular aos padrões de fábrica pelas opções de backup do sistema. Se houver algum software malicioso instalado no aparelho ele será eliminado. (não deixe de antes fazer uma cópia dos seus arquivos pessoais e contatos da agenda).

      Se após isso o problema persistir, fale com a sua operadora, ela vai poder identificar se existe algum grampo em sua linha por meio de rastreio na rede. Em todo caso você pode considerar bloquear esse chip e adquirir um novo com uma nova linha se nada for resolvido.

      Você também pode obter mais informações junto à Anatel:

      A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.
      Ligue 1331 para registrar reclamações sobre os serviços das empresas, sugestões, pedidos de informações ou denúncias.
      Pessoas com deficiências auditivas, ligue 1332 de qualquer telefone adaptado.

      Eis algumas páginas sobre o assunto que podem te interessar:

      http://pt.wikihow.com/Saber-se-o-seu-Telefone-est%C3%A1-Grampeado

      http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/pacotao-e-possivel-saber-se-o-celular-esta-sendo-rastreado.html

      http://tecnologia.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-meu-telefone-esta-grampeado-15030.html

  33. Se foi uma configuração direta no sistema do aparelho, você não precisa se preocupar pois já trocou de celular.
    Em relação a interceptar fotos, mensagens e algo do tipo, acredito que não seja possível.

  34. Pouco provável que estejam sendo mesmo rastreados. rs

    Em todo caso, você poderia informar esse código?

    1. André, por favor. queria saber se meu celular esta grampeado. porque já troquei de chip duas vezes e já verifiquei o software. mas será que meu IMEI esta grampeado? Estes são o IMEI do meu celular. Operador TIM. xxxxxxxxxxxxxxxxxx… tem outro xxxxxxxxxxxxxxxxxx por favor me ajuda.. (– Editado pela moderação –)

      1. Olá, Domingos. Não há nada que indique que o seu telefone celular tenha sido grampeado. São dois números IMEI diferentes para cada chip conectado no celular. É assim no meu também! 😉

        Em que se baseiam as suas suspeitas?

  35. Andre no meu celular tento acessar um site e da erro SSL e a hora está correta, já até formatei o celular! E ainda continua o problema… Oque poderia ser, ou oque posso fazer para resolver isso?

    1. Oi, Marcos.

      Se seguido a esse erro SSL você recebeu a mensagem relacionando o problema a configuração de data e hora em seu celular, faça o seguinte:

      Vá nas configurações do seu celular e marque as caixas “Data e hora automáticas”. Na mesma tela, deixe o formado de horas como “24 horas”. Em formato de data deixe configurado como “Regional”. Limpe as configurações do navegador de internet e os dados dele acessando a tela de configuração do navegador pelo Gerenciador de aplicações, nas configurações do sistema. Depois reinicie o seu celular.

  36. André, meu celular está parado, é do nada ele acende e mostra uma mensagem… ( Seu número atual está sendo enviado ao) será que pode ser grampo???

    1. Oi, Renato.

      Desligue o seu celular, remova e recoloque o chip. Vá nas configurações de rede, aguarde a listagem de redes e toque na rede com o nome da sua operadora. Depois execute um software antivírus em seu celular, sugiro o Avast ou AVG.

      Teste seu chip em outro aparelho compatível e veja se isso se repete. Faça também o inverso, teste outro chip (de preferencia da mesma operadora) em seu celular. Veja o que acontece, se a mensagem passa a ser exibida também no outro celular ou se desaparece do seu.

      *Faça outro teste, deixe o celular sem chip e veja se a mensagem é exibida.

      Se após os teste você notou que a mensagem passou a ser exibida no outro aparelho quando você colocou o seu chip, pode ser um defeito no chip ou algum problema na sua linha, já não dá para descartar grampo.

      Como grampo também pode ser feito via software (esse tipo, mas para fazer rastreio via GPS) se você colocar o chip outro chip em seu celular e mensagem persistir, significa que a encrenca é mesmo no seu celular. Neste caso, faça uma cópia dos seus arquivos pessoais e contatos da agenda, então faça a formatação para restaurar o celular aos padrões de fábrica.

      Após tudo isso, se a mensagem persistir entre em contato com a operadora.

      Obs: Também existe a possibilidade de ser um problema relacionado á antena do aparelho, então se você testou seu celular sem chip e a mensagem sumiu, pode ter algo à ver. Nesse caso convém procurar uma assistência técnica autorizada.

  37. Preciso de uma resposta, como saber se estou grampeado?
    Tenho razões para querer saber, então me da um help no e-mail, é importante. Não aguento mais viver nessa vida de insegurança digital e mobile…

    1. Primeiro, você tem razões reais para crer que seu telefone está sendo grampeado?
      Todo mundo que faz uso de tecnologia está sujeito a coisas desse tipo, então se você não pode conviver com isso você deveria repensar o uso da tecnologia.

      Você perdeu outro aparelho recentemente, ou tem escutado ruídos de eletricidade estática ou som ambiente de fundo em suas chamadas? O telefone celular tem se comportado de maneira estranha fora de uso? O aparelho está esquentando mais e demorando mais para ligar/desligar? Notou algum débito incomum em sua fatura ou em seu créditos? Recebeu mensagens estranhas em seu celular ou visitas técnicas em sua residência?

      De qualquer forma, você pode formatar o seu celular, isso vai eliminar qualquer programa espião que por ventura tenha sido instalado em seu telefone celular. Além disso, você pode sempre contar com o suporte da sua operadora. Você também pode tentar descobrir isso por meio de aplicativos, como o SpyWarn, embora eu não possa garantir a sua eficácia…

      Por fim, havendo fortes indícios você pode recorrer à polícia.

      Mas nada de paranoia…

      1. André, me tira uma dúvida: o rastreamento se dá através do próprio celular (seus recursos tecnólogicos) ou através do número do chip da minha operadora?

      2. O Pode ser feito das duas formas. Se um software malicioso está instalado em seu celular o rastreio pode ser feito via GPS, mas esse tipo de rastreio é mais comum para localizar o posicionamento do aparelho. Rastreamento de chamada é feito por grampo na linha.

  38. Os aparelhos mais novos, principalmente da Samsung, Motorola e LG já vem com essa nova marcação. Pode ficar tranquilo não é grampo. Inclusive meu celular também tem!

      1. Não se preocupe, não há nada de errado com o seu celular. Esse 01 no final é só uma demarcação que alguns fabricantes fazem no aparelho. Não são todos que tem.

  39. Pode ficar tranquila o número não está grampeado. Isso é bastante comum, principalmente nos aparelhos da Samsung.

  40. tenho um moto g2 comprei ele tem 2 meses e agora começou a dar eco o que significa isso, sera que ta rastreado mas o eco não sou que ouço são as pessoas que ta falando com migo elas falam que a voz deles tao repetindo isso e normal ou aparelho rastreado

    1. Oi, Thiago.

      O volume do seu celular está alto ou você está utilizando algum acessório nele? Instalou algum aplicativo antes do problema começar ou teve algum acidente com o aparelho? As ligações ficam normais pelo fone de ouvido? O problema é só quando você liga para alguém ou quando alguém te liga acontece o mesmo?

      Experimente restaurar seu celular aos padrões de fábrica para ver se resolve (não deixe de fazer uma cópia dos seus arquivos pessoais e contatos da agenda. Fale com a sua operadora se o problema persistir.

  41. Olá, pode ficar tranquila o celular não está grampeado.

    Isso é bastante comum nos aparelhos da Samsung, o meu reporta com o /01

    Pode ter alguma ligação com o chip Sim Card, nada demais. Se desejar você pode obter maiores detalhes junto ao fabricante do seu celular.

    1. Bom, o IMEI é composto de quatro grupos que resultam no total de 15 dígitos:

      – Type Approval Code (TAC). Os primeiros dois números indicam o país.
      – Final Assembly Code (FAC). Indica qual o fabricante.
      – Número de série do telemóvel.
      – Número addicional, de reserva, é sempre zero.

      Não estou certo, mas esse /01 pode ser referência a identificação da posição do chip SIM Card. Isso é bastante comum nos celulares Samsung (não sei se é o seu caso)

    1. Acredito que não exista nenhum forma de saber, até mesmo porque o pedido é feito pela justiça e a própria operadora que ajuda nesse procedimento.

  42. digitei esse numero no meu celular , por ser dois chip um apareceu 15 numeros e no outro apareceu 15 numeros e embaixo apareceu SNV:05
    o que isso significa?

  43. Não, verifique tirando a bateria, seu celular deve ter o IMEI, se coincidir com o serial, não está grampeado.

  44. Não existe nenhuma forma de saber se seu aparelho está sendo rastreado, não do jeito que vocês estão tentando. As operadoras sim tem um meio e sistema para saber se está acontecendo o rastreio

  45. Saiba se o seu telefone está grampeado

    Outro passo simples é mandar uma mensagem de texto ou ligar do celular para o próprio número. Se você receber a mensagem de texto ou o número de telefone chamar, há grande probabilidade de ele estar grampeado.

    Apesar da existência de equipamentos contra a escuta ilícita, alguns sinais podem ser percebidos pelos usuários de telefones. Para saber se ele está grampeado há sinais como ruídos fora do comum no telefone; ecos da própria voz; som estranho de “bip” constante ao longo das ligações e ainda sons diferentes do habitual durante a ligação ou quando o telefone é retirado do gancho (no caso dos telefones fixos).

Os comentários estão desabilitados.