← Todos Sistemas Tirar Dúvidas Ver Catálago Celulares →


sistema windows phoneO Windows Phone é um sistema operacional móvel, desenvolvido pela Microsoft, sucessor da plataforma Windows Mobile, que, ao contrário do predecessor, é focado no mercado consumidor, em vez do mercado empresarial.

Entrando em completa rutura com as antigas versões da sua plataforma móvel Windows Mobile, a Microsoft apresenta no Windows Phone uma nova interface gráfica, denominada “Metro”, não permitindo interfaces personalizáveis, como acontecia até então, controlando rigorosamente todo o hardware em que o sistema operativo funciona. Como resultado dessa rutura nenhuma das aplicações que existiam para a plataforma anterior funcionam no novo sistema.

Antes de virar “Windows Phone”, veio a versão Windows Mobile 6.5 como um lançamento intermediário. Inicialmente, a Microsoft anunciou a nova plataforma como “Windows Phone 7 Series”, que depois passou a ser chamada de Windows Phone 7 e adiante.

A Microsoft anunciou oficialmente o Windows Phone em 2010, durante a Mobile World Congress 2010 em Barcelona. O Windows Phone suporta atualmente 25 idiomas, incluindo português nas variantes europeu e brasileiro, e o ‘Mercado’ permite comprar e vender aplicações em 35 países e regiões.

Em 2010, a Microsoft anunciou 10 dispositivos a executar Windows Phone, fabricados pela HTC, Dell, Samsung e LG, com as vendas a começarem na Europa, Austrália e nos Estados Unidos. Os dispositivos foram disponibilizados em 30 países, por 60 operadoras, com o lançamento previsto de mais dispositivos.

No início de 2011, numa conferência de imprensa em Londres, os presidentes executivos da Microsoft, Steve Ballmer, e da Nokia, Stephen Elop, anunciaram uma parceria entre as duas empresas, na qual o Windows Phone seria o sistema operativo principal dos smartphones da Nokia, resultando nos aparelhos Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710.

Outras parcerias com a Microsoft foram feitas pela expansão de aparelhos com Windows Phone, como com as fabricantes Acer, Fujitsu e ZTE, que planejaram lançar seus primeiros aparelhos com “Windows Phone 7.5 Mango”.

Atualizações do sistema operativo:

1. Windows Phone 7.5 – “Mango”
Versão sucessora do Windows Phone 7 lançada no final de 2011, revelando novas funcionalidades da plataforma, entre elas, uma versão móvel do Internet Explorer 9 que suporta os mesmos standards web e capacidades gráficas que a versão de computador, integração do Twitter no centro ‘Contatos’, multitarefas para aplicações de terceiros e acesso ao Windows Live SkyDrive.

2. Windows Phone “Tango”
“Tango” será outra pequena atualização, semelhante a anterior atualização denominada “NoDo”.

3. Windows Phone 8 “Apollo”
“Apollo” é o nome de código da mais recente geração do sistema operativo, lançado no meio do ano de 2012. Também conehcido como ‘Windows Phone 8’, adicionando ao sistema a tecnologia NFC e que eventualmente leve a uma convergência dos sistemas operativos da Microsoft para PC’s, telefones, tablets e consoles de videojogos.

Site: http://www.windowsphone.com/pt-br