← Todos Sistemas Tirar Dúvidas Ver Catálago Celulares →


O sistema operacional Ubuntu Touch é uma plataforma móvel para Ubuntu, desenvolvida pela Canonical Ltd., para rodar em smartphones e tablets. O Ubuntu Touch foca em fornecer uma experiência de usuário similar à versão de desktop Unity.

A plataforma é recente, e foi apresentada em janeiro de 2013, primeiramente lançada como uma versão para desenvovedores no mês de fevereiro do mesmo ano.

O Ubuntu Touch utiliza as mesmas principais tecnologias presentes na versão Ubuntu Desktop, portanto as aplicações criadas para a plataforma anterior operam em ambas e vice versa. Além disso, os componentes no Ubuntu Desktop vem com o sistema Ubuntu Touch; permitindo que os aparelhos com o sistema operacional Ubuntu Touch forneçam uma experiência Unity completa ao serem conectados à um monitor externo.

Apesar da plataforma Ubuntu para smartphones ter sido originalmente anunciada em janeiro, ainda não possuía um nome oficial, assim como suporte para tablets. Somente no mês seguinte que seu nome e seus recursos foram apresentados.

As aplicações para o Ubuntu Touch podem ser escritas, não só em Qt, mas também em tecnologias da web como HTML, CSS, e JavaScript. O Ubuntu, em todos os aparelhos, introduzem a capacidade para aplicações escritas em tecnologias para web technologies para usar facilidades nativas como a bandeja do sistema e notificações.

Os aparelhos com Ubuntu Touch podem rodar em um ambiente de Unity de desktop ao serem ligados à uma estação, de forma similar ao Ubuntu para Android, o que permite rodar programas utilitários de desktop, navegadores, e jogos.

Além disso, o Ubuntu Touch pode conectar-se à uma conta Ubuntu One para sincornizar as fotos dos ususários e arquivos à nuvem, e acessar músicas da Loja Ubuntu One Music.

Site: www.ubuntu.com/phone