← Todos Sistemas Tirar Dúvidas Ver Catálago Celulares →


O Symbian é um sistema operacional móvel e plataforma de computação, desenvolvido originalmente pela Symbian Ltd. especialmente para smartphones, porém mantido pela Accenture desde 2011 sob conduta da Nokia.

A plataforma Symbian é a sucessora do Symbian OS e do Nokia Series 60, que precisava de um adicional de interface de usuário do sistema. A sua versão mais recente é Symbian ^ 3, lançada oficialmente no 4º trimestre de 2010, usado pela primeira vez no Nokia N8. Em 2011, duas outras atualizações foram lançadas, o Symbian Anna e o Nokia Belle (anteriormente Symbian Belle).

A versão Symbian ^ 3 descende do EPOC da Psion e executa exclusivamente em processadores ARM. Atualmente, a plataforma Symbian ^3 é baseada na antiga interface da Nokia Séries 60, atual S60, e Symbian^2 na interface OPP produzida pela NTT DoCoMo.

A plataforma Symbian foi criada através da fusão e integração de ativos de software da Nokia, NTT DoCoMo, Sony Ericsson e Symbian Ltd., incluindo ativos da Symbian OS em seu núcleo, o S60 plataforma e partes dos UIQ e MOAP (S) interfaces de usuário.

Em 2008, a Nokia comprou o Symbian Ltd., desenvolvedora do Symbian OS, tornando-se o principal contribuinte para o código do Symbian, já que então possuía os recursos de desenvolvimento, tanto para o núcleo do OS Symbian como a interface do usuário, para depois assumir a gestão total da plataforma.

Desde então, a Nokia tem vindo a manter seu repositório de código próprio para o desenvolvimento da plataforma, regularmente lançando seu desenvolvimento para o repositório público.

Contudo, em 2011, a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft adotando o Windows Phone 7 para seus smartphones, reduzindo o número de aparelhos executando o Symbian nos próximos dois anos, seguido de um acordo com a Accenture para um programa de terceirização, onde a Accenture passaria a fornecer o desenvolvimento do software e serviços de apoio para a Nokia até 2016.

No começo de 2013 a Nokia decide abandonar a plataforma Symbian, deixando de produzir novos smartphones com o sistema, porém mantendo-o em recentes lançamentos como no Nokia 808 Pureview, o Nokia 701 com pequenas atualizações pelo menos até 2016.

Ainda restam vários modelos da Nokia com Symbian sendo vendidos no Brasil.

Site: www.nokia.com.br