← Todos Sistemas Tirar Dúvidas Ver Catálago Celulares →


O MeeGo é um sistema operacional para aparelhos móveis de código aberto, com kernel Linux, desnevolvido pela Nokia em parceria com a Intel.

O objetivo das duas empresas era unir esforços da Intel no Moblin e da Nokia no Maemo em um só projeto, obtendo reações mistas das comunidades de ambas partes. O MeeGo foi desenhado para atuar como um Sistema Operacional para plataformas como netbooks, desktops, tablets, smartphones, sistemas de navegação automotiva, smartTVs e outros sistemas embarcados. Atualmente, o MeeGo é hospedado pela Linux Foundation.

A interface de usuário do framework são baseadas em Qt, mas fornecem compatibilidade com aplicativos do Moblin. A plataforma Qt é baseada no projeto Moblin da Intel e será hospedado pela Linux Foundation.
Dependendo do aparelho, aplicativos serão fornecidos pelo AppUp da Intel ou pelo sistema distribuidor de software digital Ovi da Nokia, fornecendo suporte para ambas arquiteturas de processamento ARM e x86.

O sistema Maemo hoje está defasado e foi descontinuado pela Nokia, que não fabrica mais novos aparelhos com o sistema, porém, alguns aparelhos continuam sendo comercializados.

Site: meego.com/