← Todos Sistemas Tirar Dúvidas Ver Catálago Celulares →


sistema maemoO sistema operacional Maemo é uma plataforma de software móvel desenvolvida pela Nokia para smartphones e tablets, baseado na distribuição Linux Debian. A plataforma inclui o sistema operacional Maemo e do Maemo SDK.

Maemo é baseado principalmente em um software livre, e foi criado para aparelhos Maemo no Nokia, em colaboração com muitos projetos de código aberto, como o kernel do Linux, Debian e GNOME.

Maemo é baseado no Debian GNU/Linux e tira muito de sua interface, frameworks e bibliotecas do projeto GNOME, usando o Matchbox gerenciador de janelas, baseando-se na GTK Hildon como sua interface gráfica e aplicação de framework.

A interface do usuário no Maemo 4 é semelhante a muitas interfaces de móveis, e dispõe de uma “home” de tela, que funciona como um ponto central do qual todos os aplicativos e configurações são acessadas. A tela inicial é dividida em áreas para lançar aplicações, uma barra de menu, e uma grande área personalizável que podem exibir informações tais como um leitor RSS, leitor de rádio da Internet, e caixa de busca do Google.
O Maemo 5 UI é um pouco diferente: A barra de menus e área de informação são consolidados para o topo da tela, e os quatro desktops podem ser personalizados com os atalhos e widgets.

Em 2010, durante a Mobile World Congress, em fevereiro, A Nokia anunciou que o projeto Maemo se fundiria com Moblin para criar o sistema operacional MeeGo, uma outra plataforma de software móvel.

Atualmente ambos os sistemas forma desocntinuados pela Nokia, que não fabrica mais novos aparelhos com os sistemas, porém, alguns países ainda comercializam aparelhos rodando os sistemas.

Site: http://maemo.org