← Todos Sistemas Tirar Dúvidas Ver Catálago Celulares →


sistema androidO sistema operacional Android tornou-se a plataforma móvel mais popular do mundo. O sistema foi desenvolvido pela Open Handset Alliance, uma pequena empresa em Palo Alto, na California, nos Estados Unidos, liderada pelo gigante de buscas Google e outras empresas.

Com a plataforma Android é possível usar todos os apps do Google e mais de 600.000 apps e jogos disponíveis na Google Play, a loja virtual de aplicativos e downloads, além de milhares de músicas e livros, e centenas de filmes.

Os aparelhos Android já são inteligentes, e vão ficando cada vez mais ao longo do tempo com novos recursos sendo atualizados a cada ano, e que não são encontrados em nenhuma outra plataforma, permitindo que o usuários foque naquilo que é importante e colocando-o em controle de sua própria experiência móvel.

O Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux criado especialmente para dispositivos móveis, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

so-android5Além do próprio Google que fabrica os smartphones como o Google Nexus One, Nexus S, Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10 em parceria com outras empresas, existem muitos outros aparelhos fabricados por outras companhias de celulares como a HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG, entre outros, que usam a mesma plataforma do Google.

Segundo o Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos são ativados todos os dias. Atualmente, o sistema e seus aparelhos é desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp.

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas. A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.

É utilizado SQLite para armazenamento de dados. Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens, e o navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.

Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik especialmente desenvolvida para uso em dispositivos móveis, e que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado.

so-androidO sistema também suporta formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC, e é capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D. O sistema ainda inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance.

As ROMs customizadas são muito procuradas, pois modificam todo o sistema em busca de melhora no desempenho e no uso da memória. E para modificar a ROM original do aparelho é necessário ter acesso root. As ROMs mais famosas do Android, são: CyanogenMod, AOKP, Miui. Pode-se encontrar milhares de outras ROMs alternativas para aparelhos Android, já que o código fonte do Android é livre e qualquer um pode modificar.

so-android3O grande marketing do sistema é a sua possibilidade de ter tudo o que o Google oferece em uma única plataforma. Todos os produtos do Google como navegador Chrome, Google Maps, Google+, YouTube, Gmail, Google Drive, Picasa, Google Play e muitos outros estão disponíveis na plataforma, sem downloads adicionais, basta sincronizar suas contas existentes ou adicioná-las ao aparelho.

Com isso você navega rápido e tem todas as suas experiências de navegação no seu aparelho, tem acesso aos seus contatos, fotos, email e muito mais, de forma rápida e fácil. A plataforma ainda permite customizar os ícones nas telas do aparelho para que somente o que é importante e usado fique na tela para um rápido acesso. As notificações também oferecem acesso rápido a ligações, textos e novos emails. É possível desempenhar múltiplas tarefas e alternar rapidamente entre apps, controlar o aparelho por voz, e muito mais.

so-android4O Android já possui diferentes versões desde a sua primeira versão 1.5, e seguem denominações de sobremesas populares nos Estados Unidos, seguindo uma ordem alfabética, veja abaixo:
1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
2.0 – 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
2.2: FroYo (Frozen Yogurt – Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2011)
2.3: Gingerbread (versão lançada a 6 de dezembro de 2011)
3.0 – 3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)
4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)
4.1 – 4.2: Jelly Bean (Versão atual, lançada em 27 de junho de 2012, com atualização recebida em 29 de outubro de 2012).

O Android está disponível como código aberto desde outubro de 2008, sob a licença Apache, porém, o sistema depende de uma autorização do própria Google para poder acessar a biblioteca de aplicativos, Play Store.

O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar no sistema Android foi o HTC Dream, lançado em outubro de 2008, e o primeiro tablet comercialmente disponível a rodar o sistema operativo Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.

Site: http://www.android.com