A Vertu é uma fabricante inglesa e varejista de aparelhos móveis de luxo, antes pertencente a fabricante finlandesa Nokia como subsidiária, desde 1998. Os negócios têm sede no Reino Unido com escritórios espalhados por Nova Yorque, Beirute, Frankfurt, Hong Kong, Paris e Singapura.

Em 2012, a Nokia vendeu a Vertu para o grupo privado EQT VI, apesar de que os aparelhos continuam sendo fabricados pela Nokia. No início de 2013, foram vendidos 326.000 aparelhos em 500 lojas varejistas, incluindo 50 da própria marca. Os aparelhos eram tecnologicamente modestos e muito populares na Rússia, Ásia e Oriente Médio.

De acordo com o The Economist, o conceito foi apneas vender os aparelhos como acessórios de moda, com a ideia de que se as pessoas gastam fortunas em relógios, por que não em um aparelhod e telefone.

Os aparelhos da Vertu são feitos nas fábricas em Church Crookham, Hampshire, e Inglaterra. Os aparelhos são vendidos através do ênfase na forma de fabricação, estilo e serviço, ao invés de funcionalidade.

O modelo mais caro já feito, foi o Signature Cobra, de cerca de £213,000 (~$310,000); o modelo regular mais caro de 2006, foi o Signature Diamond de £55,000 (~$83,000). E em 2006 os preços iniciavam em torno de £3500 para o modelo Constellation.

O modelo carro-chefe da marca é o Signature, que ocntém cerca de rubis de 5 quilates em seu teclado. Outros modelos incluem: Ascent, Constellation Classic, Ayxta, junto aos smartphones Constellation Quest, e o Constellation Touch.

Os aparelhos Ascent forma cirados para serem leves e duráveis, feitos de alumínio ou titânio com borracha vulcanizada e couro. Os modelos Constellation Classics são simples e pequenos. Os Ayxtas são aparelhos de flip que vem em inúmeras variedade e cores.

O Quest é o primeiro smartphone da Vertu, equipado com teclado QWERTY feito com teclas em safiras esculpidas. Foi seguido do Constellation em 2011 , o primeiro modelo touchscreen da companhia.
Recentemente, o VERTU Ti o primeiro samrtphone da Vertu a usar o sistema operacional Android. A Vertu cria aparelhos em colabração com a Ferrari e Boucheron. Aparelhos anteriores e atuais da Vertu operam em sistema Symbian, que será substituído pelo Android OS em futuros aparelhos.