A Philadelphia Storage Battery Company, anteriormente conhecida como Spencer Company e depois Helios Electric Company, e hoje popularmente conhecida por Philco, é uma empresa norte-americana de produtos eletrônicos fundada em 1892, pioneira na produção de bateria, rádio e televisão, assim como antiga empregadora de Philo Farnsworth, o inventor da televisão.

Após já ter sido adquirida pela Ford Motor Company em 1961, a empresa foi adquirida pela Philips em 1981, a fim de obter os direitos de uso da marca Philips nos Estados Unidos.

A Philips continua usando a marca Philco em eletrodomésticos promocionais e licenciou o nome de marcas próprias e produtos eletrônicos de consumo do estilo retro. A Philips também licenciou a marca Philco para conversor digital de TVs analógicas no Estados Unidos.

No Brasil, a Philco após ter sido também Philco-Hitachi, foi adquirida em 1989 pela Itautec, tornando-se Itautec-Philco, que em 2005 vendeu a Philco para a Gradiente. Já em 2007, a Gradiente vendeu a marca para um grupo de investidores que tinham como objetivo licenciar a marca Britânia Eletrodomésticos.

Devido à forte presença da Philco no mercado de som e imagem, a Britânia lança produtos na mesma linha e inova lançando com alguns produtos na linha de eletroportáteis. Com sua estratégia baseada na produção terceirizada junto a fabricantes chineses, consegue expandir a linha de produtos até fogões cooktop, microondas, notebooks e tablets.

SIte: www.philco.com.br