A Microsoft Corporation é uma multinacional Americana de software, com sede em Redmond, Washington, nos Estados Unidos, que desenvolve, fabrica, licencia e oferece suporte à uma enorme variedade de produtos e serviços relacionados à computação.

A companhia foi fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975, é considerada a maior produtora de software do mundo em relação à receitas, e uma das companhias mais valiosas do mundo.

Microsoft foi estabelecida para desenvolver e vender básicos intérpretes para o Altair 8800. Acabou crescendo e dominando o mercado de sistemas de operação de computadores pessoais com o MS-DOS em meados de 1980, seguido da linha de sistemas operacionais Microsoft Windows.

Desde os anos 90s, a companhia tem se diversificado no mercado de sistemas operacionais e feito variadas aquisições corporativas em seus negócios, como a aquisição da Skype Technologies em 2011.

Atualmente, a Microsoft domina o mercado de sistemas operacionais para PC e mercados de “office suite” com o programa Microsoft Office. A companhia também produz uma enorme variedade de outros programas e servidores, e é ativa em áreas como pesquisa na internet com o Bing, na indústria de video game com o Xbox e Xbox 360, no mercado de serviços digitais através do MSN e Outlook, sem falar no mercado de aparelhos móveis através do sistema operacional móvel Windows Phone OS.

Após o lançamento do sistema Windows Phone 7, a companhia passou por uma reforma geral na casa, transformando o seu logo, produtos, serviços e websites adotando novos princípios e conceitos no design da linguagem Metro.

Já em 2011 a companhia lançou o Windows 8, criado para operar em ambos os computadores e tablets, a versão para consumidores veio em 2012, junto ao novo sistema operacional móvel Windows Phone. No mesmo ano, a Microsoft entrou no mercado de vendas de PC pela primeira vez, lançando o tablet Microsoft Surface, o primeiro computador da companhia a ter o seu hardware feito pela própria Microsoft, e a fabricante Nokia fechou parceria com a companhia para fabricar aparelhos com o novo sistema operacional da companhia.