O Lenovo Group Limited, anteriormente conhecido como Legend Group Ltd e New Technology Developer Incorporated é uma multinacional chinesa de equipamentos para computador e eletrônicos com sede operacional em Morrisville, North Carolina, e escritórios registrados em Hong Kong.

A companhia é uma das maiores fabricantes mundiais de computadores pessoais e o maior na região do Pacífico asiático a partir de 2006. A segunda maior vendedora de unidades de PCs, em 2012. Comercializa a linha de notebooks ThinkPad e a linha de computadores desktop ThinkCentre. Opera hoje em mais de 60 países e vende seus produtos em 160 países.

A empresa foi fundada em 1984 por um grupo de onze engenheiros liderados por Liu Chuanzhi em Pequim, porém só passou a existir em 1988, em Hong Kong.

Em 2005, a Lenovo comprou a Divisão de PCs da IBM. Sua sede está situada em Raleigh, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sede do extinto grupo ThinkPad da IBM. Hoje (2013), a Lenovo é considerada a maior fabricante de computadores do mundo e apresenta um crescimento acima do mercado pela décima setima vez seguida.

Possui em seu portifólio de produtos os conhecidos desktops pessoais e notebooks da linha Think – com qualidade, desempenho e durabilidade acima da média, voltado ao uso corporativo, e a linha Idea – com recursos de entretenimento (áudio e vídeo) otimizados para o consumidor de varejo. Outros produtos incluem tablets, aparelhos celulares, servidores, aparelhos eletrônicos de armazenamento, programas de TI e Smart TVs.

Em outubro de 2011, a Lenovo anunciou uma aliança com a produtora terceirizada de notebooks e PCs, Compal Eletronics. O empreendimento de mais de 300 milhões de dólares provocando um aumento disparado de suas ações em 11,2% na bolsa de Hong Kong.

“Lenovo” é uma junção de “Le-” (de lenda) e “novo”, latim para “novo” (caso ablativo). Seu nome em chinês significa “associação” (como “associação de palavras”) ou “pensamento conectado”, que implica também criatividade. No Brasil, comprou a empresa de eletroeletrônicos CCE.