A Hewlett-Packard, mais conhecida por simplesmente HP, é uma grande multinacional de tecnologia de informação cuja sede se encontra em Palo Alto, Califórnia, nos Estados Unidos. Ela se concentra no campo de computação, impressão, tratamento de imagem e também comercializa software, tecnologias, produtos, soluções e serviços para não só consumidores em geral, mas pequenas e médias empresas, assim como grandes companhias, incluindo clientes no setor do governo, saúde e educação.

Fundada em 1939, no fundo de uma garagem pequena, em Palo Alto, por William “Bill” Redington Hewlett e Dave Packard, dois estudantes da Stanford University, que haviam se tornado amigos em um acampamento de 2 semanas no Colorado em 1934.

Bill continuou os estudos em Stanford e no MIT, enquanto Dave começou a trabalhar na GE. Os dois garotos, morando em Palo Alto, decidiram investir 538 dólares para montar seu primeiro produto, um oscilador de áudio, um instrumento muito usado por engenheiros de som para fazer testes. Um de seus primeiros clientes foi a Walt Disney Studios que adquiriu 8 destes osciladores para desenvolver e testar o som para o filme de animação “Fantasia”, de 1940.

De acordo com a empresa de pesquisas Gartner, a HP é líder mundial na fabricação de PCs e vem desde 2007 enfrentando desafios no mercado impostos pela fabricante chinesa Lenovo. Apesar disso, foi a maior vendedora mundial de unidades em 2012.

Hoje a empresa de especializa em desenvolvimento e fabricação de equipamentos de computação, armazenamento de dados e rede, criando programas e fornecendo serviços.

Suas principais linhas de produtos incluem aparelhos de computador pessoal, enterprise, e servidores industriais padrão, aparelhos de armazenamento relacionados, produtos de rede, software e uma variedade enorme de impressoras, e outros produtos de imagem como copiadoras, scanners, etc.

A HP foca seus produtos em lares, empresas de pequeno e médio porte e companhias diretamente e através de distribuição online, lojas varejistas de eletrônicos e equipamentos para escritórios, parceiros de software e principais varejistas de tecnologia. A HP também possui fortes serviços e negócios de consultoria ao redor de seus produtos e de parceiros.

A HP possui linhas de sucesso de impressoras, escaneadores, câmeras digitais, calculadoras, PDAs, servidores, computadores desktop e computadores para uso pessoal e pequenas empresas, sendo que muitos deles apareceram com a fundição com a Compaq. A HP hoje promove-se como fornecedora não somente de hardware e software, mas como uma enorme variedade de serviços para criar, implementar e dar suporte a estruturas de TI.

A HP foi a primeira a introduzir no mercado a impressora a jato de tinta e a laser, junto a sua linha de scanners, que mais tarde foram agrupadas numa linha bem sucedida de produtos multifunções, podendo uma única máquina servir como impressora/scanner/copiadora/fax.

Apesar disso, o mecanismo de impressão da linha LaserJet das impressoras da HP depende quase inteiramente em componentes da Canon, que por sua vez utiliza tecnologia desenvolvida pela Xerox.
Em 2008, a HP laçou o aplicativo iPrint Photo para iPhone, um programa de download grátis capaz de imprimir fotos em 4″ x 6″ photos.

Com um investimento anual de 4 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, a HP Compaq tem criado novos mercados, principalmente através da invenção de novas soluções tecnológicas.

Hoje ela pode ser considerada uma das principais fornecedoras de impressoras inkjet e laser monocromáticas e coloridas, multifuncionais e de função única, de formato grande, scanners e servidores de impressão.
Também tem bastante destaque em sistemas completos de armazenamento em disco e OpenSANs (Storage Area Networks), software de gerenciamento de redes e sistemas, PCs, notebook e Pocket PCs.

Um dos destaques da HP atualmente na parte de serviços é o HP MAPS (Microsoft Authorized Premier Support) que disponibiliza suporte na construção de infra-estruturas de negócios utilizando tecnologia Microsoft, com engenheiros de suporte formados e certificados para atender dúvidas sobre os produtos Microsoft de seus clientes.

Mantém parcerias também com Cisco, SAP, Novell, 3Com, Axent, entre outros, prestando suporte na resolução de problemas de software para ambientes destes múltiplos fornecedores.

A Hewlett-Packard está disponibilizando também em parceria com a Microsoft uma solução para atender empresas de telecomunicações e provedoras de serviços de Internet. A plataforma principal é baseada no Microsoft Comercial Internet System (MCIS), um pacote de aplicativos integrados para Windows NT Server que possui e-mail, notícias, chats, comércio eletrônico e transmissão em tempo real (streaming media). A HP garante tecnologia para otimizar, com alta disponibilidade e missão crítica o uso de infra-estrutura de rede e servidores de ultima geração.

A evolução passou necessariamente pela readequação do tipo de profissional, onde a HP concentrou a sua atuação em sistemas de porte, ou clientes Enterprise, agregando um maior valor, segmentando por áreas de atuação. Houve um processo de qualificação dos parceiros que prestam serviços para a HP, criando a maior rede de credenciadas do Brasil com a maior quantidade de profissionais. Todos estes credenciados necessitam ter certificação nos produtos que atendem sob pena de não terem a sua revalidação aprovada (anualmente).