app-editorialO Editorial, criado pela omz:software, é um simples editor de texto para o iPad que vem com poderosas ferramentas de automação e suporte para a sintaxe Markdown de John Gruber’. Se estiver procurando por uma solução completa para escrever “on-the-go”, então este é o app que você deve ter de agora em diante.

Primeiro de tudo, o Editorial é um editor de texto para escrever que já vem com suporte para Markdown de fábrica. Também possui sincronização com Dropbox, e possui inúmeros painéis de ferramentas e menus para pré-visualização de documentos (Markdown à HTML), um console Python e bloco de rascunho, visualizador de documento, e um navegador embutido para pesquisas. É praticamente um canivete suíço para escrever!

app-editorial2A primeira coisa a fazer é sincronizar o seu Editorial com a sua conta no Dropbox, sendo que não há restrições quanto à pasta que tudo será salvo. Por padrão, o Editorial fará uma pasta chamada de “Editorial” na pasta de “Apps” do seu Dropbox, mas você pode mudar o local para onde quiser. Se você optar por raiz /Dropbox (colocando um / nas configurações de Sincronização de Pastas), assim você terá acesso a qualquer texto ou arquivo de Markdown que tiver. O Editorial é capaz de carregar todos os arquivos de forma rápida e sem erros ou falhas.

Além de muito útil, o Editorial tem uma excelente aparência e é super intuitivo. As suas pastas e arquivos são acessados através do painel lateral, onde você também pode acessar o editor quando selecionar um arquivo compatível (apenas texto simples e Markdown).

Da tela de edição, você pode acessar os painéis laterais com o botão de “hamburger”, configurações no botão de engrenagem, e até pesquisar por palavras-chave através dos pelos seus documentos com o recurso de pesquisa. Para o Markdown Preview, Python console, ou navegador interno, é só tocar no botão de “painel lateral” na direita de cima, e selecione a visualização que desejar.

É onde ir também se precisar de ajuda com o app, pois há toda a documentação com tudo que se precisa saber. Você pode também deslizar na horizontal para navegar entre todas as visualizações disponíveis.

Ao escrever, o Editorial terá uma extensão para teclado que apresenta uma lista de botões de atalhos para caracteres mais usados. Há também um botão para edentar seus parágrafos, se for preciso. Dois botões próximo a borda direita desta extensão permite visualizar e editar os seus “snippets” de texto atuais, assim como desfazer e refazer a sua última edição.

O recurso de Snippets é incrível, além de economizar tempo. E se você já possui TextExpander Touch no seu iPad, vai ficar feliz em saber que há suporte completo para isso no Editorial. Criando novos snippets constituirão o seu texto desejado, e as abreviações que se expandirão para o texto completo.

O editor de snippet incluem atalhos bastante úteis no teclado, incluindo um botão para indicar texto selecionado, Editor (nome de arquivo, extensão, título do navegador, navegador URL), Data (vários formatos para ano, mês, e data), Hora (formatos diferentes para hora, minuto, segundos e a.m./p.m.), Clipboard, que colará tudo o que recentemente foi copiado no seu iPad.

Quando você começa a digitar o início de umd os seus snippets, o Editorial traz algumas bolhas no canto esquerdo da tela que mostram as primeiras duas letras do que você está digitando e os snippets associados a estas abreviações. Uma excelente forma de trazer snippets que você pode ter adicionado mas que não se lembrava mais. Por padrão, Editorial somente traz estes pop-ups quando são digitadas as primeiras duas letras de um snippet, mas você pode mudar para a penas a primeira letra.

As partes mais complexas do Editorial estão nos “workflows” e Python. Para criar uma workflow ou visualizar existentes (o app já vem com algumas opções), toque na ferramenta no canto direito de cima, ao lado do botão do painel lateral. Workflows consistem em várias açoes que são usadas em conjunto para criar um processo de automação.

Se você já estiver familiar com AppleScript, estes workflows funcionam de forma similar. Você pode escolher da Biblioteca de Ação do Editorial, que será dividida em 6 categorias: Especial, Editor, Interação, Filtro de Texto, Utilidades, e Navegador da Web.

Criar estas workflows pode ser difícil, especialmente se você for novato. Por isso, dê uma olhada nas documentações do Editorial para se guiar emc omo funciona. Todos os seus workflows podem ter seus próprios ícones de acesso para um reconhecimento mais fácil uma vez que você começar a ter uma coleção maior deles.

Ao selecionar um workflow para usar, o ícone de ferramenta muda para uma roda para que os usuários saibam que está sendo processado e funcionando. O app ainda oferece dois temas diferentes, que podem ser escolhidos em suas configurações. O tema normal será claro, e há uma opção para modo escuro.

Usuários também podem customizar o espaço da linha e a largura do texto, para que fique ainda mais fácil ler e escrever com o Editorial. Corretor gramatical, auto-correção e letra maiúscula automática também podem ser usados para fazer com que o processo seja ainda mais fluido. Os snippets e abreviações também possuem uma opção para ignorar, apresentar as sugestões ocm uma oud uas letras ou desligar o recurso completamente.

O Markdown pode apresentar pré-visualização entrelinhas, assim como ter fontes diferentes com 10 opções e tamanho de texto, cabeçalho, código, e até texto simples. Opções avançadas trazem a habilidade de mudar a opacidade de formatação do caráter, extensões de formatos de arquivos compatíveis, e extensão padrão para documentos recém-criados no Editorial.

As possibilidades chegam a ser quase infinitas com o Editorial, se você planeja escrever bastante, e deseja diminuir o peso da bagagem no seu iPad, então considere fazer o download do Editorial para a sua caixa de ferramentas. Você obtém o Editorial para iPad na App Store por $4.99 (exige sistema iOS 6).

Download:

Uma resposta

  1. Encontrar editores de texto para o iPad não chega a ser uma tarefa difícil, mas o diferencial de sincronizar os arquivos com o Dropbox coloca esse aplicativo à frente dos demais aplicativos do gênero. Compatível com o iOS 6 e trazendo interessantes ferramentas de edição, ele pode ser adquirido na App Store por um preço razoável para a sua proposta.

Os comentários estão desabilitados.