app-legatoLegato – Share and Discover Music, criado por Anthony Castelli, é uma micro rede social com a proposta única de ajudar a descobrir as músicas que seus amigos estão ouvindo similar à outros apps de música como o app Soundtracking.

Para poder usar o Legato, você precisa fazer uma conta, e é super rápido. O app oferece também um tutorial que mostrará o básico de como usá-lo. Uma vez com tudo configurado, é hora de começar a compartilhar e descobrir.

Já que o app é uma micro rede social, é melhor se usado com os amigos, pois tudo o que os seus amigos estiverem ouvindo, e as suas músicas aparecerão na Linha do Tempo, na tela principal do app.

A Linha do Tempo é onde você vai gastar a maior parte do tempo, pois é simples, porém elegante, como na linha do tempo do app Path. Ao navegar pela linha do tempo, você revela uma “timestamp”, para que você veja quando a música foi tocada. As atividades mostram informações como o nome da pessoa que está ouvindo, música, artista e álbum.

app-legato2Ao tocar em uma música, você abre uma pequena janela, onde você pode dar estrelas se gostar da música, ouvir às amostras de músicas, e até ir para o iTunes Store para comprar a trilha. Se for uma música que você já possui no seu aparelho, poderá tocá-la imediatamente.

Tocando e segurando em uma música, você abre 4 “petalas” que giram e revelam as opções de compartilhamento, para que você possa compartilhar a trilha sonora no Facebook, Twitter, ou App.net.

Tocando na imagem do cabeçalho na linha do tempo você vai para a tela de tocar músicas, podendo ver a capa de álbum e informação de música próximo ao centro da tela, no círculo. Você esfrega a circunferência do círculo para ir para o áudio. O topo apresenta os controles de playback e não tem botão de shuffle ou de repetir como nos apps padrão de música.

O Legato serve como uma front-end para o Music.app no seu iPhone, para que você possa acessar a sua biblioteca de músicas no aparelho tocando no botão com ícone de nota musical na parte direita de baixo da tela. Você só pode adicionar músicas individualmente, ou selecionar todas.

Se você for novo no app e não possui muitos amigos, uma boa forma de descobrir novas músicas é navegar pela seção Top Músicas e Top Artistas no menu do painel lateral, com as 10 primeiras de cada seção. Ao visualizar um artista, você acessa o último álbum, e obtém um link para a iTunes Store para amostras ou comprar.

Ao visualizar as músicas, você tema s mesmas opções: estrelar, amostra e compra. O Legato também tem um recurso de pesquisa. As configurações permitem que usuários liguem ou desliguem notificações, configurações de tela como tamanho de fonte e nome na tela, tempo de atualizar, publicação automática na linha de tempo, mostrar notificações e escolher a aparência do botão de música. Há também algumas opções de conta, como esvaziar o cache e copiar o endereço de perfil para compartilhar com outros.

O app é bem bacana e traz uma experiência bem boa ao trazer seus amigos para dentro dele. Você obtém o Legato – Share and Discover Music na App Store para iPhone totalmente de graça.

Download: https://itunes.apple.com/us/app/legato-share-discover-music/id646512586?mt=8

Uma resposta

  1. O Legato não é na verdade um app para descobrir músicas, como é o caso do MotoID.
    Ele é na verdade uma rede social onde a diversão está em descobrir as músicas que os seus contatos estão ouvindo.
    É verdade que o aplicativo traz diversos recursos, como biblioteca de músicas, mas é apenas isso.

Os comentários estão desabilitados.