Saiba como pesquisar na Internet

Quando precisamos fazer uma pesquisa ou saber de alguma coisa, nos dias de hoje, muitos recorrem às buscas na internet. Não muito tempo atrás, as pesquisas eram feitas em enormes e pesadas coleções enciclopédicas, jornais, revistas, e em inúmeros livros. Hoje, todos recorrem às páginas publicadas na web, uma verdadeira biblioteca virtual de conhecimento à nossa disposição.

Em meio a tanta informação disponível, como saber o que é relevante ou até mesmo como fazer a pesquisa da forma correta para obter os melhores resultados? O site oficial da Vivo (http://www.vivodicas.com.br/), elaborou umas dicas para que você consiga achar exatamente o que procura na Internet com mais rapidez e eficiência.

Quem sabe ainda, durante o processo, você acabe descobrindo coisas novas e mais interessantes, leia abaixo:

1. Histórico
O histórico de pesquisas é todo e qualquer site que já foi visitado por você em um computador específico. Toda esta navegação fica registrada no seu navegador, podendo ser apagada, se assim desejar. Caso esteja procurando por uma página específica que já foi visitada antes, basta ir nas preferências, clicar na URL da página e procurar pelo que precisa.

2. Grafia
Não é necessário escrever da forma correta os termos que procura, pois sites de busca como o Google buscam pela grafia correta e sugerem outros termos. Também não faz diferença usar maiúsculas, minúsculas ou caracteres especiais.

3. Termos de busca ou palavras-chave
Quanto mais palavras usar, mais precisão terá a sua busca, e assim menos resultados aparecerão, o que significa que você tem mais chances de encontrar o que procura, e menos páginas para ter que selecionar.

4. Aspas e sinal de subtração
Quando você coloca um termo que procura ou uma frase entre aspas você obtém resultados exatos. Ao usar um sinal de subtração (“-”), você consegue retirar termos que não deseja encontrar.

5. Site específico
Para buscar por um site específico, inclua o termo “site: nomedosite”. O resultado será bem mais rápido e preciso.

6. Matéria ou texto específicos
Para incrementar ainda mais a sua busca, use “intitle: palavra” para encontrae os termos nos títulos dos sites e publicações. Caso saiba o nome do autor do texto use “author: nomedoautor”.

7. Arquivo específico
Se você estiver procurando por um texto ou arquivo específico, procure por “filetype: nomedoarquivo.pdf” para saber onde está disponível.

8. Sites relacionados
Muitas vezes, as pesquisas precisam de fontes variadas de um assunto similar. Para encontrar assuntos similares em sites relacionados, ou de mesmo conteúdo, use a busca “related: nomedosite”.

9. Sinônimos ou Palavras semelhantes
Você pode incrementar ainda mais a sua pesquisa usando o sinal “~” para ir atrás de termos parecidos, como por exemplo: “Celulares ~planos de internet”

10. Listas de números
Você pode também procurar por preços e outros valores usando o sinal “..”. Por exemplo: “Celulares Nokia R$300..R$700”, valendo também para datas específicas, como “lançamentos de celular 2010…2012”. Outras buscas que envolvem números também podem ser feitas, como conversão de moedas, contas, rastreamento de encomendas, cotações da Bolsa, horários de filmes e horários de vôos.

Com estas dicas, a sua pesquisa na Internet ficará muito mais rápida e eficiente, assim como a sua vida com o conhecimento chegando mais facilmente até você.

Responder     Seguir Respostas

4 Respostas


  1. Esperança

    Bom dia eu tenho celular Samsung St-S7562L , tenho um chip conta controle não consigo rede .
    Como posso ativa o chip??

    Responder
    1. AndreOliveira

      Olá! O seu celular é compatível com a operadora em questão? Você já ligou para a sua operadora e desbloqueou este chip para uso mediante ao cadastro?
      Você está em uma área de cobertura da operadora e plano escolhido?

      Responder
    2. Sergioc

      Pode ser que seu aparelho não esteja desbloqueado para essa determinada operadora. Ligações você consegue fazer corretamente?

      Responder
  2. AndreOliveira

    Existem diversas dicas para se fazer uma busca que traga resultados satisfatórios, e não por acaso o Google é o mecanismo de busca mais utilizado do mundo, já que de uma programação inteligente ele oferece uma série de combinações e códigos possíveis para serem utilizados durante a pesquisa.

    Responder
Gostou? Compartilhe!
Ajude a nossa comunidade receber mais respostas.

Responder