O cartão SD ou micro SD, é a memória externa do seu aparelho, onde ficam armazenadas fotos, vídeos, contatos, aplicativos, ou qualquer outro tipo de arquivo que você desejar gravar ali. É muito usado para expandir a memória já pré-existente no seu aparelho de telefone, podendo variar em tamanho de armazenamento (1GB, 2GB, 4GB, 8GB, 16GB e até 32GB).

Costumamos receber muitas perguntas, dúvidas e pedidos de socorro em nossa sessão de Perguntas com relação à formatação do cartão SD no smartphone. Muita gente se desespera, pois ao fazer da forma incorreta pode danificar o cartão e perder tudo o que estaria ali armazenado, não sendo possível depois recuperar novamente, e as vezes até tendo que comprar um novo cartão.

O cartão SD do smartphone pode conter mais arquivos que a própria memória interna do seu aparelho do telefone. A maioria das pessoas tentam armazenar aplicativos para economizar espaço no aparelho ou até contatos e informações para depois serem transferidos para um outro aparelho.

Por isso, os dados ali armazenados são de grande importância para o usuário. Para que o cartão seja reutilizado é necessário, de vez em quando esvaziá-lo, transferindo os dados para um outro aparelho. Mas, para reformatá-lo ou zerá-lo, é preciso cuidado para fazer da forma correta, sem que o procedimento interfira no sistema do seu aparelho ou que nada aconteça com os arquivos que já ali armazenados ou do próprio aparelho.

O pessoal do portal TechTudo divulgou um tutorial para que usuários possam aprender a formatar o cartão de memória de uma aparelho Android, tanto pelo telefone quanto pelo computador. Leia abaixo o passo-a-passo:

1. Formatação pelo smartphone:

Passo 1. Acesse a opção de Configurações no menu do seu aparelho Android, em seguida em “Armazenamento”;

Passo 2. Role as opções para baixo até a opção “Formatar cartão SD” e selecione-a. Em seguida, toque novamente em “Formatar cartão SD” para começar o processo de formatação;

Passo 3. Aguarde até que os dados e arquivos contidos no seu cartão sejam deletados definitivamente e uma mensagem aparecerá avisando que o seu cartão foi reformatado com sucesso.


2. Formatação pelo computador:

Passo 1. Conecte o smartphone no computador, pelo cabo USB fornecido pelo aparelho;

Passo 2. Aguarde até que o dispositivo seja reconhecido, o computador irá avisar quando estiver pronto e uma janela irá se abrir. Senão, aguarde alguns minutos e clique no Explorer do Windows (ícone em formato de janelas coloridas com o menu principal do computador, onde há Iniciar/desligar);

Passo 3. No lado esquerdo da tela exibida, observe dois discos removíveis referentes à memória interna do smartphone e ao cartão SD;

Passo 4. Se o seu cartão SD não possuir um nome que ajude a identificá-lo, você terá que abrir ambos os discos, e reconhecer aquele que deseja formatar. Antes de inciar o processo procure saber o nome do seu cartão SD, se tiver vindo de fábrica terá a mesma marca que o seu aparelho, se tiver sido comprado em outro local feche a janela, desconecte o seu aparelho do computador, desligue-o e abra o compartimento do cartão para verificar o seu nome, e incie todo o processo novamente. Cuidado para não formatar o disco errado;

Passo 5. Uma vez que o cartão for identificado, clique com o botão direito do mouse sobre o disco, e escolha a opção “Formatar”;

Passo 6. Na janela seguinte, escolha em “Sistema de arquivos”, o tipo desejado, sendo que para cartões SD, o padrão é FAT 32. A seguir, dê um nome para o seu cartão, assim será mais fácil reconhecê-lo novamente no seu computador;

Passo 7. Ainda na mesma janela, desmarque a opção “Formatação Rápida”, para executar a formatação completa do cartão. Por último, clique no botão “Iniciar”.

Passo 8. O seu cartão será reformatado em alguns minutos e poderá ser reutilizado novamente. Ao terminar, feche a janela, e desconecte o seu aparelho do computador de forma segura.


Pronto! Esperamos ter ajudado!

Respostas (4)

  1. Jessica

    Sim ajudou muito, estou com um problema que acho q mudar para FAT 32 ira resolver, mas não da p fazer isso pelo celular, o celular apaga, mas não da p saber se ele está no formato correto.
    O meu cartão está corrompendo todos os arquivos que tranfiro p ele e n sei o que fazer e não sei se isso vai resolver pq já formatei várias vzs pelo celular e o problema continha.

    1. AndreOliveira

      Faça a leitura desse cartão de memória em um computador com leitor de cartões. Utilize um adaptador SD para conseguir conectar esse cartão micro SD no computador.

      Então faça um escaneamento no cartão com um software antivírus. Depois procure por erros no cartão com o escaneamento de disco do sistema. Em “Meu computador” clique com o botão direito sobre a unidade que representa o cartão de memória, então clique na opção “Propriedades”. Vai se abrir uma nova janela. Clique na aba “Ferramentas” e depois clique sobre o botão “Verificar agora…”

      Para formatar o cartão no computador com Windows também é simples. Em “Meu computador” clique com o botão direito do mouse sobre a unidade que representa o cartão de memória, então clique na opção “Formatar…” .Em Sistema de arquivos” escolha a opção “FAT-32″. Deixe marcada a caixa “Formatação rápida”, então clique no botão “Iniciar”.

    2. Sergioc

      Jessica,

      Em alguns casos o próprio cartão SD pode estar com problema. Caso tenha feito os procedimentos e o cartão ainda continue corrompendo os arquivos, o ideal é efetuar a troca do cartão.

  2. AndreOliveira

    Muito bom artigo!
    Em resumo é isso mesmo, existe basicamente duas formas de se formatar o cartão de memória do celular: pelo próprio aparelho ou por meio de um computador, sendo que esse ultimo exige maior atenção na hora de formatar o cartão com o sistema de arquivos correto!



↓ Gostou? Compartilhe! Ajude a nossa comunidade receber mais respostas.

Responder