BlackBerry lança novo smartphone sem teclado

Nessa última quarta-feira, durante evento realizado em Nova York, a antiga Research In Motion, fabricante canadense dos famosos aparelhos Blackberry, anunciou oficialmente a troca de nome da companhia, agora passando a chamar somente BlackBerry em homenagem à sua marca, e marcando de vez a nova fase.

Segundo o portal de notícias Reuters, a companhia aproveitou também para lançar uma série de novidades. Após longos 18 meses e uma série de especulações e rumores em portais de tecnologia, a fabricante canadense apresenta suas últimas apostas ao mercado concorrido e dominado por smartphones Android e Apple.

São dois novos aparelhos da linha Blackberry, um top de linha para concorrer diretamente com o iPhone 5 e Galaxy S III, o BlackBerry Z10; e o Q10, de especificações mais modestas, porém não divulgadas em detalhes.

A companhia irá focar na integração profissional e pessoal dos usuários com acesso fácil a redes sociais. Depois de ínúmeros vazamentos com supostas especificações e imagens do aparelho, o Z10 será o primeiro smartphone a trazer o novo sistema operacional próprio da companhia, o BlackBerry 10, que chega com uma configuração robusta para entrar com tudo no mercado.

De acordo com o CEO da empresa, Thornsten Heins, o Z10 é o BlackBerry mais bonito que já lançado pela companhia, e tudo no aparelho estará ao alcance do usuário com um toque do dedo. Além do sistema BB10, o novo Z10 traz é o primeiro da marca a vir com teclado virtual.

Suas especificações incluem uma tela sensível ao toque HD de 4,2 polegadas, processador de dois núcleos de 1,5 GHz, 2 GB de RAM, duas câmeras, uma frontal de 2 MP e uma traseira de 8MP, capaz de capturar vídeos em alta definição, , memória interna de 16 GB e possibilidade de expansão por MicroSD e suporte para rede 4G LTE, Wi-Fi, NFC, Bluetooth 4.0.

No Z10, as principais redes sociais, como Twitter, Facebook e LinkedIn serão integradas na função BlackBerry Hub, que permite receber, responder e criar mensagens, incluindo também informações de cadastro de e-mails e calendário do usuário, tudo em uma única aplicação.

Além disso, o BlackBerry Message (BBM), o famoso recurso de troca de mensagens bastante popular entre os usuários do serviço agora pode fazer chamadas em vídeo, além de permitir o compartilhamento da tela do smartphone com outros contatos.

Já outro aparelho, o Blackberry Q10, vem com tela de 3,1 polegadas e teclado físico QWERTY, porém traz também o novo sistema BB10.

A Blackberry garante mais de 70 mil aplicativos disponíveis na sua nova plataforma para ambos os aparelhso lançados. Para atrair ainda mais os consumidores, a companhia contou com parceiros nos segmentos de música e vídeo, incluindo desde Walt Disney Studios e Sony Pictures até Universal Music Group e Warner Music Group.

Segundo o Wall Street Journal, o Z10 começará a ser vendido no Reino Unido nesta semana e deve chegar aos Estados Unidos em meados de março. De acordo com o portal Engadget o aparelho custará cerca de US$ 200 atrelado a contrato com operadora, e o portal CNET especula que este preço pelo aparelho desbloqueado possa ser de até 600 dólares.

Não foram divulgados mais detalhes sobre o modelo Q10, como preço, data de lançamento e mercados à ser comercializado.

Fonte: Engadget, Wall Street Journal, Reuters.

Responder     Seguir Respostas

Responder