Ficar enviando mensagens de texto enquanto se está conversando ocm alguém frente à frente é rude. Os smartphones pode ser uma nova tecnologia, mas com certeza você já sabe o básico em relação às regras de etiqueta do aparelho – mesmo que ache que não sabe.

Muitas das lições básicas de etiqueta que você aprendeu quando criança ainda permanecem as mesmas até hoje, mesmo com todo este contexto de novas tecnologias. Pensando no que você está fazendo e onde irá fazer, você pode evitar cometer algumas deselegâncias ou situações desagradáveis ao usar o seu smartphone, mesmo sendo um novo usuário.

Adotar uma boa conduta de etiqueta é uma habilidade que deve ser incorporada por você ou até mesmo pela companhia ou organização na qual você possa fazer parte. Principalmente no ambiente de trabalho, você provavelmente nunca se encontrará com todas as pessoas que você fala ao telefone, portanto a experiência que estas terão com você ao telefone é a única forma de se ter uma boa impressão sua.

Ao incorporar algumas atitudes e seguir alguns simples passos adotando um protocolo de etiqueta ao telefone, você garante uma impressão bastante favorável e não comete gafes ou causa situações desagradáveis.

Conversas Privadas
Todo mundo aprecia a conveniência que um smartphone oferece, mas você deve manter conversas privadas como tal, privadas. Só porque você pode atender um telefone no elevador, não significa que é uma boa ideia. Se estiver andando pela rua, falando em detalhes sobre um assunto particular no seu smartphone, a chance das pessoas não estarem afins de ouvir a conversa é bem grande.

Situações Sociais
Smartphones oferecem conveniência e distração em um único pacote. Você pode checar placares de esportes, tempo, o trânsito e notícias, ler ou escrever email, jogar joguinhos e fazer muitas outras coisas nestes aparelhos. Contudo, é rude fazer isto em uma mesa de jantar, em uma festa ou ao redor de amigos, à não ser que você tenha estabelecido regras mútuas de cordialidade entre estas pessoas com relação ao uso do smartphone. Passar o tempo com amigos e a família deve ser somente isto, passar tempo de qualidade com eles e não compartilhar o seu tempo com aparelhos eletrônicos.

Leia os sinais
Todo mundo sabe que falar ao celular em um teatro ou cinema é falta de educação. No entanto, smartphones levantam outra possibilidade para esta falta de compostura neste cenário, como suas telas iluminadas. Em salas de cinema escuros, mandar mensagens de textos para alguém ou até mesmo navegar algo no aparelho pode distrair os outros ao seu redor. Teatros e salas de cinema, ou outros eventos culturais costumam ter avisos e e sinais restringindo o uso de aparelhos celulares.

Sugestões
Trata os outros como você gostaria de ser tratado com relação ao uso do smartphone. A maioria das pessoas não gosta de ser interrompido ou ignorado, especialmente quando o objeto de distração é um objeto inanimado. Novas tecnologias são excitantes e tornam nossa vida mais fácil. Certifique-se de ao usar o seu smartphone ele não mandará em você. Seus amigos, familiares e até pessoas que você não conhece irão agradecer.

3 respostas

  1. Em uma época em que as opções de conectividades e recursos oferecidos pelos celulares e smartphones ofuscam a proposta inicial de comunicação por voz desses aparelhos é muito comum tratarmos nossos contatos de maneira informal e que fogem aos padrões da boa conduta, o que é compreensível se paramos para analisar que hoje o celular não é mais apenas acessório que carregamos por necessidade, mas algo que tornou-se parte de nós, tal qual uma peça de roupa.

  2. Regra de etiquetas até para usar o smartphone, haha, show! Dando uma lida no artigo pude notar que são dicas fundamentais para quem possui tal tecnologia, já vi diversas vezes alguém com o celular na mão no meio de um debate ou uma apresentação, isso é realmente uma grande falta de respeito.

  3. Essas dicas valem para muitas pessoas, pois devido a conexão com a internet e consequentemente a opção de estar ligado as redes sociais, faz com que a pessoa fique com o aparelho na mão durante muito tempo e dependendo do local isso pode ser uma falta grave nas regras de etiqueta

Os comentários estão desabilitados.