Hoje os telefones celulares e smartphones são muito mais que simples aparelhos de telefone que efetuam chamadas ou enviam mensagens de textos, e para poder executar suas tarefasespeciais e desempenhar bem todos os recursos disponíveis, um smartphone possui o seu sistema operacional próprio responsável pela sua funcionalidade e bom desempenho.

Cada fabricante ao criar o seu aparelho deve optar pelo seu sistema operacional que oferecerá a melhor plataforma de usuário possível para o consumidor final. O sistema operacional, assim como o conjunto de hardware, é uma das coisas mais importantes nas especificações do aparelho, e vai muito além de seus recursos disponíveis e aparência.

Portanto, ao escolher o seu aparelho, certifique-se de que ele possui um bom sistema operacional. Veja abaixo, os principais SO disponíveis hoje no mercado:

BlackBerry OS
BlackBerry OS é um sistema operacional móvel de código fechado desenvolvido pela empresa canadense Research In Motion especialmente para os modelos de celulares da empresa, os Blackberry. Sua última versão estável é a 6.0, lançada em Agosto de 2010.
O sistema foi desenvolvido na linguagem C++, e suporta aplicativos em Java. É multitarefa, e suporta touchscreen, trackball, trackwheel e outros recursos de hardware dos aparelhos.
Os aparelhos são corriqueiramente utilizados para leitura e envio de emails, pelo próprio sistema, ou através da sincronização com softwares como o Microsoft Exchange, Lotus Domino ou outros.

iPhone OS
iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros.

A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de “pinça” utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem.

Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho (um resultado comum é o comando de desfazer) ou rodá-la em três dimensões (um resultado comum é a mudança do modo retrato para modo paisagem).

O iOS consiste em quatro camadas de abstração: a camada Core OS, a camada Core Services, a camada mídia, e a camada Cocoa Touch . O sistema operacional usa aproximadamente 600 megabytes de armazenamento do dispositivo, que varia para cada modelo.

O sistema operacional foi lançado com o iPhone na “Macworld Conference & Expo” em 2007, e inicialmente, aplicações de terceiros não eram permitidas, sendo que os desenvolvedores poderiam criar aplicativos web que “se comportassem como aplicações nativas no iPhone”, à exemplo do Google Maps para o iOS.

Em 2008, a Apple lançou o primeiro beta, juntamente com um novo nome para o sistema operacional: o “iPhone OS”. A rápida venda de dispositivos móveis da Apple acendeu interesse no SDK. Em janeiro de 2010, a Apple anunciou o iPad, com uma tela bem maior do que o iPhone e iPod touch, e projetado para navegar na web, o consumo de mídia, e da leitura iBooks.

O nome “iOS” foi usado pela Cisco, e para evitar qualquer ação judicial em potencial, a Apple licenciou o “iOS” como marca registrada. O iOS 6 é a versão atual do sistema, trazendo 200 novidades em relação à anterior, entre elas, está uma nova aplicação de mapas totalmente independente da Google e com navegação turn-by-turn.

Também teve de se adaptar às novas resoluções impostas no iPhone 5 e iPod Touch de quinta geração. Desta vez, o Siri será compatível com o Novo iPad e com o iPod Touch 5º Geração.

Android OS
Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux para dispositivos móveis, como o próprio Google Nexus One, Nexus S ou Galaxy Nexus, bem como por outros fabricantes de celulares como a HTC, Samsung, entre outros. É desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.
Segundo a Google, mais de 200.000 telefones celulares com este sistema operacional são vendidos todos os dias.

Em julho de 2005 a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California, USA. No tempo da Google conduzido por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar no sistema Android foi o HTC Dream, lançado a 22 de outubro de 2008. O primeiro tablet comercialmente disponível a rodar o sistema operativo Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 2011 nos Estados Unidos.

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas. A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.

É utilizado SQLite para armazenamento de dados. Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens. O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.

Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.

O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC. O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.

O Ambiente de desenvolvimento (SDK) inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT).

As diferentes versões de Android têm desde a versão 1.5, nomes de sobremesas ou bolos (em inglês) e seguem uma lógica alfabética:
• 1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
• 1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
• 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
• 2.2: FroYo (Frozen Yogourt – Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2011)
• 2.3-2.4: Gingerbread (versão atual lançada a 6 de dezembro de 2010)
• 3.0-3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)
• 4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)
• 4.1: Jelly Bean (Anunciada oficialmente em 21/06/2012)

Symbian OS
Symbian é um sistema operacional móvel (OS) e plataforma de computação, projetado para smartphones, sob conduta da Nokia é mantido pela Accenture desde 22 de junho de 2011.
A plataforma Symbian é o sucessor do Symbian OS e Nokia Series 60 , Symbian OS, ao contrário, que precisava de um adicional de interface de usuário do sistema. A versão mais recente é Symbian 3, que foi lançada oficialmente no 4 º trimestre de 2010, usado pela primeira vez no Nokia N8.

Em maio de 2011, uma atualização, Symbian Anna, foi anunciada oficialmente, seguido por Nokia Belle (anteriormente Symbian Belle) em agosto de 2011. O sistema Symbian OS foi originalmente desenvolvido pela Symbian Ltd. É um descendente do EPOC da Psion e executa exclusivamente em processadores ARM. Atualmente Symbian 3 é baseada na antiga interface da Nokia Séries 60, atual S60.

Bada OS
O Bada OS foi criado em 2010 pela Samsung com um propósito básico de concorrer com grandes companhias como a Apple Inc. e a RIM, além de transformar seus consumidores em usuários de Smartphones.
O Wave II foi lançado recentemente com um hardware muito parecido com o seu antecessor com exceção de a sua tela ser maior com 3.7 polegadas contra 3.3 do antigo modelo e utilizando Super Clear LCD no lugar do Super AMOLED do Wave da primeira geração.

Atualmente o sistema operacional se encontra na versão 1.2 e 2.0, que foi apresentada com a promessa de muitas novidades, entre elas, uma interface de usuário redesenhada oferecendo uma maior personalização, animação e melhor organização, com uma maior integração com redes sociais, navegadores, HTML5, multitarefa avançada, e um novo SDK também compatível com Mac e Linux.

No Brasil ele ainda permanece na versão 1.0.2, e apesar de ainda estar presente am alguns aparelhos no mercado, o sistema foi descontinuado e não está mais sendo fabricado em novos aparelhos.

Do ponto de vista dos desenvolvedores, há similaridades claras entre o Symbian e o Bada. Outros aparelhos também utilizam o sistema operacional, tais deles os modelos Wave 533, 525 e 723, Wave Y S5380 832MHz, Wave S8500 1GHz dentre outros.

MeeGo
O MeeGo é um sistema operacional para dispositivos móveis de código aberto, com kernel Linux, anunciado no Mobile World Congress em Fevereiro de 2010, pela Nokia e pela Intel em uma conferência conjunta à imprensa.

Seu objetivo é unir esforços da Intel no Moblin e da Nokia no Maemo em um só projeto, obtendo reações mistas das comunidades de ambas partes. O MeeGo foi desenhado para atuar como um Sistema Operacional para plataformas como netbooks, desktops, tablets, smartphones, sistemas de navegação automotiva, smartTVs e outros sistemas embarcados.

O MeeGo é hoje hospedado pela Linux Foundation. As decisões são de que a interface de usuário do framework serão baseadas em Qt, mas fornecerão compatibilidade com aplicativos do Moblin. A plataforma abaixo Qt será baseada no projeto Moblin da Intel e será hospedado pela Linux Foundation.

Dependendo do dispositivo, aplicativos serão fornecidos pelo AppUp da Intel ou pelo sistema distribuidor de software digital Ovi da Nokia. Ele vai fornecer suporte para ambas arquiteturas de processamento ARM e x86.

Harmattan, foi proposto originalmente para se tornar o Maemo 6, a sexta encarnação do sistema operativo móvel Maemo da Nokia, é agora considerado um exemplo de MeeGo, embora não seja um produto MeeGo em si. Além disso, a Nokia está abrindo mão da marca Maemo para Harmattan e além, embora Fremantle e anteriores ainda serão referidos como exemplos de Maemo.

Windows Mobile
O Windows Mobile é um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket PCs,Smartphones e Aparelhos de multimídia em geral. Projetado para ser capaz de realizar boa parte do que é possível em uma versão PC do Windows, o sistema vem com um conjunto de aplicações básicas bem conhecidas no mundo dos PCs, tais como o Word, Excel, PowerPoint, Windows Media Player Pocket.

Windows Phone
O Windows Phone é um sistema operativo móvel, desenvolvido pela Microsoft. Chamado de Windows Phone 7 foi desenvolvido para suceder a plataforma Windows Mobile (apesar de totalmente incompatível com esta) que, ao contrário do predecessor, é focado no mercado consumidor, em vez do mercado empresarial.

Foi lançado na Europa, Austrália e Singapura no dia 21 de outubro de 2010, nos EUA e Canadá no dia 8 de novembro, no México no dia 24 do mesmo mês e, no início de 2011, na Ásia.

Entrando em completa ruptura com as antigas versões da sua plataforma móvel Windows Mobile, a Microsoft apresenta no Windows Phone 7 uma nova interface gráfica, denominada “Metro”, não permitindo interfaces personalizáveis, como acontecia até então, controlando rigorosamente todo o hardware em que o sistema operativo funciona. Como resultado dessa rutura nenhuma das aplicações que existiam para a plataforma anterior funcionam no novo sistema.

A sua nova versão, o Windows 8, é um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da empresa, durante a conferência de pré-lançamento do produto.

Segundo a empresa, esse será um sistema para qualquer dispositivo, podendo ser móvel ou não, com uma interface totalmente nova, chamada de Metro, sendo adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.
No 2011 Consumer Electronics Show, em Las Vegas, a Microsoft anunciou que o suporte a system-on-a-chip (sistema em um chip) e a processadores ARM estarão inclusos no Windows 8.

A Microsoft lançou o Windows Developer Preview, primeiro beta público do sistema operacional, em setembro de 2011, seguido pelo Consumer Preview em Fevereiro de 2012. Em maio de 2012, a plataforma foi liberada para download a versão: Windows 8 Release Preview.

A interface totalmente renovada e os novos aplicativos chamaram atenção do público. Apesar da nova interface, também é possível utilizar a interface de Desktop assim como nos sistemas anteriores. A Nokia, a Samsung e a HTC já usam o SO Windows Phone em novos modelos de aparelhos.