O sistema EDGE (do inglês Enhanced Data Rates for Global Evolution ou GSM) ou EGPRS (do inglês Enhanced GPRS) é uma tecnologia digital para telefonia celular que permite melhorar a transmissão de dados e aumentar a confiabilidade, fornecendo uma transmissão de dados e acesso à Internet de alta velocidade que transmite dados em velocidade de até 384 kbps na prática e taxa média entre 110 e 120 kbps.

A classificação da EDGE como uma tecnologia 2,5 ou 3G é bastante controversa, pois embora o EDGE seja tecnicamente uma tecnologia da 3ª geração, geralmente é classificada como um padrão 2,75G, já que é uma melhoria feita nas redes 2,5G (GPRS) e não a criação de um sistema propriamente dito.

O sistema EDGE foi introduzido nas redes GSM no mundo por volta de 2003, inicialmente na América do Norte, e pode ser usado para qualquer troca de pacotes como uma conexão com a internet.

EDGE não foi desenvolvida para capacitar a transmissão de uma grande quantidade de dadosà altas taxas de velocidade (até 560 kbit/s), porém suas taxas médias são rápidas o suficiente para permitir serviços de dados avançados, como streaming de áudio e vídeo, acesso rápido à Internet e download de arquivos pesados, além da transferência de dados padrão em baixa-velocidade. A EDGE também suporta serviços “push-to-talk.”

Essa tecnologia às vezes é chamada de GPRS ampliada (E-GPRS; de Enhanced GPRS) porque aumenta em três ou quatro vezes a capacidade e o processamento de dados da tecnologia antecessora, a GPRS.

EDGE usa o mesmo conceito da tecnologia TDMA, no que se refere à estrutura dos quadros, canais lógicos e largura de banda (CIIM).

A EDGE é uma atualização de rede eficiente e relativamente simples para a maioria de operadoras GSM. As implementações EDGE normalmente requerem apenas software e cartões para canais adicionais na infra-estrutura GSM/GPRS existente. Esse formato reduz o custo de implementação da EDGE, permitindo uma política de preços mais competitiva para serviços EDGE.

A EDGE não requer a aquisição de espectro adicional pelas operadoras. Em vez disso, a tecnologia pode ser implementada nas bandas mais comuns, entre os quais 850, 900, 1800 e 1900 MHz.

A oportunidade de implementar a EDGE no espectro existente significa um lançamento mais rápido de serviços 3G, num número maior de mercados e com um custo menor comparado com tecnologias que requerem espectro adicional.

O sistema EDGE é simples e tem um investimento relativamente baixo em construção de redes. A EDGE também é um serviço baseado em pacotes que oferece aos clientes uma conexão permanente para transmissão de dados. O protocolo EDGE é suportado ativamente pelos operadores GSM na América do Norte e na América do Sul. Por exemplo, as opreradoras brasileiras Claro, TIM, Amazônia e Telemig Celular já operam com o EDGE.

Algumas operadoras GSM vêem a tecnologia UMTS como uma atualização de última geração e planejaram não escolher o EDGE como tecnologia de transferência de dados em sua rede e preferiram adotar a UMTS como um passo a frente.

Mas de modo geral, a tecnologia mais usada atualmente na América do Sul é a EDGE devido à este baixo custo presente na implementação dessas tecnologias nas consolidadas redes 2G, 2.5G presentes em maior quantidade no continente.