Apple e Google estão levando a batalha sobre os smartphones à um novo setor, para os procedimentos de falência da Kodak. A Eastman Kodak Co. colocou 1.100 patentes, e as gigantes do Vale do Silício estão se posicionando em lados opostos antecedendo a data prevista para as ofertas iniciais.
Apple está se juntando à Microsoft Corp. e à firma de agregação de patentes Intellectual Ventures Management LLC pra formar um grupo de licitação. O outro consórcio inclui o Google, a firma de agregação de patentes RPX Corp., e três companhias de equipamentos que fabricam telefones baseados no sistema operacional do Google, o Android: Samsung Electronics Co., LG Electronics Inc. e HTC Corp. Todo o trabalho de ofertas deverá continuar por toda a semana e final de semana, com alianças mudando e outros interessados potencialmente surgindo.
A competição chega em meio à uma batalha global sobre a propriedade intelectual enquanto a Apple e o Google competem pela posição no topo do mercado lucrativo de smartphones. Em recentes anos, Apple e Google fizeram grandes avanços em deisgn móvel e programas, mas como relativamente recém-chegados, as duas companhias possuem vulnerabilidades em relação à funções básicas de telefone que as deixam vulneráveis à processos de propriedade intelectual visando largamente desacelerá-los.
Há uma ano atrás, as companhias squared off emu am disputa de patentes vendida pela companhia e equipamentos telefônicos Nortel Networks, com um consórcio que incluiu a Apple e a Microsoft dando a oferta final de $4.5 bilhões. A Kodak afirmou que as patentes que está vendendo podem chegar aà valer $2.6 bilhões.
Pessoas com o conhecimento em portfólios, contudo, afirmam que ofertas iniciais não costumam apresentar tal quantia. As patentes da companhia governam as câmeras que são uma característica-chave de telefones e tablets. Mas não involvem núcleo de tecnologia móvel, e a Kodak já sofreu retrocessos em litígios recentes.
Um leilão de sucesso é crucial para os esforços da Kodak para reorganizar-se no tribunl de falência e emergir como uma companhia viável. O ícone da fotografia fez os eu pedido de proteção em Janeiro em meio à uma crise de liquidez e inabilidade de vender suas patentes fora dos procedimentos de falência. O leilão está marcado para o dia 8 de agosto, e as patentes serão vendidas em dois lotes: um relacionado ao portfólio para captar e processar imagens em câmeras, smartphones e tablets; e outro relacionado à armazenamento e análise de imagens, entre outras coisas.
O International Trade Commission, na semana passada, invalidou a patente da Kodak mais valiosa e mais litigada até o momento, que governa como as imagens são previsualizadas nas câmeras digitais. Kodak havia processado a Apple e a fabricante do BlackBerry, a Research In Motion Ltd. pela patente.
A incerteza sobre o valor das patentes evitou que a Kodak assegurasse um pretext de oferta — que comprometeria a compra de portfólios à um preço estabelecido, colocando um piso no leilão. O leilão aberto resultante significa que os pretendentes poderão começar com ofertas à preços muito mais baixos, porém os preços poderão aumentar assim que o leilão começar. O leilão da Nortel, por exemplo, começou com uma oferta de $900 milhões do Google.
Os consórcios refletem rivalidades pré-existentes e alianças no espaço de telefonia móvel. A Apple entrou com várias ações judiciais de infração de patentes contra fabricantes que usam o sistema operacional Android do Google, incluindo a Samsung e a HTC. As formações de equipes mostram que as divisões se confundem entre grandes companhias de tecnologia e agregadores de patentes, que acumulam grupos de of patentes e as colocam para o uso em ações judiciais em negociações ao invés de produtos.



