Smartphones focados na população de deficientes visuais mostram como desenvolvedores estão tendo abordagens mais abrangentes para ajudar uma população deficiente.
Desenvolvidos por um casal de deficientes visuais, Roger e Margaret Wilson-Hinds, o Georgie é um app para smartphone abrangente que usa combinação de prgrama de reconhecimento de voz, capacidades táteis e controles customizados.
O app, construído de forma simples permite que usuários cegos operem o aparelho com facilidade, essencialmente criando uma plataforma para transformar smartphones regulares em aparelhos móveis customizados para os deficientes visuais.
No Reino Unido, o app pré-instalado em certos modelos de telefone, como no Galaxy Ace 2, por cerca de $465. As pessoas podem também comprar o app separadamente e instalá-lo em um telefone Android padrão por cerca de $230. O app opera em um típico sistema operacional Android, mudando a plataforma para adequar as necessidades das pessoas que não ocnseguem enxergar.
Existem alguns apps adicionais como complemente disponíveis por um custo extra, como o pacote focado em viagens, que vem com um rstreador de ônibus. Este tipo de recurso ajuda os deficientes visuais a andarem por lugares que não são tão familiares, aumenta a mobilidade e ajudando na adaptação em ambientes desconhecidos.
Os preços podem não ser tão baratos, mas à julgar pela quantidade de funcionalidade que o Georgie pode oferecer, é um dos melhores no mercado.
Há um enorme número de apps disponíveis focados em deficientes visuais, mas nenhum deles é tão abrangente. Por exemplo, “Braille Touch” usa tecnologia tátil para transformer uma tela sensível ao toque padrão em um alfabeto em Braille, tudo de graça. O app é útil em mensagens de texto e outras situações de comunicação, permitindo que deficientes visuais tenham mais acesso à tecnologia de tela sensível ao toque.
O Georgie desempenha muitas funções, é uma experiência complete de smartphone para deficientes visuais, e não um app que ajuda em uma tarefa específica, como enviar textos ou abrir uma porta. O seu recurso, “Places” por exemplo, ajuda usuários à identificarem perigos em potencial nas ruas e fornece direções.
A dicção de voz permite fazer ligações facilmente e enviar textos, e a simplicidade proposital da plataforma permite que pessoas mesmo sem visão podem achar as coisas que precisam em segundos.
Tudo está integradi em um único aparelho, o que é muito fácil de usar do que fazer o download de uma série de apps para funcionarem de diversas formas.
O Georgie não é perfeito, mas mostra como a tecnologia móvel pode capacitor as pessoas deficientes visuais, e anunciar a chegada de mais programas desenvolvidos para unira tecnologia a construir um mundo mais fácil para os deficientes.
Se Georgie obtiver sucesso, irá mostrar como as pessoas com diferentes habilidades precisam de telefones que lidam com as suas necessidades de forma mais abrangente, e não isoladamente como apps adicionais ao invés de telefones padrão.
Download:


Muito show essa tecnologia, com o telefone cada vez mais presente na vida de todos isso é essencial para a mobilidade das pessoas.