O USB tem várias utilidades, e a próxima geração desta tecnologia, o USB 3.0, permite velocidades ainda mais rápidas. Mesmo não estando disponível para o público em geral, espera-se que seja lançada em 2010. O USB 3.0 é chamado de “SuperSpeed USB” por alguns, pelos avanços em velocidade sobre os padrões 2.0 e 1.1.

Quando o USB (Universal Serial Bus) apareceu por primeira vez, foi considerado uma das melhores adições ao computador pessoal. Através dos anos, uma quantidade inumerável de plugues foram desenvolvidos para os diversos tipos de interface com o computador. Alguns foram feitos para modems, outros para impressoras e alguns para teclados. Cada um deles fazia basicamente o mesmo, conectar um periférico ao computador, mas de maneira diferente, tornando-se assim incompatíveis.

A interface USB modificou isso, sendo concebida para oferecer uma só conexão para todos os dispositivos e muito mais. Dada a versatilidade da tecnologia, outros periféricos começaram a incorporá-la e logo vários dispositivos começaram a ser oferecidos com USB. Entretanto, a primeira geração de conectividade USB não estava pensada necessariamente para transferir grandes volumes de dados.

A evolução do USB fez com que a nova geração da tecnologia, USB 2.0, fosse lançada dois anos depois do USB 1.1, tornando-se amplamente adotada. Oferecendo várias melhoras, chegou em um momento no qual transferências intensivas de dados estavam se tornando cada vez mais comuns. Eventualmente, até a velocidade do USB 2.0 tornou-se inaceitável para alguns usuários. Portanto, espera-se que o USB 3.0 leve a tecnologia ao próximo nível.

Para entender o quão rápido é o USB 3.0 quando comparado às versões mais antigas, é importante comparar as taxas de transferência de dados. O USB 3.0 oferece taxas de transferência de 4,8 gigabits por segundo. A esta velocidade, o USB 3.0 pode transferir um arquivo de 25GB em aproximadamente 70 segundos. Isso levaria 9.3 horas com a primeira geração do USB, e 14 minutos com a segunda geração do produto.

Para aqueles que utilizam o USB somente para conectar uma impressora ou teclado, a velocidade do USB 3.0 não será notada com facilidade. Àqueles que estiverem conectando outros aparelhos, como dispositivos de armazenagem, hard disks, câmeras de vídeo, o USB 3.0 oferecerá, entretanto, vantagens claras em relação às versões anteriores. De fato, qualquer dispositivo externo de alta capacidade será capaz de transferir dados muito mais rápido com o USB 3.0.

2 respostas

    1. Oi, Gilberto.

      Fica limitado sempre pela tecnologia mais antiga. Ou seja, essa conexão vai funcionar em velocidade 2.0 devido a limitação da maquina.

Os comentários estão desabilitados.