Não seja rude, guarde o smartphone em reuniões.

A Juiza da Suprema Corte dos Estados Unidos, Potter Stewart, disse a mais de 40 anos atras que embora fosse difícil definir pornografia, sabemos quando ela acontece.

Em mundo onde os dispositivos móveis estao em rápida evolução, aqueles que tentam policiar as regras de etiqueta no ambiente de trabalho, provavelmente concordariam com a Juiza. Podem não ser capazes de definir o que é considerado má educação, mas sabem o que é um mau comportamento quando vêem um funcionario enviando um e-mail, mensagem de texto, tweetando, blogando, ou postando no Facebook ou YouTube.

Uma pesquisa recente da Intel revelou que 9 em cada 10 americanos relatam ter observado uso indevido de tecnologia, e 75% concorda que a etiqueta com aparelhos móveis é pior do que era há um ano.

Os resultados não surpreendem Lisa Grotts, uma consultora de etiqueta.

“Bem-vindo ao novo mundo”, diz ela. “Um dia, um sociólogo vai fazer uma festa estudando como as regras de etiqueta mudaram por causa da tecnologia e comunicação online.”

Como as mudanças tecnológicas são constantes, ela acha que é inevitável cometer algumas gafes sociais e profissionais.

“Maus modos são inevitáveis”, diz ela.

O estudo da Intel descobriu que muitas vezes estamos conscientes do nosso próprio mau comportamento. Quase 1 em cada 5 entrevistados disseram que sabem que estão sendo rudes, mas fazem porque todo mundo faz.

É um pouco difícil culpar um companheiro de sala por falar alto demais em um telefone celular quando você foi culpado de fazer a mesma coisa – ou algo igualmente detestável.

Um agravante ao problema: O que é considerado normal no seu círculo social pode ser considerado irritante em círculos profissionais.

Ainda assim, o estudo da Intel descobriu que vale a pena fazer um esforço para ajustar seu comportamento ao usar seu iPhone, BlackBerry, Android ou outro dispositivo móvel se quiser manter a paz em seu escritório e não irritar o chefe. Daqueles que participaram da pesquisa, 65% dizem ter se zangado com aqueles que são desrespeitosos em seu uso de tecnologia.

Assim, mesmo que o seu companheiro de sala fale alto em seu celular ou mande mensagens de texto ao namorado constantemente, não significa que você deve fazer a mesma coisa. Em vez disso, preocupar-se em encontrar um lugar privado para ter uma conversa privada pode impressionar colegas e seu gerente com o seu profissionalismo.

Seguem outras maneiras usar corretamente a tecnologia em contextos profissionais:

– Não olhe para baixo. Como você se sentiria se você estivesse falando com um colega, e a pessoa pegasse um jornal e começasse a lê-lo? Não é diferente quando você pega seu smartphone para checar seu e-mail, escrever uma mensagem de texto ou joga com um aplicativo quando estão no meio de uma conversa.

-. Use abreviações ou”text speak” com moderação. Anos atrás seria inaceitável escrever vc para você, ou tb para também. Hoje é comum usar abreviações ao escrever mensagens de texto, porém, é necessário lembrar que algumas pessoas se ofendem com isso.

– Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo. Existe hora e local para tudo, evite usar o celular enquanto está no banheiro ou fazendo um pedido no restaurante.

Você representa o seu empregador. Se você está sendo rude com o uso da tecnologia durante o trabalho, isso pode refletir negativamente sobre ele.

Você pode não pensar que enviar mensagens de texto durante uma reunião é rude, mas seu chefe pode não gostar da imagem antiprofissional que envia aos seus concorrentes ou colegas. Portanto, preste atenção ao usar recursos tecnológicos, você pode estar ferindo sua imagem e também seu emprego.