Quando ganhei o meu mini notebook estava funcionando normaumente mais dps de um tempo eu apertei uma tecla q bloqueia o mouse ai no tem geito de clicar.E eu nã lembro qual foi a tecla q eu apertei.
Então por favor me ajudem a descobrir q tecla foi essa q eu apertei.
(O meu computado é o Mini notebook da semp THSHIBA)

273 respostas

  1. Meu notebook é o windows, o “mouse do próprio notebook ” congelou o que eu faço? Fui tentar realizar o processo acima mais meu notebook não tem a função Fn. Eu não sou prática nesses assuntos de “notebooks*”.

    1. Ingrid,

      A tecla FN fica ao lado da tecla Ctrl (parte inferior esquerda do teclado);

      Pressione a tecla FN mais o botão F1, F2, F3 (pode variar de notebook para notebook), até que seja desbloqueado o touchpad de seu notebook;

      Caso você queira uma dica mais “precisa”, informe o modelo e marca de seu notebook?

      1. amigo o meu caso e meio assim eu vo joga resident evil 6 mais todas hora que eu abro ele do nada o mouse do meu notebook trava

      2. Em caso de games, programas e afins, é algum travamento ou incompatibilidade;

        Tente atualizar os drivers de seu notebook e veja se resolve o problema.

      3. Juscelina,

        Você não informou o modelo do notebook, pois mesmo notebooks da mesma marca podem variar o teclado conforme o modelo;

        Em todo caso siga as dicas que eu deixei acima que você conseguirá resolver o problema.

      4. Ola.

        A combinação de teclas para destravar o touchpad (mouse) nos notebooks da HP é Fn + F4 ou Fn + F7 a depender do modelo.

        Na dúvida, você pode tentar identificar pelo desenho das teclas F4 e F7 ou baixar o manual do seu notebook de acordo com o modelo no site da HP e conferir a tabela de combinação de teclas de função que tem no manual.

      5. Nao to conseguindo cadastrar meu chip pois sempre diz :nao registrado na rede.o q posso fazer tem com cadastrar pela internet?

      6. Marta,

        Não, aconselho que tente utilizar outro aparelho para registrar sua linha,

        Se o problema persistir, solicite troca do chip.

    1. Olá.

      A forma como isso é feita pode variar de acordo como o modelo do notebook. Geralmente, para travar/destravar o touchpad (mouse) do notebook é usada uma combinação de teclas de comando. Ex: Fn + F5 ou Fn + F7

      Você pode olhar essa combinação de função de teclas no manual que veio com o notebook. Se precisar, apenas informe o modelo exato do notebook para que possamos te dizer qual é a combinação correta.

      1. Dailza,

        Siga os passos como informados aqui na página que você conseguirá desbloquear o touchpad de seu notebook.

  2. Nicole,

    Desconecte e conecte o mouse para ver se o mesmo volta a funcionar. Caso não funcione, pode ser problema no mouse.

  3. Nicole, se a entrada do mouse for usb é so reiniciar o computador, se ele não funcionar pode ser que ele esteja queimado.

      1. João,

        Aconselho que teste outro mouse em seu notebook, pois se o sistema está funcionando normalmente, pode ser um bug no mouse e não no notebook. Qualquer duvida deixe um comentário que lhe ajudo!

      2. Acho que você quer dizer que o touchpad do seu notebook está travado, não é isso?

        Para destravar o touchpad é necessário fazer uma combinação de teclas que você pode conferir no manual do produto. Geralmente é uma combinação como: Fn+F1, Fn+F2, Fn+F3 ….. etc

        Confira as respostas que deixamos aqui nas páginas deste mesmo tópico. Tem dicas para desbloquear o touchpad para as mais diversas marcas de notebook.

      1. Se você estiver se referindo ao mouse do notebook (touchpad), você pode tê-lo travado por engano.

        É preciso uma combinação de teclas, que você pode conferir no manual do produto, para destravar o touchpad.

        Ma, sempre é uma combinação como: Fn+F1, Fn+F2, Fn+F3 ….. etc (varia conforme o fabricante)

        Às vezes olhando o desenho das teclas de funções você consegue identificar qual tecla é. Na maioria das vezes a combinação é a tecla Fn + F7

  4. Daiana,

    Com certeza o sistema de seu notebook está corrompido ou com vírus. Será necessário formatar para resolver o problema.

  5. Boa noite Daiana,
    Você já testou um teclado USB?
    Se não.
    Se o teclado USB funciona tudo indica que seu teclado do notebook esta com defeito.

  6. Michael,

    Basta ir na sessão “F1, F2, F3…” do teclado e encontrar o ícone referente ao touchpad de seu notebook. Logo após pressione a tecla referente juntamente com a tecla FN.

  7. Desligue o notebook, desconecte o mouse, reconecte ele e reinicie o notebook, talvez ele reconheça desta vez. O seu mouse é sem fio com conectro USB? Se for, o mouse tem uma pilha dentro, talvez tenha travado porque a bateria acabou. Tirar e recolocar a pilha também ajuda, as vzs é mau contato.

  8. Existe uma combinação de teclas para destravar o touchpad (mouse) e ela varia de acordo com o fabricante.

    Consulte o manual do aparelho do seu netbook/notebook para saber a combinação correta de teclas, ou entre em contato com a Philco.

    1. Oi, Thalia.

      Você citou os problemas, mas não explicou como isso aconteceu…

      No caso do notebook com a tela preta, pode ser que uma combinação de teclas (ex: Fn + F6) tenha sido pressionada por engano. Normalmente notebook tem uma combinação de teclas para apagar o display. Mas como você não disse se o notebook está mesmo ligando, não posso afirmar isso, poderia ser falta de carga na bateria.. um travamento no sistema, queima do display, notebook sofreu algum acidente que levou ao problema.

      Muitos dos problemas, quando oriundos de travamento do sistema podem ser resolvidos apenas desligando e ligando o computador novamente. Para desligar o equipamento basta pressionar e ficar segurando a tecla ‘Power(Liga/Desliga)’.

      Se o computador foi comprado a menos de 7 dias você deve acionar o suporte do fabricante e se for o caso solicitar que a loja troque o equipamento, caso desconfie de defeito de fabrica.

      Só para citar um exemplo: Tem gente que compra um notebook tira da caixa, tenta ligar e já entra em desespero porque o notebook não liga. Mas acontece que é preciso conectar o cabo de energia primeiro antes de ligar o notebook mesmo ele tendo bateria, isso é feito de propósito para garantir que a pré-instalação siga sem interrupções e não acabe corrompendo o sistema..

      No seu caso pode ser uma combinação de teclas que desativou o touchpad, pode ser defeito do touchpad (não sei se o notebook é novo ou não), alguém pode ter desinstalado o software de controle ou o driver do touchpad…

      Primeiro procure auxilio junto ao suporte do fabricante, se for o caso providencie a troca do equipamento junto à loja. Por fim, se o equipamento foi comprado a mais de 7 dias, procure uma assistência técnica autorizada da marca.

      Suporte Positivo Informática:

      Telefones*:

      4002- 6440 (São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba)
      0800-644-7500 (demais localidades)

  9. Catarina,

    Basta ir na sessão “F, F1, F2…” do teclado e encontrar o ícone referente ao touchpad de seu notebook. Logo após pressione a tecla referente juntamente com a tecla FN.

    1. Tirando a bateria, você retira as configurações superficiais feitas no sistema. Uma dica bastante valiosa, obrigado pela contribuição!

    2. Meu notbook e um cce info e tá travado na tela de colocar a senha para o desbloqueio oq faço para desbloquear

      1. Mantenha o botão “Power” pressionado até que o aparelho desligue. Depois ligue e veja se não irá travar novamente.

        Lembrando que quando o sistema começa a travar dessa forma, sempre é bom formatar ou fazer uma restauração do sistema.

    1. Imagino que você esteja se referindo ao touchpad. Para destravá-lo é preciso uma combinação de teclas que você pode conferir no manual do usuário/manual do utilizador.

      Mas sempre é uma combinação como: Fn+F1, Fn+F2, Fn+F3 ….. etc

      1. Oi, Catarina. É uma combinação de teclas que vai de Fn+F1, até Fn+12 … tem que ir testando. Ou então, consulte no manual do seu notebook a combinação de teclas correta para destravar o touchpad (mouse).

        Se preferir, entre em contato diretamente com o suporte da Samsung.

      1. O que é o clique?! Para desligar tente clicar segurando o botão de ligar/desligar por alguns minutos até forçar o seu desligamento por completo. Espere alguns minutos e reinicie.

      1. Desligue o seu notebook normalmente, desconecte o fio do mouse ou se for sem fio, o USB, religue o seu notebook e veja se voltou a funcionar. Se o seu mouse for sem fio, ele provavelmente possui uma bateria dentro dele, verifique se não é a bateria que acabou – troque a pilha para fazer um teste ou tire e recoloque apilha e ligue o mouse novamente. Deve funcionar.

      2. Desligue o seu notebook normalmente, desconecte o fio do mouse ou se for sem fio, o USB, religue o seu notebook e veja se voltou a funcionar. Se o seu mouse for sem fio, ele provavelmente possui uma bateria dentor dele, verifique se não é a bateria que acabou – troque a pilha para fazer um teste ou tire e recoloque apilha e ligue o mouse novamente. Deve funcionar.

      1. Desligue o seu computador, se o mouse for USB, com fio, retire o dispositivo, coloque novamente e reinicie o aparelho. Veja se voltou. Se for um mouse wireless, abra o compartimento da bateria, retire e coloque novamente a pilha e veja se voltoua o normal – pode ser bateria fraca, é só trocar se for.

  10. Meu notbook e da marca asus e a flexinha travo tem um quadradinho q puxa ela,e não da pra mexer o q eu fasso?????☝☝☝☝☝

    1. Para destravar o touchpad do seu notebook pressione uma das seguintes combinações de teclas: Fn + F3 ou Fn + F7

  11. Pressione e segure a o botão ‘Power(Liga/Desliga)’ até que o notebook se desligue sozinho. Depois ligue-o novamente.

  12. Muito obrigado resolvi o problema de notebook Philco que achava ser tecnico muito obrigado a quem posta esta informações

  13. Nos notebooks existe uma combinação de teclas envolvendo a tecla Fn e uma das teclas de função f1, f2, f3.. que trava e destrava o touchpad.

    Como não existe uma padronização entre os fabricante, eu sugiro que você confira no Manual do Usuário qual é a combinação de teclas correta. Senão, vá tentando uma por uma: Fn+F1, Fn+F2, Fn+F3…

  14. O mais provável é que você tenha tentando pressionar uma combinação de teclas como Shift+1, e acabou pressionando por exemplo Fn+F1. Ocorre no que nos notebooks existe uma combinação de teclas envolvendo a tecla Fn e uma das teclas de função f1, f2, f3.. que trava e destrava o touchpad.

    Como não existe uma padronização entre os fabricante, eu sugiro que você confira no Manual do Usuário qual é a combinação de teclas correta. Senão, vá tentando uma por uma: Fn+F1, Fn+F2, Fn+F3…

  15. Felipe,

    Somente a seta está travada ou o sistema todo? O teclado responde?

    Pode ser algum vírus que esteja bloqueado o funcionamento do touchpad. Se mesmo atualizando não funcionou, o ideal é formatar o notebook para ver se volta a funcionar.

  16. A combinação para ativação e desativação do touch pad do notebook da Positivo é mesmo Fn+F1. Experimente desligar e ligar o notebook novamente para ver se o touch pad volta ao normal. Se não voltar, use um mouse externo USB para conferir as configuração no aplicativo do touchpad que vem instalado no notebook. Confira no gerenciador de dispositivos se o touchpad está sendo reconhecido normalmente, confira se não há um “X” vermelho nele ou um símbolo de exclamação em amarelo. Isso pode indicar problema com drivers ou falha no dispositivo.

    Se precisar fale com o suporte da Positivo:

    Suporte
    São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília : 4002 6440

    Demais Localidades:
    0800 644 7500

    Ou, acione uma assistência técnica autorizada.

  17. Experimente as dicas que deixei neste mesmo tópico. Uma combinação de teclas utilizando a tecla Fn + alguma tecla de função (Fn+F1, Fn+F2, Fn+F3…)

  18. meu pc é touch da toshiba leading inovation de modelo satellite, travou o mause touchpad e nao consigo distravar ja tentei com fn+f1,… f7 nada, fn+num lock e ate com esc e nada me ajudem

  19. O touchpad do mouse pode ser bloqueado ou desbloqueado por uma combinação de teclas, que vai de Fn + F1 até Fn + F12. Vá testando uma a uma em seu notebook (ex: Fn+F7…), existem desenhos impressos nas teclas de função (f1, f2, f3..) que ajudam na identificação de sua função. Você também pode conferir a função exata de cada tecla no manual do produto.

  20. É só reiniciar o seu notebook e mouse vai voltar a funcionar. Você pode desligar o notebook pressionando e segurando a tecla Liga/Desliga. É só ficar pressionando até o notebook desligar sozinho, depois é só ligar outra vez o notebook.

  21. meu notebook hp foi no conserto e voltou com o mouse nao funcionando quero que volte a funcionar o que fazer

    1. Se você tiver habilidade com o tecla vá até o painel de controle nas configurações do mouse. Lá você deve encontrar uma opção para ativar o touchpad (mouse) do seu notebook.

      Em seguida, vá no gerenciador de dispositivos do computador (você pode pesquisar esse local na caixa de pesquisa do sistema) e veja se tem um “X” vermelho ou um ponto de exclamação ao lado do mouse. O “X” vermelho significa que o mouse está desativado, enquanto a exclamação indica uma falha do dispositivo ou problema com drivers.

      Em todo caso, como o seu notebook acabou de voltar do conserto, o melhor mesmo é ligar para a assistência e falar com o técnico responsável pelo reparo. Se o seu notebook foi aberto pode ser que algo tenha ficado fora do lugar na hora de fechá-lo.

  22. Andre Boa-tarde! A seta do meu not travou no meio da tela nao consigo fazer ela mexer pot nada o modelo not DELL// E6400.

    Respeitosamente;

    Ivo da Paz

    1. Tente uma das seguintes combinações e teclas para destravar o touchpad do seu notebook Dell: Fn + F3 ou Fn + F7

  23. Boa tarde,
    Meu netbook é da marca Philco.
    Atualizou recentemente o Ubuntu 14 e depois disso não funcionou mais o mause ped nem o mause usb.
    tem alguma coisa que eu consiga fazer p reverter isso?

    1. Remova o mouse USB, desligue o seu notebook e ligue-o novamente.

      Agora confira primeiro se o touchpad do notebook está funcionando. Se não estiver pressione a combinação de teclas Fn+F9, ou Fn+F6 se a primeira não funcionar.

      Quando ao mouse USB, conecte-o novamente e aguarde a instalação e reconhecimento. Se ele não funcionar vá até o Gerenciador de dispositivos do Ubuntu (Aplicativos > Ferramentas de Sistema > Device Manager/ Gerenciador de dispositivos). Se o gerenciador não estiver visível Vá para Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu > procure pelo termo “gnome-device-manager” e mande instalar.

      Depois, encontre o mouse listado na tela de dispositivos e clique nele. Na janela que se abrir Utilize a opção para atualizar ou reinstalar o driver do dispositivo.

  24. Como faço para o mouse do meu notebook positivo pegar quando mexo ele vai para os lados não quando dou enter em cima de algum programa ou comando não pega. O que eu faço?

  25. Para reativar o touchpad do seu notebook você precisa fazer uma combinação de teclas, que pode ser uma das seguintes:

    Fn + F6
    Fn + F3
    Fn + F7
    Fn + F9

    (Varia de acordo com o modelo!)

    *Se alguma tentativa não funcionar repita o comando para desfazer a alteração que a combinação fez em seu notebook.

    1. Normalmente para destravar o touchpad (mouse do notebook) basta uma combinação de teclas. Você não informou o modelo do seu notebook, mas pode conferir essa informação no manual do usuário, na parte que descreve a função das teclas.

      Acredito que para os notebooks da Samsung a combinação seja Fn + F5

  26. Com o notebook ligado experimente pressionar a combinação de teclas Fn+F7 se não funcionar experimente Fn+F3.

  27. Normalmente para destravar o mouse (touchpad) do notebook basta pressionar uma combinação de teclas.

    Experimente uma das seguintes:

    Fn + F2
    Fn + F7
    Fn + F9
    Fn + F3
    Fn + F7
    Fn + F3 ou Fn + F7

    1. Cara , meu notebook é da ASUS e eu estava mechendo normalmente quando a seta travou , oque eu faço?

      1. Primeiro, pare de ficar enviando a mesma mensagens diversas vezes. Da próxima vez não irei responder.

        Isso deve ser apenas um travamento do sistema. Pressione e segure o botão ‘Power(Liga/Desliga)’ até que o notebook se desligue. Então ligue-o novamente!

  28. Oi, Marco.

    Você vai fazer o seguinte: (vá testando o touchpad a cada passo)

    1 – Reinicie o notebook
    2 – Acesse o gerenciador de dispositivos do Windows. (basta pesquisar por Gerenciador de Dispositivos e clicar sobre a opção na lista de resultados). Encontre o mouse/touchpad listado no gerenciador e clique no sinal de +, então veja se aparece uma exclamação ou um x vermelho. Se aparecer, clique com o botão direito do mouse na exclamação ou X e depois clique em “Ativar” ou “Atualizar Driver”.
    3 – Não sendo o caso, você deve abrir o software controlador do touchpad do seu notebook. Praticamente todos vem com gerenciador onde você pode testar os botões, veja se as configurações estão corretas nesse gerenciador. É comum um ícone desse program ficar na barra de tarefas do Windows.
    4 – Pode ser um mal contato do botão, talvez ele tenha sido pressionado com muita força e algo saiu do lugar. Aqui você vai precisar de algum conhecimento para abrir o notebook e chegar até o touch para ver se o botão está fora de lugar ou se tem algo em sem caminho. Se o computador estiver na garantia e tiver aqueles adesivos bloqueando os parafusos na parte de baixo, o melhor é procurar uma assistência técnica autorizada para não perder a garantia.

  29. A combinação de teclas para destravar o touchpad do seu notebook Acer é Fn + F7

    Basta pressionar essas duas teclas ao mesmo tempo e o mouse voltará a funcionar!

    1. Eu estava com o mesmo problema com meu notebook Acer. Este post foi o que me salvou /o/ UFA!!!!!

  30. Provavelmente isso é só um travamento corriqueiro de sistema operacional. Pressione e fique segurando o botão “Power” até que o notebook se desligue, então ligue-o novamente.

  31. Eli,

    Para travar ou destravar o touchpad você deve clicar FN+ F5 ou F6. Normalmente fica nessas duas teclas, mas você pode verificar a mesma como sendo uma miniatura do touchpad com um tracinho em diagonal.
    Para testar se seu sistema está travado, clique na tecla “Windows”. Se o sistema estiver travado não irá acontecer nada, mas caso esteja funcionando corretamente, irá aparecer a barra iniciar.

    1. Agradeço por me orientar, fiz o procedimento FN+F6 e obtive êxito, o modelo do meu notebook é CCE, tenha um ótimo dia.

      1. Não sei se você fez a instalação/atualização do sistema da maneira correta. Antes de qualquer atualização do sistema é necessário ter os drivers atualizados para a nova versão do sistema.

        De qualquer forma, pode ser só um travamento. Mantenha pressionado o botão ‘Power(Liga/Desliga)’ até o que computador se desligue. Confira se o mouse está conectado corretamente (você disse PC e não notebook/laptop) e então ligue o computador novamente.

  32. Tente desligar e ligar o notebook novamente, algumas vezes pode ser só um travamento do sistema. Se isso não funcionar informe por gentileza o modelo do seu notebook para que melhor possamos te orientar.

    1. Nossa muito obg tava entrando em desespero valeu mesmo ja tinha apertado um monte de tecla isso nao e perigoso??

    2. oi boa noite o meu notebook tbm travou a tecla e como faço ja tentei de tudo , a marca dele e emachines ?

      1. Olá, tente destravar o touchpad do seu notebook por meio de uma das seguintes combinações de teclas:

        Fn + F1
        Fn + F2
        Fn + F3
        Fn + F7
        Fn + F9

        *A combinação varia de acordo com o fabricante e até mesmo com o modelo do notebook, então recomendamos que você consulte o manual do usuário para conferir a combinação correta.

    1. Ai muito obrigado me ajudou e muito e funcionou,meu sobrinho tinha travado ja faz um tempinho e eu tinha achado que tinha quebrado mais descobri que so estava bloqueado…Só agradeço pela dica.

      1. Pressione ao mesmo tempo as teclas Fn + F7 do seu notebook Acer para destravar o touchpad.

  33. Oi, Moacir.

    Para que o touchpad (mouse) do seu notebook volte a funcionar basta pressionar ao mesmo tempo as teclas Fn + F7
    Obviamente você vai precisar que o teclado esteja funcionando para destravar o mouse. Você já tentou desligar e ligar o notebook novamente para ver se o teclado volta a funcionar? Você saberia dizer quando ou como o problema começou?

    1. valeu! me ajudou muito kra, kkk estava com o mouse travado e tinha um trabalho de escola aberto sem salvar, graças a Deus consegui pesquisar pelo celular e ele voltou a funcionar depois da sua dica…

      1. Primeiro de tudo, desligue e ligue o seu computador novamente. Você pode desligar o notebook por meio do teclado ou apenas pressionando e segurando o botão ‘Power (Liga/Desliga)

        A combinação de teclas varia de acordo com o modelo do notebook. Você pode conferir a combinação de teclas correta para ativar/desativar ou touchpad (mouse) do seu notebook no manual do usuário. Se você não tiver mais o manual apenas informe o modelo do notebook e tentaremos ajudar.

        Você também pode ir tentando uma combinação com as teclas de função (F1 até F12) por acerto e erro, ex: Fn+F1, Fn+f2, Fn+F3…

        Normalmente a combinação dos notebooks Acer é mesmo Fn+F7. (pressione e segure Fn, então sem soltar aperte uma vez F7, depois solte Fn).

        Se não funcionar pode ser que o mouse tenha sido desativado no próprio aplicativo controlador dele. Conecte um mouse USB externo ao seu notebook abra o aplicativo de mouse que veio instalado no sistema. Veja se o mouse está desativado nele. Se não veio nenhum aplicativo vá no Painel de controle > Hardware e Sons. Em dispositivos e Impressoras clique em “Mouse”, depois clique na guia onde se configura o touchpad do notebook e ative-o.

        Se o touchpad já estiver ativado digite na caixa de pesquisa (executar) do windows “Gerenciador de dispositivos”. Abra o gerenciador e veja se há uma “exclamação (!)” ou um “X” vermelho no dispositivo correspondente ao touchpad (mouse). Se tiver um X vermelho clique com o botão direito sobre o dispositivo e depois clique em “Ativar”, se houve uma exclamação amarela clique com o botão direito sobre o dispositivo e depois, abra-o e depois clique no botão “Reinstalar driver”.

        *O X vermelho indica que o dispositivo está desativado, enquanto que a exclamação indica um problema com drivers ou falha do dispositivo, conflito, por exemplo.

        Persistindo o problema procure uma assistência técnica autorizada da Acer.

      1. Olá.

        Como você não informou o modelo do notebook, você vai ter que ir tentando. É uma combinação de teclas que vai de Fn+F1, até Fn+12 …

        Acredito que a combinação Fn+F5 deva funcionar.

        De qualquer forma, você pode baixar o manual do seu notebook direto do site da Samsung e conferir a tabela de funções. Na verdade eu até recomendo que você faça isso para você se familiarizar com as opções e recursos que o laptop tem a oferecer.

  34. Obrigada pela dica meu nootbook travou ele e um positivo windows 8.destravei a seta dele com a tecla fn junto com a f1e destravou na hora.

  35. Com o notebook ligado pressione e segure a tecla Fn, então sem soltar aperte uma vez a tecla F7, depois solte a tecla Fn.

  36. Tente destravar o touchpad do seu notebook por meio de uma dessas combinações de teclas: Fn+F3 ou Fn+F7

  37. Oi, Vanderleia.

    No teclado do seu notebook pressione e segure a tecla Fn, então sem soltar aperte uma vez a tecla F7, então solte Fn.

  38. Boa noite meu nota é um positivo core i5 ele minha filha pequena mexendo ela conseguiu fazer o mause e o touch para de fuciona ..me ajuda .por favor..

    1. Raul, basta pressionar e segurar a tecla Fn, então sem soltar pressione a tecla F1, então solte ambas as teclas. O touchpad voltará a funcionar!

    1. Oi Andre, meu mouse pad trava do nada e não destrava no comando “Fn” “F1”, é um Positivo Unique TV S2065. Não sei o que fazer?

      1. Oi, Luisa.

        Desligue o seu notebook por meio do teclado. Utilize a tecla com desenho de janelas do windows para abrir o menu, utilize as setas do teclado para navegar entre as opções e a tecla Enter para confirmar as escolhas.

        Ligue novamente o notebook e se ou touchpad (mouse do notebook) estiver travado pressione e segure a tecla Fn e sem soltar pressione a tecla F1, depois solte ambas as teclas. Tente com F2 ou F7 se a F1 não funcionar.

        Persistindo o problema desligue novamente o notebook, ligue-o em seguida e entre no setup da bios pressionando a tecla F2 (em alguns modelos a tecla é a F10) verifique se a opção de mouse/touchpad está desativada (disable), então mude-a para (Enable). Saia do setup salvando as alterações.

        Fale com o atendimento da Positivo ou procure uma assistência técnica da marca se precisar:

        Suporte
        São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília : 4002 6440

        Demais Localidades:
        0800 644 7500

      2. Muito obrigada!!! Eu estava mexendo normal mas um pouco devagar, a dona que vendeu o pc pra mim já resolveu! Ele meio que travava do nada mas agora está normal!!!Muito obrigada mesmo pelas dicas 😀

      3. O meu tb é positivo e não destrava por nada, não entra para colocar senha só fica na entrada com hora e data, sem opção de colocar senha, nao funciona teclado e nem mouse 😭😭

      4. O computador pode ter travado após uma atualização do sistema. Sugiro que você desligue-o e ligue novamente.

        Para desligar, basta manter a o botão ‘Liga/Desliga’ pressionado por alguns uns 5 segundos.

      5. Jessica,

        Mantenha o botão “Power” pressionado até que o notebook desligue;

        Ligue o notebook e veja se resolve;

        Caso não resolva, será necessário formatar o notebook.

  39. Pf me ajuda meu notebook da asus
    TRavou quando entrei em configuraçoes do computador e cliquei em pesquisa tentei de tudo e n mecheca seta nem sai da pagina nem desliga o notebook me ajuda

    1. Provavelmente o sistema operacional travou. Experimente desligar e ligar o notebook novamente.

      Para isso, basta pressionar e segurar o botão ‘Power(Liga/Desliga)’ até que o notebook se desligue. Então, ligue-o novamente.

  40. No teclado do seu notebook pressione e segure a tecla Fn, então sem soltar aperte a tecla F5. Depois solte.

    Veja se isso resolve.

      1. Você não especificou o modelo, mas acredito que a combinação de teclas Fn+F8 funcione em seu notebook Toshiba.

  41. a marca do meu not é HP com windows 8, eu sem querer apertei alguma tecla e o mouse (do notebook) parou de funcionar, já tentei apertar fn com todas as teclas (F1,F2,F3…) e não deu certo, o que eu faço???

      1. Procure entre F1 e F12 por uma tecla que tem um quadrado com dois retângulos, sendo praticamente um “ícone” do touchpad.
        Após encontrar, basta pressionar essa tecla +Fn.

  42. Oi, Joyce para que melhor possamos orientá-la pedimos a gentileza de informar o modelo do seu notebook Samsung.

    1. Ola Andre, me ajude por favor a destravar meu Note.
      O mouse nao se mexe, nao consigo fazer nada.
      O modelo é um Samsung RV411.
      Obrigada.

      1. Oi, Augusta. Para retomar a função do touchpad do seu notebook você precisa pressionar e segurar a tecla Fn e depois pressionar uma das teclas de função (f1, f2, f3 …)

        Não estou bem certo qual tecla é a correta em seu notebook, mas sugiro que tente Fn + F4 ou Fn +10.

        Você pode conferir a tecla correspondente ao touchpad no manual do produto.

  43. Oi, Alex. Para que o touchpad do seu notebook volte a funcionar basta pressionar a combinação de teclas Fn + F1.

  44. Reinicie o seu computador utilizando o teclado.
    Use a tecla com o desenho de janelas (Windows) para chamar o menu iniciar. Depois navegue com as setas do teclado até a opção ‘Desligar’ e depois avance para ‘Reiniciar’. Confirme a escolha com a tecla ‘Enter’.
    Veja se o problema é resolvido.

  45. Oi, Daiana.
    Geralmente para destravar a função do touchpad (mouse) do notebook basta pressionar uma combinação de teclas, normalmente Fn e alguma tecla de função. Ex: Fn + F1, Fn + F2, Fn + F3…
    Consulte o manual do usuário, ou informe-nos o modelo do seu notebook HP para que melhor possamos ajudá-la.

    1. É um combinação de teclas. Ex: Fn + F1 , ou Fn + F2 … (até F12)
      Não é para pressionar todas as teclas de função ao mesmo tempo!
      Você confere a combinação correta no manual do usuário que acompanha o produto.
      Informe o modelo do seu notebook se preferir , e então tentaremos ajudar.

  46. Normalmente os notebooks trazem de fábrica uma solução para erros críticos e permitem fazer uma recuperação aos padrões de fábrica. Normalmente isso é feito por alguma aplicação já instalada pelo fabricante em seu notebook, mas em alguns casos é preciso acessar a recuperação ligando o notebook e pressionando uma das teclas de função (na maioria das vezes F10).
    Um modo alternativo de recuperar o sistema é fazer a “Restauração do sistema” do Windows. No seu caso será preciso acessá-la iniciando o computador em “Modo de Segurança”.
    Para isso, ligue o notebook e imediatamente fique pressionando a tecla F8. Deverá aparecer uma lista com diversas opções na tela, escolha “Iniciar em modo de segurança”.
    Quando o sistema inicializar clique no botão “Iniciar” e na caixa de pesquisa digite “Restauração do sistema” (sem aspas). Selecione a aplicação nos resultados da pesquisa.
    Siga os passos na tela e escolha um ponto de verificação do sistema para fazer a restauração. Tome o cuidado de escolher uma data anterior ao problema que você mencionou e que seja um ponto de verificação. Siga as instruções até o fim e aguarde a restauração.
    Você não perderá seus arquivos pessoais, mas programas que tenham sido instalados posterior a data de recuperação escolhida precisarão de ser reinstalados se assim você desejar.

  47. Oi, Simone.
    Você pode desligar o seu computador pelo teclado por meio da tecla Windows, teclas de direção e tecla Enter para confirmar as opções. Uma forma mais “radical” é pressionar e segurar o botão Power(Ligar) até que o computador se deligue.
    Depois ligue novamente o computador e veja se tudo voltou ao normal.

    1. O cursor do mouse do meu notebook (ASUS) travou no meio da tela também.; Fiz o que você disse e deu certo. Muito obrigado.

  48. Oi, Simone.
    Você pode desligar o seu computador pelo teclado por meio da tecla Windows, teclas de direção e tecla Enter para confirmar as opções. Uma forma mais radicas é pressionar e segurar o botão Power(Ligar) até que o computador se deligue.
    Depois ligue novamente o computador e veja se tudo voltou ao normal.

      1. Se um PC você pode desligar o equipamento, remover e reconectar o mouse à porta COM1/PS/2, depois entre no setup da Bios ligando o PC e pressionando seguidamente a tecla “Del” ou “F2” (varia conforme o a versão da BIos). Na Bios verifique se o mouse está desabilitado, se estiver habilite-o.
        *O sistema operacional, bem como o próprio firmware do computador já contam com um driver padrão para mouse, então se o mouse parou de funcionar de repente pode ser problema do próprio mouse.

        Já se for um notebook informe por gentileza o modelo correto para que possamos ajudar.

  49. Oi, Liza.

    Você precisa reativar a função do touchpad por meio de uma combinação de teclas.

    Normalmente isso é feito pressionando e segurando a tecla “Fn” e sem soltar pressionando em seguida uma das teclas de função. Ex: F1, F2, F3 ….

    O mais correto seria consultar o manual do usuário, mas pesquisei pelo seu notebook encontrei uma boa imagem da visão do teclado, então eu apostaria que a combinação para reativar a seta do mouse em seu notebook é Fn + F10

    Tente e nos informe se seu certo.

  50. Isso é feito por meio de uma combinação de teclas, normalmente se pressiona ai mesmo tempo a tecla Fn e alguma das teclas de função f1, f2, f3…
    Você pode consultar isso na manual/guia do usuário que acompanha o produto ou se preferir entrar em contato diretamente com a Acer informando o modelo do notebook.

      1. Oi, Francilene. Isso varia de acordo com o modelo do notebook e não necessariamente com o fabricante. Normalmente isso é feito por meio de uma combinações de tecla, sendo a tecla Fn + alguma tecla de função: f1, f2, f3 …
        Você pode obter a informação que você procura consultando o manual do usuário. Lá provavelmente está descrito como bloquear e desbloquear o touchpad do aparelho.
        Você também pode entrar em contato com o suporte do fabricante se desejar.

      1. Oi, Célio.
        Fico feliz em ter ajudado.
        Não importa o modelo do notebook, é sempre a tecla Fn combinada com alguma outra tecla de função (F1, F2, F3…)
        Mas é sempre bom antes consultar o manual do usuário, pois isso evita que algum outro recurso seja desativado por engano.
        Um abraço!

    1. O meu not também é ACER ASPIRE Windons7 e não consigo achar essa tal de tecla Fn e o meu notebook, e também está com o mouse travado, o que faço?

      1. A tecla ‘Fn’ está localizada ao lado da com a logomarca do Windows no teclado do seu notebook.

        A combinação de teclas que você deve pressionar para destravar o touchpad (mouse) do seu nobook é Fn + F5, mas se não funcionar tente Fn + F6, ou Fn + F7

        Para mais detalhes, consulte o manual do usuário, ou entre em contato com o suporte da Acer.

  51. É como já foi dito, normalmente é uma combinação de teclas. Quase sempre a tecla Fn + F1,f2,f3 …
    Em alguns casos isso pode estar relacionado a alguma configuração do setup da bios ou algum aplicativo do fabricante que vem instalado no sistema operacional para configurar o trackpad.
    O melhor é ler o manual e em caso de dúvida entrar em contato diretamente com o suporte fabricante.

      1. Oi, Rayane.
        Certamente você bloqueou o uso do trackpad por meio de uma combinação de teclas.
        Na maioria dos notebooks isso é feito pressionando a tecla Fn e conjunto com uma tecla de função: f1, f2, f3…
        Consulte o manual do usuário para saber qual é a combinação de teclas correta para desbloquear o trackpad.
        Se preferir, entre em contato com o suporte do fabricante, com certeza eles poderão te ajudar. Lembre-se de informar o modelo do notebook e o numero de série.

  52. Leia abaixo, tem muitas dicas de como resolver esse problema. Caso nenhuma dica funcione, procure a assistência técnica autorizada.

  53. João, isso varia de acordo com o modelo do notebook e não com o sistema operacional. Entretanto, recomendo que você tenta alguma combinação fora da interface Tile, ou seja, na área de trabalho do Windows.
    Para visualizar a área de trabalho utilize a combinação de teclas Windows (janela) + D.
    Informe-se com o suporte do fabricante do seu notebook a combinação correta de teclas para desbloquear a funcionalidade do seu touchpad.

  54. Isso varia entre cada modelo. Recomendo que você entre em contato com o suporte da Samsung, eles irão te atender prontamente.

  55. Desculpe. mas pude compreender com clareza o que está ocorrendo. Por gentileza, peça para a sua filha entrar em contato conosco que nós ajudaremos.

    1. Andre peço q me desculpe ,pois quero te pedir um favor meu notebook é da positivo ,modelo sim2540m e o mouse ou seja a seta se move mas não clica por favor me ajudem ,pois nem o mesmo terminei de pagar e tô muito preocupada.

      1. Oi, Maria. O mouse parou de clicar ou desde que você comprou o computador ele já veio assim?
        Acredito que não há com o que se preocupar, parece apenas que a função do touchpad foi desativada. Esse recurso existe pois muitas pessoas preferem utilizar um mouse USB no notebook.
        Você deve consultar o manual do seu notebook na parte que fala sobre as teclas de função (f1, f2, f3 …)
        Normalmente para fazer o touchpad voltar ao normal basta pressionar e segurar a tecla Fn + alguma das teclas de função (f1, f2, f3…).
        MAs como cada tecla de função realizar uma ação, testá-las por acerto e erro pode desconfigurar ainda mais o seu notebook.
        Dessa forma consulte no seu manual qual tecla é responsável pela função de touch do mouse.
        Você também pode entrar em contato com o suporte do fabricante para ser melhor orientada.
        Se mesmo pressionando a teclas Fn + a tecla correta o mouse não voltar ao normal, pode ser alguma configuração na Bios do aparelho ou então problemas com o driver (software controlador) do dispositivo.
        Vale também uma ressalva: Se o computador já veio assim de fábrica, pode mesmo ser um problema no touchpad.

      2. no F1 a seta se mexe ,mas não clica e ele não veio com problemas,pois eu usava o touchapd e também o mouse manual e isso aconteceu direpente. mesmo assim te agradeço.

      3. Quem ainda estiver com problema eu sugiro que entre em contato com o suporte do fabricante e informe o problema e o modelo do parelho.

  56. Entre em contato com o suporte do fabricante e informe o modelo do seu notebook e o que está se passando. Tenho certeza de que já conhecem previamente esse problema e poderão orientá-la da melhor maneira possível.

    1. Oi Sueli, que bom que conseguiu. Obrigado por ter informado a combinação que você usou, isso vai outros usuários de notebook Philco.

      1. O touchpad do mouse pode ser bloqueado ou desbloqueado por uma combinação de teclas, que vai de Fn + F1 até Fn + F12. Vá testando uma a uma em seu notebook (ex: Fn+F7…), existem desenhos impressos nas teclas de função (f1, f2, f3..) que ajudam na identificação de sua função. Você também pode conferir a função exata de cada tecla no manual do produto.

    1. Pressione simultaneamente as teclas FN+F7 ou então FN+Num Lock, caso a luz de status do Scroll Lock esteja acesa.

    1. Se de alguma forma eu pude ajudar fico feliz. Mas senão, o suporte do fabricante pode te ajudar a resolver o problema.

    1. Tente utilizar a combinação de teclas FN+F7 ou então FN+Num Lock, caso a luz de status do Scroll Lock esteja acesa.

  57. Ligue o notebook e imediatamente fique pressionando a tecla f8 para ter acesso ao menu de inicialização.
    Escolha inicializar o sistema em modo de segurança e uma vez com o sistema carregado faça a restauração do sistema. Esse procedimento irá restaurar o seu notebook para um estado anterior ao problema, basta que você indique uma data anterior ao inicio do problema. A data precisa obrigatoriamente ser um dos pontos de verificação indicados pelo sistema.
    Para acessar a restauração do sistema, abra a caixa de pesquisa do windows e digite “restauração do sistema”.

    Boa sorte!

  58. Obrigado pela contribuição Eduardo! Aparentemente esse recurso é um preciosismo desnecessário por parte da Toshiba, que mais causa problemas aos usuários do modelo do que contribui para a segurança.

  59. e quando aperta nao da? Tenho um computador que simplesmente o mouse parou de funcionar nao me lembro se apertei em agun botao ou nao…ja fiz o que vc sugeriu mas nao da…Me ajude por favor

Os comentários estão desabilitados.