eu estava colocando uma senha no eu celular e sem querer bloqueei o meu chip e não sei o que fazer já liguei varias vezes pra Tim mais nada só ta fazendo chamada de emergencial nao estou nem emcontrado o nome pin e puk nao sie o que faço mais nao estou nem conseguindo abri meu contatos mais mim ajude por favo

137 respostas

  1. Eu bloquei meu chip com a senha do pin é do puk um é da tim eu outro e da vivo mais meu celular e de botão é o puk tá bloqueado não vai já tentei ligar. Ais marca chamada de emergência

    1. Oi, Camila.

      Você encontra tanto o código PIN quando o PUK impressos nos cartões que vieram com o chip.

      1. Você pode desbloquear utilizando o código que acompanha o chip (está impresso no cartão);

        Caso não tenha mais o cartão, entre em contato com a central de atendimento de sua operadora.

    1. Os códigos estão impressos no cartão que acompanha o chip;

      Caso não tenha mais o cartão, aconselho que entre em contato com a central de atendimento de sua operadora e solicite os códigos.

      1. Olá.

        Se o chip estiver pedindo o código PUK é só digitá-lo.

        O código vem impresso no cartão que acompanha o chip, na ausência do cartão você deve entrar em contato com a operadora ligando de outro aparelho e falar com um representante (atendente).

        Porém, se você já errou o a digitação do código até o limite de vezes permitidas não há o que fazer senão ir até uma loja autorizada da operadora para tentar reativar a linha em outro chip.

      2. O código PUK está impresso no cartão que acompanha o chip;

        Caso não tenha mais o cartão, entre em contato com sua operadora e solicite o código.

  2. Gostaria de saber passo a passo como desbloquear meu celular pelos códigos PIN e PUK. Já tenho os dois códigos.

    1. Você só precisa usar esses códigos caso o chip esteja solicitando. Ambos vêm impressos no cartão que acompanha o chip.

      Note que existem dois códigos PIN, um que é do chip e outro que é nada menos que uma senha numérica para a tela de bloqueio do celular. São duas coisas diferentes.

      1. Oi, Matheus.

        Se você já esgotou o limite de tentativas para ativar o chip não será mais possível reativá-lo.

        Ou você adquire um chip novo, ou caso o chip já estivesse ativado e você queira manter o mesmo número, você terá de ir até uma loja autoriza para reativar a linha me outro chip.

      2. O código PUK é único para cada chip, não é um único código para cada operadora. Esse código está impresso no chip que veio com o cartão.

        Se você jogou fora o cartão terá que ligar de outro aparelho para a operadora e solicitar o código a um representante (atendente) ou então ir até uma loja autorizada.

      3. Angela,

        O código varia de linha para linha,

        Portanto você deve entrar em contato com sua operadora para saber qual o código PUK de sua linha.

    2. Maria,

      Ao ligar o aparelho será solicitado os códigos, caso não esteja especificado, você digitará primeiramente o código PIN e irá confirmar;

      Se for solicitado mais um código, você deve digitar o PUK e confirmar.

  3. O chipe do meu outro celular foi bloquiado e eu tirei o chipe e perdi…e agr como faço pra retirar a senha do pin

    1. Não pude entender. Reformule a sua pergunta de maneira mais objetiva, por gentileza.

      *Em todo caso, sobre o PIN ele vem impresso no cartão que vem com o chip.

      1. Jessi,

        Se você for proprietário da linha eles informam sim. E caso se recusem a informar, você deve abrir uma reclamação junto a Anatel que logo a operadora entra em contato informando os códigos.

      1. O PUK vem impresso no cartão que acompanha o chip, caso não tenha mais o cartão será necessário entrar em contato com sua operadora e solicitar o chip de sua linha.

      1. Oi, Daniele.

        Basta você entrar em contato com a operadora e falar com um atendente (representante). Ou então, vá até uma loja autorizada da operadora.

      1. Renato,

        Tanto o PIN quanto o PUK pode ser encontrado no cartão que acompanha o chip, caso você não tenha mais o cartão, será necessário entrar em contato com sua operadora e solicitar os códigos de sua linha.

      2. Meu celular pediu a senha PIN e puk, coloquei mas a senha PUK bloqueou, e não consigo fazer chamada nada, só que esse celular nas configurações não tem pedindo senha PUK, só pede senha PIN, como faço pra desbloquear?
        Eu tenho em mãos as 2 senhas, só que a Tim não me ajuda em nada!

      3. Gaby,

        Digite o PIN de sua linha e veja se desbloqueia,

        Caso não seja desbloqueado, o PIN pode ser referente a senha do cliente, nesse caso será necessário fazer um hard reset em seu aparelho. Caso não saiba o procedimento, informe o modelo e marca de seu aparelho?

      4. Oi, Gaby.

        Quando o chip é bloqueado com o código PUK somente a operadora é que consegue desbloqueá-lo para você.

        Aparentemente você não recebeu a atenção que merecia por parte do atendente. Então eu sugiro que você vá até uma loja autorizada da operadora. Lá eles poerão te ajudar a desfazer o bloqueio.

      5. Bloqueei meu chip no PIN e no PUK, eu até tenho o cartão com os códigos mais não ta aparecendo nada em nenhum aparelho meu pedindo para eu desbloquear o chip.

        Já tentei ligar para a minha operadora, mas eles não resolveram nada.

      6. Estivesse seu chip bloqueado pelo código PIN ou PUK esses códigos estariam sendo solicitados na tela do aparelho. Salvo é claro, em casos em que você já tivesse esgotado todas as chances inserindo códigos incorretos.

        Pode ser também que na verdade o chip esteja bloqueado por falta de recarga (pré-pago) ou por causa de fatura pendente de pagamento (pós-pago/controle).

        Vá até uma loja autorizada da operadora, lá talvez você seja melhor atendido e pode tentar ativar o mesmo número da linha me outro chip.

    1. Entre em contato com sua operadora por meio de outro telefone e solicite o código PIN e PUK referente a sua linha.

      1. Se for o PUK ou PIN de operadora, você encontra os códigos junto ao cartão que acompanha o chip;

        Caso não tenha mais o cartão, entre em contato com sua operadora.

      2. O código PUK não está atrelado a marca ou modelo do telefone celular, mas sim ao chip.

        Você encontra os códigos PIN, PIN2 e PUK impressos no cartão que veio junto com o chip.

        Na ausência do PIN2 ou do PUK, entre em contato com operadora ligando de outro aparelho e faça a solicitação diretamente a um representante (atendente).

        *O PIN é padrão para cada operadora:

        TIM – 1010
        Claro – 3636
        OI – 8888
        BrT GSM – 1414
        Amaz/Telemig – 1414
        CTBC – 1212
        VIVO – 8486

      3. Adriana,

        O PUK se encontra no cartão que acompanha o chip. Caso não tenha mais o cartão, entre em contato com a central de atendimento de sua operadora.

      4. O código PUK vem impresso no cartão que acompanha o chip.

        Caso você não tenha mais esse cartão, ou se o código não funcionou, entre em contato com a operadora ligando de outro aparelho e fale com um representante (atendente).

    1. Junto com o chip vem um cartão onde estão impressos os códigos PIN e PUK. Confira!

      Se você não tiver mais esse cartão, ligue para a sua operadora e escolha a opção para falar com um representante/atendente, então solicite o código PUK do seu chip.

      Ligue de um telefone fixo:

      Vivo – 1058
      Claro – 1052
      Oi – 1057
      Tim – 1056

      1. Seu aparelho está bloqueado por PIN ou PUK?

        Se sim, entre em contato com sua operadora por meio de outro telefone e solicite os códigos.

  4. só ligar para de outro chip tim para o numero *144 digite # seu ddd + numero depois digite 0 e explique a situaçao para o atendente e ele te auxiliara mas só será recuperado com o cpf do titular .

  5. Mais o meu xip Tim não pede senha é só fica apresentando​ na tela (Sim bloqueado) eu não sei mais o que fazer já fiz de tudo e nada adiantou

    1. Vá em configurações> Gerenciamento de Cartão SIM> e veja se está desativado e então “ative” o chip.

      O que também pode estar acontecendo é que seu chip pode ter sido bloqueado pela própria TIM por falta de crédito por exemplo.

    1. Ligue de um telefone fixo para a operadora e fale com um representante (atendente):

      Vivo – 1058
      Claro – 1052
      TIM – 1056
      Oi – 1057

  6. no meu celular ta pedindo o puck, porém nao tenho o cartao nem os dados do titular. Como faço para desbloquear??
    me ajuda please!!

    1. Na falta do código PUK ligue de um telefone fixo para a sua operadora e fale com um representante/atendente.

  7. Entre em contato com a TIM e peça o PUK referente a sua linha. Com o código em mãos basta digitar no aparelho e o mesmo será desbloqueado.

  8. o meu chipi tim foi bloqueado do nada eu ia fazer uma ligasao e da do nada o meu chipi bloqueo dai tava esqrito apenas chamada de emergemcia

    1. Para ter certeza se o chip está bloqueado ou não você deve ligar de um telefone fixo para a operadora e falar com um representante (atendente). Normalmente o bloqueio ocorre por falta de recarga de crédito ou faturas em aberto.

      Ligue para:

      TIM – 1056
      Vivo – 1058
      Claro – 1052
      Oi – 1057

      É claro que o chip pode não estar bloqueado. Na ocasião você pode inclusive pedir para o representante testar o chip para detectar um possível defeito.

      *Note que também pode ser uma manutenção de rede próximo à sua residência, ou até mesmo limitação de sinal dessa operadora na região. Não convém usar a rede 4G (LTE) onde não há suporte.

      E o mais importante, o chip precisa estar ativado e cadastrado junto à operadora para que você possa utilizá-lo… Se você ainda não fez isso, siga as instruções do manual que veio na embalagem do chip e faça!

      Você também pode seguir as dicas abaixo, pois pode ser problema de configuração:

      Experimente fazer o seguinte:

      1 – Desligue o celular e remova o chip.
      2 – Ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente
      3 – Conecte o chip outra vez e ligue o celular
      4 – Verifique se o celular está em Modo Avião/Modo Voo/Modo offline. Se estiver, desative esse modo.
      5 – Vá nas configurações/Ajustes de rede, aguarde a lista de operadoras aparecer e toque na opção Automática
      6 – Depois vá nas configurações de banda (tipo de rede/modo de rede) e deixe como 2G(GSM)/3G(WCDMA, UMTS, ou HSDPA – como estiver aí em seu celular)
      7 – Vá nas configurações de chamada e verifique se o Desvio de chamada/Encaminhamento de chamada está ativo
      8 – Ainda nas configurações de chamada verifique se a restrição de chamada está ativada. Se estiver, desative-a.
      9 – Reinicie o celular.

      Se isso não funcionar, teste o chip em outro celular compatível. Faça também o contrário, teste outro chip em seu celular.

      Se detectado problema do chip vá até um ponto de venda autorizado da operadora. Adquira um novo chip SIM card e lá mesmo peça para ativarem com o número do chip antigo.

      Já se você entender que o problema é o celular, faça uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…) e restaure-o aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

      Se mesmo assim o problema persistir, procure uma assistência técnica autorizada da Motorola, pode ser defeito da antena interna do celular.

    1. Tanto a senha PIN, quanto a senha PUK do chip SIM card vem impressas no cartão que veio junto com o chip. Caso você não tenha mais esse cartão ligue de um telefone fixo para a sua operadora para solicitar o código.

      1. Você encontra os códigos PIN, PIN2 e PUK, impressos no cartão que veio junto com o chip SIM Card. Caso você não tenha mais esse cartão você pode entrar em contato com a operadora ligando de um telefone fixo. Fale com um representante (atendente) para que ele/ela possa te ajudar a fazer o desbloqueio:

        TIM – 1056
        Vivo – 1058
        Oi – 1057
        Claro – 1052

    1. O código PUK você encontra impresso no cartão que veio junto com o chip SIM card. Caso você não tenha mais esse cartão, entre em contato com a sua operadora ligando de um telefone fixo e fale com um representante (atendente):

      TIM – 1056
      VIVO – 1058
      Claro – 1052
      Oi – 1057

  9. Eu tenho o codigo PUK, mas quando eu coloco, ele nao desbloqueia fica pedindo o codigo varias vezes… o que eu faço??

    1. Se você tem certeza de que o código solicitado é o PUK, e que você está utilizando o PUK correto para esse chip, entre em contato com a sua operadora ligando de um telefone fixo. Fale com um representante (atendente) e peça para que ele faça o desbloqueio do seu chip. Será necessário confirmar seus dados cadastrais.

      Ligue para:

      TIM – 1056
      Vivo – 1058
      Claro – 1052
      Oi – 1057

  10. boa noite minha filha pegou meu celular tentou desbroquear ela tem 5anos agora não tenho mais os numeros do puk como fasso me ajude obrigado faz mais de 14 anos que eu tenho esté chip
    da tim

    1. Oi, Tatiana.

      Realmente é bastante tempo com a mesma linha, vale a pena manter o número.

      Tudo o que você precisa é o código PUK, mas depois de tanto tempo é normal que você não tenha mais o cartão que veio junto com o chip SIM Card (é nesse cartão que vem impresso os números PIN e PUK).

      Neste caso, tudo o que você tem a fazer é ligar de um telefone fixo para a sua operadora, escolher a opção para falar com um atendente/representante, e após a confirmação dos seus dados cadastrais solicitar o código PUK para desbloquear o seu chip. Esteja com o chip em mãos, fora do celular, pois é possível que o atendente te peça para ditar os códigos que estão impressos no chip. Em outros casos pode ser que só seja necessário informar o número da linha mesmo…

      Ligue de um fixo para:

      Vivo – 1058
      TIM – 1056
      Claro – 1052
      Oi- 1057

      1. hem o problema é q meu numero foi um presente de um amigo q está registrado nos dados dele e eu não tenho acesso
        por favor ajude-me

      2. Chip registrado no nome de outra pessoa não é presente, é dor de cabeça. Você não vai conseguir fazer nada com esse chip junto à sua operadora, e ainda por cima está arriscando a sua privacidade.

        Solicite ao menos que esse seu amigo transfira esse número para a sua propriedade. Peça que ele próprio solicite o desbloqueio do chip junto à operadora pois você não vai conseguir sem que o chip esteja cadastrado em seu nome.

        Ou, simplesmente adquira um chip novo…

    1. Ligue para a sua operadora de um telefone fixo e fale com um atendente/representante.

      TIM – 1056
      Vivo – 1058
      Oi – 1057
      Claro – 1052

    1. Você pode obter o código PUK no cartão que veio junto com o chip SIM Card, ou então ligando para a sua operadora.

    2. Raimundo,

      Entre em contato com sua operadora e peça o código PUK. Depois basta colocar o código na tela de bloqueio que irá desbloquear o PUK.

  11. Eu coloquei uma senha no pin pensando q ia bronquear o celular mais bronquiou foi o chip como faço pra deesbloquiar e o cartao do chip ja n tenho mais estou desisperada nao consigo desbloquiar o meu chip da tim

    1. Simples. Desligue o celualr, ligue- novamente, então informe o código PIN que você cadastrou para o chip SIM Card. Depois vá nas opções de segurança e desativeo o código PIN.

      Caso você tenha esquecido o PIN que você cadastrou, erre ele algumas vezes seguidas ao ligar o telefone, então o aparelho passará a solicitar o código PUK. Então entre em contato com a sua operadora ligando de um telefone fixo e por meio da confirmação dos seus dados cadastrais solicite que o atendente lhe informe a senha PUK do seu chip SIM Card.

      Ligue para:

      Vivo – 1058
      Tim – 1056
      Oi – 1057
      Claro – 1052

      1. Neste caso, ligue de um telefone fixo para a sua operadora e fale com um representante (atendente):

        TIM – 1056
        Vivo – 1058
        Claro – 1052
        Oi – 1057

    2. Larissa,

      Com certeza seu aparelho está bloqueado para a operadora em questão ou se chip está com problemas.
      Vá até uma loja representante da operadora que você está querendo utilizar e peça para que eles verifiquem. O serviço é gratuito e feito rapidamente.

  12. Se você fala em desbloquear o chip para o primeiro uso basta inseri-lo no aparelho e seguir as instruções apresentadas no guia que acompanha o chip, ou então ligue para *222 e faça o cadastro dele junto à TIM.

    Já se você se refere a um bloqueio do chip por senha você pode utilizar as senha PIN e PUK que estão impressas no cartão que vem junto com o chip SIM card.

    Mas se você se refere a um bloqueio de chip feito pelo operadora entre em contato com o atendimento TIM de um telefone fixo ligando para o número 1056

  13. Eu bloqueei meu chip, colocando o codigo PIN errado 3 vezes, e agora td vez que eu ligo ele pede o PUK, porém eu não sei onde está o meu cartao do chip. Tem como desbloquear sem o cartao?

  14. EU ESTAVA MECHANDO NO ANTI ROUBO E PEDIU PARA EU COLOCAR UMA SENHA E EU COLOQUEI PENSANDO QUE ERA PARA ENVENTAR AI DE REPENTE APARECEU PARA EU COLOCAR UMA SENHA E LÁ ESTAVA ESCRIO SENHO DO PUNK OU PINK E EU TENTEI VARIOS NUMEROS AI EU TINHA 10 TENTASTIVAS AI ACABOR AS TENTATIVA AI VOLTOU AO NORMAL ALGUEM ME AJUDA TENHO QUE ENTREGAR O HOJE ESTOU DESESPERADA

    1. As senhas PIN e PUK são códigos de segurança do chip SIM Card. Esses códigos você encontra no cartão que veio junto com o chip.
      Como você já errou 10 tentativas pode ser que o chip tenha sido bloqueado e você precise entrar em contato com a operadora para fazer o desbloqueio mediante a confirmação dos seus dados cadastrais.

      Obs: Você também pode obter os códigos PIN e PUK do seu chip com a operadora, caso você não tenha mais o cartão do chip.

    1. Insira o código PIN do chip fazer o desbloqueio. Caso o PIN ainda não tenha sido alterado você pode utilizar o PIN padrão de acordo com a sua operadora:

      TIM – 1010
      Claro – 3636
      OI – 8888
      BrT GSM – 1414
      Amaz/Telemig – 1414
      CTBC – 1212
      VIVO – 8486

      Se o PIN padrão não funcionar você terá que utilizar o código PUK para fazer o desbloqueio. Você encontrar tanto o PIN quanto o PUK no cartão que veio na embalagem do chip SIM Card, ou entrando em contato com a sua operadora.

  15. Essa dica não é só para a TIM, mas para todas as operadoras. Caso você precise saber o código PUK do seu celular, bata ligar para a operadora:

    Claro – 1052
    TIM – 1056
    Oi – 1057
    Vivo – 1058

  16. O procedimento e esse 1056, mas já faz mais de 10 dias que estou esperando msg que eles deveriam me enviar!!!

    1. vc liga para 1056 opçao 0 fala com atendente ela transfere a ligaçao para um atendimento automatico onde vai te pedir seu numero com o ddd e sua data de nacimento dia e mes apos isso eles te passa o codigo puk espero ter ajudado.

  17. olha amigo, eu tbm tenho um celular e sem querer bloquiei o meu chip da tim queria ver como é que eu fasso mas ainda nao consegui, andei pesquisando e acho que é esse número aqui ó: *144#, eu acho que é esse nao tenho certeza mas quem que tentar so para conferir ta ai, se nao de certo tenta outro numero e se der certo fale com a atendente que ela irá lhe atender e irá desbloquear o seu celular por meio de algum despositivo que so ela sabe.

  18. Pessoal, é MUITO simples.
    Liguem de um telefone fixo para 1056, digite o nº de seu celular com DDD e 9 e digite a opção 0 ( falar com um dos atendentes ).
    Ele irá confirmar o número do seu celular e solicitar seu cpf. Após isso, ele irá lhe direcionar para a URA PUK, uma mensagem eletrônica. Siga o passo a passo novamente e a mensagem lhe dirá o seu código PUK.
    Demorei 02 minutos pra desbloquear.

    Um abraço!

  19. estava mexendo no meu celula gt-S5222 .estava mexendo no puk e no pin e sem querer bloquiei meu celula (tim) e quando ligo ele aparece puk desativado e sim bloqueado e embaixo da tela mostra destravar e quando eu aperto em destravar aparece os numeros e quando eu digito algo aparece so chamada de emergencia

    1. Você tem o codigo PUk ?
      Caso não tenha, entre em contato com a sua operadora que o atendente lhe fornece esse codigo, porém , caso o insira e seu chip não seja desbloqueado o jeito eh comprar um novo.

    1. não se faz necessário, se você não possue mais acesso ao seu cartão de senhas, ligue na central da sua operadora e solicite o codigo puk, mas seja o mais claro possível, solicite o seu codigo puk, pois você não possui acesso ao cartão de senhas disponibilizado.

  20. Nossa, essa dica de ligar pelo telefone fixo no 1056 é realmente espetacular. Já havia tentado de tudo. Otima resposta, obrigada.

  21. é muitooo facil, liga no 1056 do seu fixo. dica 0 pra falar com o atendente. ela vai te passar as instrucoes, e pronto vc ja vai ter o codigo puk. ai é so correr pro abraco. flw

    1. obrigado, de verdade salvou minha pele o celular é de minha esposa
      fui mexer aonde não fui chamado, é isso mesmo o passo a passo é muito fácil mesmo
      abraços .

  22. É realmente desbloquear o PUK da tim é um verdadeiro drama, tentei umas 60 vezes, quando eles transferem para o atendimento eletrônico (URA PUK), é pedido alguns dados,como data de nascimento e CPF, voce digita tudo corretamente mesmo assim no final de tudo isso, vem a resposta eletrônica “VOCE NÃO RESPONDEU CORRETAMENTE”, é de chorar. O que resta a fazer é ir numa loja da Tim e fazer a solicitação,só assim. Tive o mesmo problema de PUK bloqueado com a Vivo e Claro, resolvi rapidamente com a primeira atendente.

Os comentários estão desabilitados.